Os cuidados com a pele fazem parte da rotina de muita gente, mesmo na de quem não tem questões estéticas como objetivo. Quer exemplos disso?
Usar hidratantes para amenizar o desconforto do ressecamento, aplicar protetor solar para não ficar “ardido” quando se vai à praia ou à piscina ou mesmo a remoção da maquiagem depois de uma festa.
Acontece que, de alguma forma, mesmo os cuidados com a pele mais simples acabam se refletindo de forma positiva na saúde, especialmente no que diz respeito ao envelhecimento.
Vamos ver como isso acontece?
Veja mais:
Envelhecimento da pele é um processo natural, mas dá para reverter seus efeitos. Veja como
Higiene da pele deve acontecer de manhã e à noite
Esse é um dos cuidados com a pele mais simples. Afinal, a higiene nada mais é do que uma limpeza.
Nesse processo, fazemos uma remoção de poluentes em geral e também de agentes infectantes que possam se acumular no dia a dia, como restos de maquiagem e dos próprios cosméticos. Por isso, o ideal é que aconteça duas vezes ao dia, de manhã e à noite.
É recomendável usar sabonete adequado para o seu tipo de pele e, preferencialmente, o líquido para os cuidados com a pele do rosto. Tem dúvida de qual produto escolher no seu caso? Veja as dicas:
- Peles oleosas a mistas — o ideal é optar por sabonetes à base de ingredientes adstringentes e/ou esfoliantes com zinco e ácido salicílico, que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros;
- Peles secas e normais — sabonetes líquidos com pH neutro, para que a barreira lipídica de proteção natural se mantenha íntegra.
Para complementar a função dos sabonetes, você pode caprichar ainda mais nessa higienização usando um tônico sem álcool. Esse produto ajuda a remover os traços de óleo, sujeira e maquiagem que o sabonete pode ter deixado para trás durante a limpeza.
Lembrando que o acúmulo de sujeira na pele do rosto leva à oclusão dos poros e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce. Então, vale a pena caprichar!
Hidratação deve respeitar cada tipo de pele
Esse é um dos cuidados com a pele que mais parece um capricho, mas tem uma importância imensa na rotina.
Afinal, uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções.
Assim, diariamente, é preciso usar hidratantes adequados para cada tipo de pele e específicos para o rosto e o corpo. Lembrando que as peles oleosas também precisam de hidratação. Nesse caso, recomenda-se usar um produto oil free, à base de água e que não aumentam a oleosidade.
Importante dizer, ainda, que uma boa hidratação também acontece de dentro para fora. Por isso, além do uso de produtos específicos, é essencial que você faça a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água.
Veja outras medidas que a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda para manter a pele bem hidratada:
- Evitar exposição excessiva ao sol;
- Manter uma dieta rica em frutas e verduras — ou seja, que contenham muitas fibras;
- Evitar o uso excessivo de sabonetes, buchas e banhos muito quentes e prolongados, principalmente no inverno;
- Evitar realizar esfoliações excessivas na pele;
- Usar o hidratante ainda no banheiro para que o vapor do chuveiro ajude na absorção do produto pela pele.
Proteção solar é essencial para evitar o envelhecimento
Entre os cuidados com a pele, este é, de longe, o mais importante: aplicação de filtro solar. Faça chuva, faça sol; dentro ou fora de casa, ele deve estar presente.
A exposição desprotegida aos raios solares faz com que eles penetram profundamente na pele, podendo provocar diversas alterações, como o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas — inclusive o câncer de pele.
Não sabe como escolher o produto? Aqueles com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca etc.). O produto ainda deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS).
A maneira correta de usar o filtro solar é aplicar o produto 30 minutos antes da exposição solar para que a pele faça a correta absorção, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Vai passar o dia em casa? Faça a aplicação logo depois de lavar o rosto pela manhã.
Importante: a reaplicação do filtro solar deve ser feita a cada duas horas. Se estiver em contato constante com a água ou praticando atividade física que estimulem muito a transpiração, faça isso em menos tempo.
Assim, você garante que sua pele fique devidamente protegida!
Veja mais:
Anti-idade complementa os cuidados com a pele
Os famosos cremes anti-idade podem entrar na rotina de cuidados com a pele a partir dos 25 anos, quando o foco é a prevenção dos sinais de envelhecimento.
Ativos como ácido hialurônico, ácido salicílico e retinoico, além de zinco e vitaminas C e E são capazes de estimular a renovação celular pela descamação, aumentando a dilatação dos vasos e melhorando o aspecto da pele.
Ainda que o uso desse tipo de cosmético seja eletivo e tenha mais relação com a estética, é sempre interessante para complementar a rotina de cuidados com a pele.
Afinal, prevenir e tratar flacidez, rugas e marcas de expressão são medidas que acabam contribuindo até com a nossa autoestima!
Ah, nesse caso, é interessante que a indicação do produto seja feita por um dermatologista, respeitando não só o seu tipo de pele, mas também o objetivo do tratamento, combinado?
Se você quer saber mais sobre cuidados com a pele recomendados para o seu caso e estilo de vida, venha conversar comigo!
Quer saber mais dicas e novidades em saúde e beleza? Continue navegando pelo meu blog!