Mulheres devem estar atentas aos cuidados com a pele do colo. Saiba por quê
As áreas do colo e do pescoço são símbolos de feminilidade, mas nem por isso recebem a devida atenção por parte das mulheres. Geralmente, grande parte desse público dá prioridade aos cuidados com a beleza do rosto, deixando de lado algumas recomendações que poderiam prevenir o envelhecimento da pele como um todo.
Mas, afinal, por que a preocupação com a pele do colo e do pescoço é tão importante? De acordo com a médica dermatologista Carla Bortoloto, além de ajudar a manter uma aparência harmônica, esse tipo de medida deve ser tomado por se tratar de uma região mais delicada, o que pode facilitar o surgimento de manchas ou cicatrizes após um procedimento.
“Essa é uma região na qual as pessoas se esquecem de utilizar o protetor solar. Assim, por estar exposta ao sol, facilita o surgimento de manchas e o aumento da vascularização, o que contribui para o aparecimento de sinais do envelhecimento precoce”, destaca Carla.
A exposição prolongada e acumulada da região do colo e do pescoço aos raios solares pode gerar, principalmente, aumento da flacidez e da quantidade de vascularização, criando um aspecto muito vermelho para a área. Já as manchas decorrentes da ação solar, chamadas de poiquilodermias cutâneas, são de difícil controle, o que faz da prevenção a melhor solução.
O que pode ser feito?
Como não existem protetores solares específicos para a região do colo e do pescoço, o ideal é que a mulher passe o mesmo protetor solar utilizado no rosto, pois esse é mais concentrado. O cuidado com o local deve ser diário e feito, pelo menos, duas vezes ao dia.
“A prevenção é a melhor maneira de evitar esse tipo de dano à pele. Com isso, evita-se o surgimento de manchas, deixando a região do pescoço e colo com aspecto rejuvenescido. Além disso, recomenda-se fazer o uso regular e diário de aplicação tópica de cremes com ativos, como ácidos retinoicos e hialurônicos, que evitam o envelhecimento”, recomenda a dermatologista.
Com relação ao uso de cremes hidratantes, Carla aponta que ele também pode ser feito, no mínimo, uma vez ao dia, na parte da noite ou após o banho. Assim, já é possível evitar o surgimento dos primeiros sinais do envelhecimento.
Fonte: www.idmed.terra.com.br