Você sabe o que é?
Responda rápido: o que significam os números estampados nas embalagens dos protetores solares? Não, não é a potência do produto. O chamado fator de proteção solar (FPS) é o valor numérico que mostra o tempo médio que a pele leva para ficar vermelha usando o produto. Mais ou menos assim: se a sua pele demora, digamos, 10 minutos para apresentar os efeitos do sol, ao usar o protetor com FPS 15, você irá demorar 15 vezes mais para atingir o tom vermelho-pimentão (ou seja, 150 minutos).
Vale lembrar que o FPS avalia apenas a proteção contra o raio UVB, o mais perigoso e que pode causar danos irreversíveis na pele, inclusive câncer. Seu irmão mais novo, o UVA, não provoca a doença, mas como penetra profundamente no tecido, pode acelerar o processo de envelhecimento das células.
Outro detalhe importante: seja 15, 40 ou 80, o protetor solar tem duração média de duas horas sobre a pele – após esse período, sua fórmula desestabiliza, deixando o corpo vulnerável. Por esse motivo, os médicos recomendam reaplicar o produto após esse período de tempo.
O FDA, a agência americana que regula esse tipo de produto nos Estados Unidos, recomenda o uso diário e constante de um FPS 30, mais que suficiente para todos os tipos de pele.
Fonte: dermatologista Carla Bortoloto, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica.