Cuidados com o sol ao praticar atividades ao ar livre
Veja como se prevenir e se proteger dos raios ultravioletas:
Quem gosta de praticar atividade física ao ar livre precisa tomar certos cuidados com o sol. A incidência de raios ultravioletas está mais intensa no Brasil e, por isso, é necessário dar uma atenção a mais na hora da exposição.
Altos níveis de radiação
Uma pesquisa feita pelo Professor Doutor Marcelo de Paula Corrêa, da Universidade Federal de Itajubá, constatou que mesmo nos horários considerados “seguros”, como antes das 10 e após as 16, os níveis de radiação alcançam valores altíssimos que oferecem riscos à saúde.
A recomendação é que se evite ao máximo a exposição solar no horário do meio-dia. E, nos outros, períodos, não abusar do tempo embaixo do sol. Algumas nuvens amenizam a temperatura, mas não protegem contra os raios.
Proteção
A especialista em dermatologia Carla Bortoloto alerta para o uso de produtos adequados para se proteger. Quando se pratica atividade física, é preciso utilizar um bloqueador solar resistente à água e reaplicá-lo após transpiração intensa, roupas apropriadas como camisetas especiais, bonés, óculos escuros e luvas.
A falta de proteção correta pode causar problemas à saúde. O dermatologista Amilton Macedo aponta o fotoenvelhecimento como a principal consequência da exposição excessiva ao sol. “Catarata e manchas escuras na pele, como melasma, também são frequentes. Mas a doença mais temida realmente é o câncer de pele”, completa.
Passar o filtro solar na pele, principalmente nos braços e rosto, deve fazer parte da rotina, mesmo quando não há exposição ao sol. Algumas luzes artificiais em ambientes fechados podem danificar a derme.
Vilão e mocinho
“A radiação solar é capaz de sintetizar vitamina D na pele. Mas em quantidades muito pequenas”, explica Amilton. A quantidade de radiação que se recebe no dia a dia, durante as idas de casa para o trabalho e nas tarefas diárias, já é suficiente para ter esse benefício.
Dica
Pela noite, é importante usar uma loção hidratante rica em substâncias nutritivas para a pele. O dermatologista também indica um cardápio rico em fontes de betacaroteno como a cenoura.
Consutoria
Carla Bortoloto, dermatologista clínica e cirúrgica
Amilton Macedo, dermatologista com prática em oxidologia
Fonte: www.revistashape.uol.com.br