
Veja dicas de dermatologista para cuidar da pele dos seios durante o período da amamentação
O leite materno é essencial para o bebê e deve ser o único alimento dele até os seis meses de idade. Mas, para que a amamentação ocorra de forma tranquila para as mães, é preciso alguns cuidados com os seios.
A dermatologista Carla Bortoloto explica que os cuidados começam ainda antes da gravidez, período em que as mamasdevem ser hidratadas diariamente. Depois da descoberta da gravidez, a hidratação deve ser mantida, diariamente. “Eu recomendo começar a massagem pelos mamilos de maneira suave e uniforme durante o banho, com uma bucha suave para estimular a liberação daqueles mamilos que são menos proeminentes. Isso é indicado para evitar que a mama e os mamilos fiquem muito sensíveis para a realização da amamentação, que é primordial para o crescimento saudável do filho”, explica ela.
Depois do nascimento é essencial a hidratação diária das mamas e dos mamilos, mas essa hidratação deve ser feita logo após o banho e com um hidratante que não apresente nenhum tipo de ativo que atrapalhe a hora da mamada. O ideal é evitar essências, ativos com ureia e ainda evitar aqueles que apresentem algum tipo de ácido que machuque a boca da criança. “É indicada também a exposição das mamas à radiação ultravioleta do tipo A, no mínimo três vezes por semana, para proporcionar uma recuperação dessa região, que pode estar irritada pela amamentação”, diz ela.
A dermatologista explica que os cuidados acima são suficientes para evitar as rachaduras, tão temidas pelas mulheres. Com todos esses cuidados, o período da amamentação, tão importante para a saúde do bebê, com certeza acontecerá de forma tranquila e sem dores para as mamães.
Fonte: www.idmed.terra.com.br