Cuidados com cada tipo de pele no inverno | Dra. Carla Bortoloto

Cuidados com cada tipo de pele no inverno

Mulher se olhando no espelho e com mão no rosto reparando na pele

Especialistas ensinam os cuidados com cada tipo de pele no inverno

Apesar do inverno agradar as amantes da boa comida e dos vinhos, o período pode ser um verdadeiro vilão para o rosto, se não forem tomados cuidados especiais com a hidratação. “A combinação de tempo seco e baixa umidade pode acabar desidratando as camadas superiores da pele, deixando um aspecto craquelado, ainda mais visível nas extremidades, como nos cotovelos, por exemplo”, explica a dermatologista Luciana Hitomi. Para evitar esse problema, além da hidratação, existem alguns outros cuidados importantes para cada tipo de pele:

Pele seca
“No inverno a pele seca piora, então prefira lavar o rosto com água morna para fria”, diz a dermatologista Carla Bortoloto, professora de pós-graduação em dermatologia pela Faculdade de Medicina Souza Marques. Para a limpeza, de acordo com a doutora Luciana, devem ser usadas loções que agridem a pele menos do que os sabonetes. Além disso, o uso de muito hidratante é indispensável, com preferência para os mais oleosos.

Pele mista
“Esse é o tipo de pele, a mais comum entre os brasileiros, é caracterizada pela oleosidade na testa, nariz e queixo, e pelo aspecto seco no restante do rosto”, fala Luciana. Se você se enquadra nesse time, o correto é lavar o rosto duas vezes ao diacom sabonete neutro e aplicar hidratante pela manhã. “Dê preferência às loções hidratantes e de limpeza oil-free. Os cosméticos devem ser aplicados preferencialmente com gaze ou algodão, já que o toque agride menos a pele”, completa.

Pele oleosa
Muitas vezes, quem tem a pele oleosa esquece a importância de se hidratar. “Para peles oleosas, você usa sérum, hidratantes em gel e emulsões com menos óleo. O que vai hidratar são sempre os ativos, como ácido hialurônico, ácido salicílico e ceramida, independente do veículo”, conta Carla. Encontre hidratantes com esses componentes, mas com uma base que não contenha óleo e seja menos cremosa.

Não deixe de lado os cuidados gerais
Tomar atitudes específicas para o seu tipo de pele é indispensável para garantir a beleza e a saúde dela. Ainda assim, certas medidas devem seguidas por todas as pessoas, como saber escolher bem a temperatura da água do banho. “No inverno a gente tende a tomar banho muito quente, o que promove a oleosidade no couro cabeludo, agravando a dermatite seborreica. A temperatura da água também atua no ressecamento da pele”, conta a dermatologista Carla Bortoloto. Por isso, dica das profissionais é banhar-se com água menos quente ou por períodos mais curtos.

As dermatologistas lembram também da importância do uso do protetor solar. “Evite comprar produtos importados, porque eles costumam ser mais oleosos, ideais para peles mais secas, comuns fora do Brasil”, aconselha a doutora Carla.

Fonte: www.daquidali.com.br

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuidados com cada tipo de pele no inverno
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade