Saiba como evitar alergias na pele no carnaval | Dra. Carla Bortoloto

Saiba como evitar alergias na pele no carnaval

Saiba como evitar alergias na pele no carnaval

carnaval chegou e com ele, as fantasias, sprays de espuma, maquiagens, plumas e paetês. Mas, para curtir os dias de festa, é preciso tomar algunscuidados para evitar alergias na pele.

Para aqueles que optam por usar fantasias, atenção! De acordo com a dermatologista Carla Bortoloto, o contato direto da fantasia com a pele pode desencadear um processo alérgico, mas normalmente o que mais causa alergia nesses casos são os corantes ou as tinturas das fantasias, não apenas as plumas ou os paetês. “Então, o mais indicado seria usar apenas por um período curto e retirar logo após, pois assim se evita um longo contato, que aumenta a chance de desencadear mais alergia. Além disso, deve-se evitar o contato direto na pele, com o uso de roupas íntimas de algodão puro”, diz ela.

Maquiagem

Em relação à maquiagem, o conselho da dermatologista é optar pelo uso de marcas conhecidas e que apresentam características hipoalergênicas. Além disso, fazer sempre a limpeza da pele após, nunca permanecer com a maquiagem por muito tempo. Segundo ela, essa higiene protege contra a formação de oxidantes, evitando assim o envelhecimento precoce e a chance de desencadear processos alérgicos.

Produtos para o corpo

E quanto a gliters e outros produtos para passar no corpo? A dermatologista explica que qualquer produto que é aplicado na pele pode causar alergia, por isso, o aconselhável é sempre aplicar uma pequena quantidade na região da nuca e deixar por um tempo, para testar se irá causar qualquer incômodo. “Isso ajuda, mas não exclui a chance de processos alérgicos”, diz ela.

Para aqueles que vão curtir o carnaval ao ar livre ou vão aproveitar os dias de festas no sol, é essencial o uso do protetor solar, reaplicando o produto a cada duas horas.

Outro conselho da dermatologista é prestar muita atenção em banheiros públicos ou até em vestiários, já que o contato com lugares de umidade muito alta facilita a contaminação por alguns fungos.

Com esses cuidados, agora é só curtir o carnaval!

Fonte: www.id.med.terra.com.br

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba como evitar alergias na pele no carnaval
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade