Pode ser uma surpresa para muitos, mas a maior parte do envelhecimento da pele é causada pelo sol. Sim! A radiação ultravioleta – entre as mais conhecidas, a UVA e UVB – é poderosa e consegue entrar no núcleo da célula, provocando alterações no DNA e inflamações. É essa influência que irá dar origem aos radicais livres.
Essas moléculas possuem uma carga negativa (em geral, as células do corpo devem ser neutras) e acabam prejudicando o equilíbrio do corpo, agredindo todos os órgãos. Na pele, eles causam a quebra do colágeno, substância essencial para manter a sustentação do tecido.
Para evitar esse processo, você já sabe: filtro solar, sempre! Quando usado corretamente, o produto impede que os raios UV penetrem nas células, garantindo sua integridade.
Mas não é só isso. O uso de cremes antioxidantes também é ótimo para reduzir a produção dos radicais livres. Entre as substâncias mais indicadas está a vitamina C; usada todos os dias pela manhã, é um produto que regula o funcionamento das células e ajuda no combate ao envelhecimento precoce.
Fonte: Carla Bortoloto, dermatologista, professora da Fundação Pele Saudável, em São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica