Especialista, Dra. Carla Bortoloto dá dicas de cuidados após a depilação
No verão, com a pele mais exposta, mulheres e homens costumam depilá-la com mais frequência, mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar problemas como pelos encravados, irritação de pele e manchas.
De acordo com a dermatologista Carla Bortoloto, todo tipo de depilação causa uma quebra de barreira na pele, que facilita o surgimento de pele ressecada, por isso, após o procedimento da depilação é importante aplicar um hidratante à base de loção cremosa e com ativos como ureia, ceramidas e óleos essenciais, que tem a função justamente de evitar o ressecamento. “Além disso, o ideal é evitar as maneiras de depilação que mais desencadeiam esse efeito, como as feitas com cera quente ou cera fria”, diz ela.
Manchas
E em relação às manchas causadas pela depilação? A dermatologista explica que elas surgem após o processo inflamatório que é desencadeado pelo arrancamento do pelo. Segundo Carla, essa mancha é muito difícil de tratar e muito demorada para ter uma resposta benéfica, ainda mais se o paciente continuar realizando o mesmo procedimento de depilação.
Pelo encravado
Outro problema comum para quem depila é o pelo encravado, ou foliculite. Isso acontece justamente por conta da inflamação do folículo piloso, que pode acontecer em qualquer região que tenha pelo no corpo. “Isso é devido ao processo de barreira que a pele executa para o pelo que está na fase de novo crescimento, assim esse pelo inflama e causa a foliculite, que facilmente fica infectada. O melhor tratamento para isso seria a depilação a laser ou com fotodepilação. Toda e qualquer depilação que cause o arrancamento do pelo (cera, pinça ou aparelho) pode causar a foliculite”, diz ela.
Irritação na pele
Mulheres e homens que se depilam também costumam sofrer com irritações na pele, que nada mais são do que uma resposta do organismo a uma possível alergia a um componente da fórmula usada para depilação. As irritações devem ser tratadas como uma possível alergia e a pessoa deve evitar se expor novamente ao ativo que desencadeou o processo. Outra dica é evitar a prática de esportes que aumentem a chance de irritação nas dobras. “Também não é aconselhável usar produtos para depilação, como os cremes depilatórios, antes de realizar um teste de contato, para evitar possíveis alergias causadas pelos produtos”, finaliza Carla.
Fonte: www.idmed.terra.com.br