Fique mais jovem com dicas simples | Dra. Carla Bortoloto

Fique mais jovem com dicas simples

Fique mais jovem com dicas simples de maquiagem, cabelo e cuidados com a pele

Escolher as cortes e cores certos pode rejuvenescer a imagem e esconder rugas

Que atire a primeira pedra a mulher que nunca quis voltar só um pouquinho no tempo. Ainda não existe nenhum remédio ou máquina capazes de congelar os ponteiros, mas isso não quer dizer que com alguns truques você não possa parecer mais jovem. A maquiagem, os cuidados com a pele e até mesmo o corte dos cabelos podem ser grandes aliados na hora de rejuvenescer a imagem, disfarçando aqueles sinais de expressão que muitas vezes incomodam.

Pele sempre em dia

Se você ainda não tem tantas marcas que te atrapalhem , mas está começando a se preocupar com o passar dos anos, alguns cuidados de prevenção são muito importantes para que a pele continue jovem e com viço.  Para usar em casa, cremes com as substâncias certas podem tratar as rugas já aparentes e prevenir a formação de novas. “Os ativos que podem ser usados em casa para promover um rejuvenescimento facial e, por consequência, a formação de um colágeno novo e duradouro, são os ácidos retinóico, glicólico e hialurônico, e a vitamina C (ácido L-ascórbico)”, indica a dermatologista Carla Bortoloto, professora de pós-graduação em dermatologia pela Faculdade de Medicina Souza Marques.

Para prevenção, é possível fazer uso diário desses cremes e substâncias, sem esquecer do uso diário do protetor solar e evitar a exposição nos horários em que a radiação do sol é maior. “O uso destes ativos diariamente, além de tratar, também irá prevenir o surgimento mais tardio destes sinais”, completa.

Se você quer um tratamento mais rápido, recorrer a clinicas pode ser uma opção. “Existem diversos tratamentos que podem ser feitos dentro de uma clínica dermatológica, como uma limpeza de pele associada a um peeling de cristal, que é um tratamento inicial mas que já oferece um resultado muito bom. Existem também tratamentos mais intensos, como tecnologias de lasers novas que causam uma renovação celular importante destruindo as rugas, manchas e a flacidez da pele”, indica Carla, que lembra que os procedimentos devem ser indicados sempre por um profissional da saúde.

Com a maquiagem

O make também é um grande aliado na hora de esconder um ou outro defeitinho, como os chamados “pés de galinha” (ruga no canto dos olhos). “Quando você está maquiada passa a sensação de ser mais nova. A principio, o ideal é limpar bem a pele antes de fazer qualquer tipo de maquiagem. Depois, passar bem o filtro solar e um bom primer, que dá uma segurada na pele e as marcas de expressão aparecem menos”, diz Natiely Franchesca, maquiadora da rede de salões de beleza Lady&Lord.

Ao preparar a pele com base e pó compacto é melhor pecar pela falta do que pelo excesso, já que o primer sozinho já reduz bem as linhas e o acúmulo desses produtos nas dobras da pele pode ter o efeito contrário do esperado: você pode aumentar pequenas imperfeições e parecer mais velha.

Outra dica de Natiely é prestar atenção ao escolher a sombra, priorizando sempre os tons maisneutros e de acabamento opaco, como marrons e nudes. “Quando você tem muitas linhas de expressão e usa um produto muito brilhoso acaba acentuando muito mais”, explica. “O opaco vai fazer com que o aspecto da pele e do olhar fique mais natural, e uma pele bem natural rejuvenesce”, completa.

iluminador também deve fazer parte do seu kit de make, já que é responsável por dar um brilho mais jovem a pele.  Como perolados destacam as linhas, a maquiadora diz que o correto é passar pouca quantidade, na região T do rosto e no topo das maçãs, acima do blush.

Cabelo sempre em dia

Você sabia que os seus fios também envelhecem? Por uma série de fatores, que vão desde a chegada dos primeiros fios brancos até problemas externos, as madeixas podem ficar cada vez mais ralas, sem brilho e se renovando mais lentamente. “O fio tem um ciclo como todo o resto, ele nasce, cresce e cai. E ele precisa de renovação de nutrientes, com queratina e outros ativos”, diz o cabeleireiro Claudio Wolski,  da rede de salões de beleza Lady&Lord. Se os seus fios estão muito mais finos e sem brilho, o profissional indica fazer uma esfoliação capilar, que melhora a oxigenação, e uma reposição de queratina.

O corte é um grande aliado para renovar o visual, combinando com seu rosto e reduzindo alguns anos visualmente. Se você sente que está com a imagem cansada e com aparência envelhecida, pode ser que o seu cabelo esteja sem corte, o que pesa demais. Uma boa tesourada, para estilizar e dar mais movimento, pode fazer uma verdadeira revolução. Para isso é necessário procurar técnicas de visagismo que combinem com seu estilo de rosto e com a imagem que quer passar.

Se o corte não é o problema, talvez seja a hora de mudar a cor. Tons muito escuros evidenciam as rugas em pessoas de pele muito clara, equanto os amarelados podem empalidecer. Por isso, antes de colorir, é sempre bom conversar com alguém que entenda bem desses procedimentos, como um colorista. “A gente trabalha com mechas, porque quando você já tem brancos aparece muito na raiz melhora o contraste e reduz o tempo de retocar”, indica o profissional.

Lembre-se que mesmo quando o assunto são seus fios, a prevenção também é a melhor saída. Para mantê-los mais saudáveis por mais tempo, o conselho de Wolski é usar sempre um bom xampu, hidratar em casa uma vez por semana e realizar a cauterização com queratina no salão duas vezes ao ano.

Fonte: www.daquidali.com.br

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique mais jovem com dicas simples
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade