Os benefícios dos produtos anti-idade
Saiba quais são os ativos mais importantes desses cosméticos e suas funções
Cuidar da pele sempre foi um bem necessário, ainda mais com as constantes agressões sofridas como, por exemplo, com excesso de sol, poluição e a chegada da idade. Também não é novidade que os produtos anti-idade, quando usados de forma correta, são capazes de desacelerar a ação do tempo e deixar a pele bem hidratada.
Entretanto, você sabe do que são feitos os cremes que combatem rugas e linhas de expressão? Além de hidratante, o componente mais importante do cosmético é o princípio ativo, responsável pela ação de cada produto, ou seja, é o que determina qual será a sua finalidade.
A Shape conversou com a médica especialista em dermatologia clínica e cirúrgica, Carla Bortoloto, para saber quais são os ativos mais importantes e os cuidados necessários para usar cremes anti-idade.
Os ativos mais importantes segundo a dermatologista, os tipo mais importantes atualmente são:
Vitamina C: age para diminuir o sinal de manchas na pele, ajuda na produção de colágeno efetivo, auxilia no rejuvenescimento facial. Além disso, esse composto é um excelente anti-oxidante;
Ácido Hialurônico: tem como principal função ajudar na hidratação da pele, o que ajuda a evitar o envelhecimento precoce;
Ácido Azelaico: esse é um dos ácidos mais conhecidos do meio e que possui diversas indicações. Entretanto, quando recomendado para cuidados da pele, ajuda a reduzir as rugas e manchas causadas pelo abuso do sol.
“Em pessoas mais novas, o uso de ativos de rejuvenescimento tem como principal indicação prevenir os sinais da idade. Então, mesmo novinha, o uso de um creme com vitamina C já é um primeiro passo para o tratamento e prevenção, que pode ser usado pela manhã, antes da aplicação do protetor solar” , destaca a dermatologista Carla Bortoloto.
Para aqueles que possuem mais idade, também é necessário o uso de outros produtos durante o período noturno, que são essenciais para evitar a evolução dos sinais de envelhecimento.
Genéricos e produtos naturais
Carla também explica que não existem produtos naturais que possam substituir esses ativos, mas em alguns derivados de plantas ou frutas, é possível extrair ativos que ajudam no tratamento.
Já na questão de genéricos, quase todos podem ser encontrados em produtos prontos, mas também é possível que sejam transformados em cremes de forma manipulada.
Protetor solar é essencial
Um dos melhores aliados de produtos anti-idade sempre será o protetor solar, que evita a exposição direta da pele ao sol, um dos maiores responsáveis pelo envelhecimento precoce.
A dermatologista também adverte que antes de utilizar qualquer produto anti-idade e que contenha princípios ativos, é necessário consultar um dermatologista especialista na área, já que o uso incorreto pode causar irritações ou problemas mais sérios. “Todos esses ativos devem ser indicados depois de um exame dermatológico criterioso, pois os efeitos colaterais podem acontecer com o uso de qualquer creme”, completa.