Atire a primeira pedra aquela que nunca dormiu maquiada! Os benefícios do demaquilante!
A gente sabe: depois de um dia cansativo de trabalho ou de uma balada fica bem difícil concentrar esforços para retirar a maquiagem corretamente. Não, não, não! Água e sabão no banho estão longe de resolver nosso problema. Os demaquilantes precisam entrar em ação!
Segundo a dermatologista Suzy Rabello, do Hospital Bandeirantes, lavar bem o rosto com água e sabão não substitui mesmo uso do demaquilante, o produto certo para essa função. “Certos ativos da maquiagem não são totalmente removidos com uma lavagem normal”, alerta.
E pode parecer besteira, mas os restinhos de maquiagem que ficam podem provocar um verdadeiro estrago na sua pele. “A falta de limpeza adequada pode causar irritação, acne, alergia aos produtos em longo prazo e até irritação ocular, chamada de conjuntivite não infecciosa”, pontua a médica.
Quer mais? A dermatologista e professora da pós-graduação da Faculdade Souza Marques, Carla Bortoloto, explica que produtos não retirados corretamente, sejam maquiagem ou protetor solar, podem favorecer o surgimento de oxidantes na pele e gerar o envelhecimento precoce. E ninguém quer isso!
Para fazer uma boa escolha, em primeiro lugar, é necessário saber qual é o seu tipo de pele. “Para a pele normal podemos utilizar espuma, loção e mousses. Já para peles mistas ou oleosas os veículos oil free e géis são mais indicados. As peles secas devem usar cremes preferencialmente”, explica Suzy.
Se quiser um benefício a mais no produto, veja sua formulação. Especialistas dizem que pessoas de pele sensível devem dar preferência para os produtos que têm plantas calmantes, como a camomila e água termal. Para quem tem pele normal ou seca pode investir em ativos como ureia, glicerina e semente de uva, pois hidratam e não ressecam a pele. Já para quem tem pele mista e oleosa são mais indicados produtos que não possuem óleo na composição, e sim zinco e ácido salicílico.
Outro ponto que merece atenção para uma escolha acertada é o tipo de maquiagem que você costuma usar. “Para uma maquiagem mais gordurosa o melhor é que o demaquilante tenha componentes capazes de remover esta oleosidade, como os bifásicos. Maquiagens de longa duração (incluindo os batons) também devem ser removidas por agentes que incorporem óleos em sua formulação”, observa a médica.
Já a dermatologista Carla Bortoloto esclarece que os demaquilantes bifásicos possuem mais ativos químicos, que são os verdadeiros responsáveis por essa facilidade em retirar maquiagens mais duradouras. “Por conterem mais componentes, podem causar mais irritações ou até alergia”, diz. Então, nada de exageros!
Para aquelas que adoram dar uma caprichada no visual dos olhos, uma boa notícia: existem demaquilantes específicos para essa região. Os produtos são testados oftalmologicamente e sem riscos para a saúde. Normalmente, eles possuem fórmulas mais consistentes e oleosas, perfeitos para retirar sombra, rímel, lápis e afins.
Se o que você quer é só dar uma corrigida básica na maquiagem, demaquilante também entra em ação. Diversas marcas disponibilizam no mercado o que promete ser a salvação para a falta de coordenação motora.: canetas demaquilantes. Quem é que não vai dizer que são ótimas para levar na bolsa?
Os especialistas só não recomendam os demaquilantes que contêm álcool em sua composição. “Esses produtos podem gerar algum tipo de irritação na área aplicada”, afirma Carla Bortoloto. A especialista assegura que os melhores produtos são à base de água thermal. “Essa fórmula é muito boa e não agride a pele da face. Esse é o tipo mais indicado para qualquer pele, pois não apresenta efeitos colaterais e consegue retirar todos os resíduos. Esses demaquilantes apresentam higienizadores adicionados à água thermal, que resultam em um efeito bom e eficaz”.
Pode ou não pode?
Muita gente aposta nos lenços demaquilantes. De acordo com Carla eles são eficazes, porém não devem ser usados com frequência diária. “Eles agridem muito a pele por causa do contato direto. Normalmente o lenço traumatiza o local tratado”, explica a dermatologista. Além disso, esses lenços podem apresentam álcool e também algum tipo de ativo, como o lauril sulfato, que serve como sabonete. “Então sempre após a aplicação desse tipo de lenço é necessário higienizar a pele”, orienta a profissional.
Mesmo com esses alertas, os lenços demaquilantes são ótimos produtos para ter na mala, no caso de uma viagem, ou para quebrar um galho quando você precisa retocar a maquiagem ao longo do dia. E, uma dica: não deve ser cogitada a possibilidade de utilizar os lenços umedecidos infantis. “Pode haver irritação por certos componentes na pele da face”, explica Suzy Rabello.
O truquezinho do xampu infantil também não é uma boa saída para retirar a maquiagem, principalmente dos olhos. Os médicos garantem que o produto pode, sim, irritar a região e não recomendam a disseminação da informação por aí. Portanto, retire sua maquiagem sempre com o que for recomendado para esse fim.
Portanto, não custa fazer tudo direitinho. Não sabe por onde começar? A gente te explica o passo a passo:
- Com a pele seca, inicie o processo pela maquiagem dos olhos. Busque um produto específico para a área como já falamos e utilize-o com um disco de algodão;
- Com outro disco de algodão embebido no demaquilante indicado para o seu tipo de pele, remova a maquiagem do rosto todo, fazendo movimentos circulares;
- Troque o disco de algodão algumas vezes durante o processo pois a maquiagem não vai sair de primeira;
- Não se esqueça de incluir o pescoço na limpeza;
- Após o processo, use um sabonete específico para o rosto, que corrija os seus problemas de pele (acne, pele oleosa), removendo também os resíduos do demaquilante.
Fonte: www.br.mulher.yahoo.com.br