Como evitar manchas na gravidez

Como evitar manchas na gravidez

A gravidez é um período em que a mulher costuma se sentir mais bonita e feminina. Entretanto, o aparecimento de manchas na pele, o chamado melasma, pode comprometer a aparência das futuras mães.

A grande descarga hormonal sofrida pelo corpo da mulher no período gestacional associada à exposição solar são os grandes responsáveis pelo surgimento de tais manchas. De tom marrom, é mais comum que apareçam nas bochechas, sobrancelhas e sobre o lábio superior, mas também podem acometer outras regiões do corpo expostas ao sol, como colo e braços.

Os temidos melasmas são mais comuns nas bochechas, sobrancelhas e lábio superior (Foto: CrayonStock)

A boa notícia é que, sim, tem como preveni-las e, em último caso, tratá-las. Para começar, as grávidas devem investir na proteção solar: o ideal seria usar um protetor com FPS 30 várias vezes ao dia. Para aquelas que já apresentam alguma marca na pele, a dica é investir em um produto com cor, que tornará o melasma “invisível” neste momento. Há várias opções no mercado, veja qual combina melhor como seu tom de pele. O hidratante também não pode ser esquecido, pois evita que o ressecamento da pele, tornando-a mais suscetível a alterações dermatológicas. Além disso, um especialista também pode prescrever tratamentos de uso tópico ou oral, que tornarão a remoção das manchas mais fácil após a amamentação. Isso porque os protocolos para eliminá-las totalmente – que envolvem o uso de cremes clareadores, com ativos como hidroquinona, ácido kójico e ácido azelaico, e cremes antioxidantes, além de peelins e lasers – só são permitidos para quem já não está mais amamentando. 

E caso tenha percebido alguma irregularidade na sua pele, procure um dermatologista assim que possível. Ele vai decidir qual o melhor tratamento para restaurar a saúde da mesma – e também da sua autoestima!

Fonte: http://itmae.uol.com.br

No Comments Yet.

Leave a comment