Cronograma da pele perfeita: quando usar cada produto para o rosto
Você compra uma série de produtos de beleza, mas parece que eles não estão funcionando como o esperado? Talvez o problema esteja na hora e na maneira de usar. Para ter resultados eficazes, anote o cronograma da pele, que vai garantir a boa absorção dos seus ativos e a juventude do rosto.
“A ordem de aplicação dos produtos interfere sim no resultado. A maneira da aplicação deve ser estabelecida para melhor absorção. Antes de tudo, temos que fazer a higiene da pele com sabonete adequado duas vezes ao dia, uma pela manhã e uma a noite”, explica a dermatologista clínica e cirúrgica Carla Bortoloto.
Pela manhã
Uma boa limpeza é indispensável ao acordar e antes de dormir.
Ao acordar, o primeiro passo é limpar bem a sua pele, o que vai garantir a retirada dos ativos usados durante a noite e ajudar na melhor penetração dos produtos para o dia. “Alguns produtos são contraindicados com exposição solar, e além disso deixar todos os componentes em contato com a pele por muito tempo pode gerar um dano cumulativo, produzindo oxidantes e causando o envelhecimento precoce”, revela.
Comece passando um sabonete específico para o rosto e seu tipo de pele, lavando bem. O tônico de limpeza também é uma ótima pedida após essa lavagem, já que vai tirar profundamente as impurezas e preparar melhor a pele. Passe em seguida o seu produto com ativo escolhido, como a vitamina C, e aguarde. “Espere entre 10 e 20 minutos para que ele seja absorvido e só depois passe o protetor solar, que pode estar na base ou, caso seja um produto separado, deve ser passado antes dela”, ensina.
No almoço
Vai sair para almoçar? Então é hora de reaplicar seu filtro solar. “O correto seria reaplicar a cada duas horas, mas como nem todos seguem isso a risca, pode aplicar novamente antes de se expor outra vez ao sol, no horário do almoço”, indica.
Como nem sempre é possível retirar a maquiagem ou reaplicar a base com proteção, agora existe um produto que é de grande ajuda nessas horas: o protetor em pó. “Existem várias marcas no mercado em forma de pó compacto, que vão tirar o brilho do rosto e ainda dar a proteção solar que você precisa. O ideal é usar às 12h e por volta das 15h”, afirma o dermatologista com prática em oxidologia Amilton Macedo.
Antes de dormir
Retirar totalmente a maquiagem antes de dormir ajuda a desobstruir a pele.
Perto da hora de deitar é hora de fazer outra boa limpeza na pele. “Lave novamente com o sabonete, demaquilante e após isso o tônico de limpeza. Então aplique os ativos noturnos no rosto e ao redor dos olhos e deixe agir durante toda a noite”, aconselha. A esfoliação com produtos específicos para essa finalidade, que vão garantir ainda mais absorção, podem ser feita duas vezes por semana.
Ativos para o dia e para a noite
São tantos os produtos de beleza disponíveis que é comum ficar com dúvida do que pode ser aplicado em cada parte do dia, mas acertar é mais fácil do que parece. “Alguns ativos devem ser usados durante a noite porque têm ação fotossensibilizante, como a hidroquinona e outros ácidos para clareamento da pele. Eles têm reações com o sol, como formação de mais manchas e processos alérgicos em geral, incluindo até mesmo queimaduras. Então produtos para clarear apenas a noite”, alerta Macedo.
Apesar dos ácidos serem associados ao uso noturno, não é sempre que eles precisam ser evitados, o que vai fazer com que sejam usados ou não será a sua finalidade. “Os ácidos, quando somente para hidratação, podem ser usados durante o dia sem problemas. Os que têm ação de antioxidação da pele, como a vitamina C, OTZ e até o ácido hialurônico podem ser aplicados em qualquer horário do dia”, fala o especialista.
Fonte: www.daquidali.com.br