O dia no trabalho foi cansativo, depois vieram os cuidados com os filhos, com a casa e mais cuidados com os filhos… e você se esqueceu de remover corretamente o make antes de deitar. Acontece. Mas se isso faz parte da sua rotina, cuidado. Pois de aliada da beleza, a maquiagem pode se tornar inimiga da pele, sabia? Confira a seguir alguns bons motivos para NÃO dormir maquiada.
1) Rosto sempre jovem
É durante o sono que ocorre a oxigenação celular e a absorção de nutrientes pela pele. Entretanto, quando não se remove a maquiagem, cria-se uma barreira que impede esse processo, fazendo com que as células não consigam se renovar, acumulando radicais livres. Resultado: perda do viço e elasticidade, e surgimento de rugas bem mais rápido!
2) Mais oleosidade e acne
O aglomerado de maquiagem obstrui os poros, impedindo que a pele respire, fazendo com que ela produza oleosidade em excesso. Além disso, a combinação entre maquiagem e oleosidade aumenta as chances de que cravos e espinhas surjam. Ninguém merece!
3) Olhos a salvo!
Basta um fechar a abrir de olhos de uma noite de sono com maquiagem para a região sensível das pálpebras – e os olhos – ficarem irritados ou até inflamar devido a algum componente presente na formulação destes produtos. Já os cílios podem quebrar durante a noite, caso a máscara não seja completamente removida.
4) Pele livre de irritações
A mistura maquiagem, poluição e oleosidade também pode ser bombástica para quem possui pele sensível, tornando-a ainda mais propensa ao surgimento e agravamento de alergias, por exemplo.
5) Hidratação em dia
Não remover o make antes de dormir também impede o processo natural de hidratação da pele. Com o passar do tempo, isso leva a uma pele ressecada, opaca e com poros abertos. Isso sem contar que, para absorver os produtos de cuidado diário, como o hidratante, a pele deve estar limpa.
E como remover corretamente a maquiagem?
Primeiramente, lave o rosto com um sabonete líquido para retirar a maior parte das impurezas. Depois, aplique o demaquilante. Mas dê uma olhada antes na composição do produto, que deve, preferencialmente, ser sem álcool. Melhor evitar aqueles com óleo também, pois demandam que a pele seja limpa outra vez após a aplicação. Invista em opções com água termal (estão na moda, aliás!), para acalmar, hidratar e repor os minerais perdidos pela pele.
Fonte: www.itmae.uol.com.br