Hidratação e limpeza de pele caseira
Saiba como e quais são os cuidados para deixar a pele limpa e mais saudável!
Para ter uma pele saudável e bela, alguns cuidados são essenciais como, por exemplo, retirar toda a maquiagem antes de dormir, utilizar um sabonete adequado ao tipo de pele, entre outros.
Mas, um dos cuidados principais é a necessidade de retirar da pele as células mortas superficiais, assim, dando mais saúde e uma sensação de bem-estar à sua pele. Para isso, a limpeza de pele caseira pode ser uma grande aliada!
É importante entender que a limpeza de pele caseira deve ser feita somente para hidratar e retirar as células mortas do nível aparente da pele. Para a retirada de cravos, espinhas e outras deformidades, a limpeza de pele deve ser feita somente por um profissional da área.
“A limpeza de pele deve ser realizada por uma pessoa especializada no tratamento, pois é um procedimento meticuloso que apresenta contra-indicações e ainda quando realizada por um profissional não especializado na técnica pode gerar vários efeitos colaterais”, adverte a dermatologista Carla Bortoloto.
Cuidados com a higienização da pele
Segundo especialista em dermatologia Mônica Linhares, as peles oleosas podem fazer essa higienização a cada 15 dias, já aquelas que são secas ou mistas, devem realizar esse processo a cada 30 dias.
Para realizar a limpeza de pele de forma segura, é importante não deixar a área escolhida muito sensibilizada. Quem utiliza ácido na pele deve suspender o uso até dois dias antes.
Após o procedimento, é necessário evitar tomar sol e utilizar sempre filtro solar para evitar a pigmentação pós-inflamatória.
Em caso de limpeza de pele profunda realizada por profissionais, é recomendado ter confiança no dermatologista escolhido, evitar o sol após o tratamento e se certificar da assepsia dos materiais utilizados.
Limpeza caseira
Os produtos utilizados para a limpeza e hidratação de pele são:
- Sabonete para limpeza de pele;
- Esfoliante facial;
- Tônico calmante;
- Máscara secativa para peles oleosas;
- Hidratante para pele seca.
Eles devem ser utilizados nessa mesma sequência, respeitando o tempo de ação de cada produto. Após enxaguar o rosto para retirar os resíduos, a Dra. Mônica Linhares indica a utilização de filtro solar para finalizar a aplicação.
Fique atento aos compostos de cada produto, pois a pele do rosto pode ficar sensibilizada ou até mesmo sofrer alguma reação alérgica, caso o produto utilizado contenha substâncias adversas ao tipo de pele.
Fonte: revistashape.uol.com.br