Tratamentos para celulite

O que é celulite

A celulite é uma alteração do tecido conjuntivo da camada mais externa da pele, que é caracterizada como o aumento da consistência da pele, aumento da sensação dolorosa e aumento da espessura do tecido. A celulite atinge, principalmente, mulheres em uma porcentagem de 95%. Veja abaixo os fatores que predispõem o desenvolvimento da celulite:

  • Genéticos: é comum encontrar famílias inteiras com história de celulite
  • Étnicos e geográficos: é mais comum nas mulheres da região mediterrânea do que nas nórdicas
  • Sexuais: os hormônios femininos, estrógeno e progesterona, induzem a um tamanho maior das células de gorduras e também a um número maior de células em regiões especificas, como os glúteos e o abdômen. Diferente da testosterona, presente nos homens que causa a diminuição dessas células, tanto no tamanho como no número.

A celulite apresenta diferentes estágios:

  • Primeiro estágio: para visualizar é necessário examinar o paciente palpando a pele na região acometida, com manobras de pinçamento da pele
  • Segundo estágio: as irregularidades da pele (depressão e saliência) tornam-se visíveis à mudança de posição, quando a pessoa está sentada ou deitada
  • Terceiro estágio: os sinais são visíveis em qualquer posição corporal. A pele já apresenta flacidez importante, são visíveis alterações de relevo

A identificação da celulite deve ser feita por um Dermatologista, que poderá indicar um tratamento mais adequado.

Tratamentos

Existem vários tipos de tratamentos para a celulite, como cremes de uso tópico até métodos indicados por um dermatologista e que devem ser realizados em clínicas especializadas. A radiofrequência, o infravermelho e a drenagem linfática mecânica são algumas técnicas para tratar a celulite, que podem ser usadas juntas ou separadas.

Atualmente existe um aparelho que mescla essas três ações, que destroem a celulite e a flacidez da pele. O tratamento deve ser realizado em clínicas com profissionais especializados. Em geral, são feita 12 sessões e cada uma dura cerca de 30 minutos.

O ultrassom é um aparelho que emite ondas mecânicas resultantes das vibrações das moléculas de materiais, que transmitem progressivamente de uma partícula para outra, com uma determinada frequência. Cada sessão é feita por 7 a 10 minutos em cada área tratada e pode ser feita 2 vezes por semana. O resultado é bastante favorável. Todos esses tratamentos devem ser feitos também como manutenção, para não apresentar recidiva do quadro.

Existem várias substâncias que podem ser usadas para tratar a celulite. A aplicação pode ser em formato de creme ou até por meio de injeções. Todos esses ativos apresentam um resultado excelente e ainda mais se forem usados em associação com outras técnicas terapêuticas. Um deles é o silício orgânico, usado como liporedutor, antirradicais livres e como reestruturador do colágeno. Já a alcachofra atua na intenção de aumentar a drenagem de líquidos corporais e como diurético.

A argila branca, a verde e o ginkgo biloba também são substâncias muito utilizadas para o tratamento tópico da celulite. O uso deve ser feito 1 a 2 vezes ao dia em movimentos circulares na região a ser tratada, porém só tem efeito em celulite de grau leve.

Existem milhares de tratamentos efetivos para casos de celulite, porém cada paciente tem uma demanda diferente. O melhor tratamento sempre é baseado na junção de várias terapias, como drenagem linfática manual 1 a 2 vezes por semana, uso de um creme adequado e um tipo de aparelho bem indicado.

Prevenção

-  Fique de olho no peso: se estiver acima do peso trabalhe para chegar ao seu peso ideal e mantenha-o

-  Evite roupas apertadas na região das pernas, quadris, coxas e nádegas

-  Pratique atividade física regularmente

-  Evite fumar e beber, pois ambos pioram os quadros de celulite

-  Mantenha a postura, que também interfere na rede linfática e sua drenagem

-  Converse com seu dermatologista sobre a possibilidade de usar vitamina C e silício orgânico

No Comments Yet.

Leave a comment