Marcas no corpo sempre são motivos de preocupação com a estética, principalmente se as manchas de envelhecimento, sol ou cicatrizes, por exemplo, estiverem no rosto. Por isso, continue lendo e entenda como tirar cicatriz para melhorar a aparência e contribuir para sua autoestima.
O que é a cicatriz e como ela se forma?
As cicatrizes são marcas que ficam na pele após uma lesão, doença ou cirurgia. Apesar de ser uma parte natural da cura do corpo, a aparência delas pode incomodar algumas pessoas e causar preocupações quanto a estética.
Elas surgem, pois, durante a cicatrização a pele libera colágeno (e outros fatores de cicatrização) com o objetivo de restaurar a integridade dos tecidos. Por isso, nem sempre a cicatriz fica imperceptível.
Tipos de cicatrizes
Cicatriz de linha fina normal
São cicatrizes menores decorrentes de cortes pequenos, sejam lesões ou processos cirúrgicos. No início ela pode ter uma leve elevação, mas dentro de 2 anos diminui e fica na mesma altura da pele.
Apesar de serem discretas, as marcas não desaparecem por completo, restando apenas uma linha fina. Elas não doem, mas podem coçar por alguns meses.
Cicatriz do tipo queloide
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os queloides têm aparência rosada, escurecida ou avermelhada, com elevação significativa na pele. Além disso, é comum ter coceira, dor e até impossibilidade de movimento, em caso de queloides próximo às articulações.
Esse tipo de cicatriz ocorre quando há crescimento de tecido em excesso mesmo após a ferida ter cicatrizado por completo. Por isso, a cicatriz tipo queloide é a que mais impacta a autoestima.
Cicatriz hipertrófica
Apesar de semelhantes, a cicatriz hipertrófica não é o mesmo que queloide. Em contraste com os queloides (que se limitam ao tamanho da lesão), as cicatrizes hipertróficas se estendem e pode continuar crescendo mesmo após 6 meses. No entanto, este tipo melhora de maneira gradual, já os queloides, nem sempre.
Cicatriz atrófica
Esse tipo de cicatriz possui aparência “afundada” na pele. É comum ocorrer em decorrência de acnes e após caso de varicela. Além disso, ela também pode surgir após alguma lesão que resulte em perda de gordura excessiva no local.
Contraturas cicatriciais
Apesar de ter um nome difícil, essas contraturas são semelhantes a um “repuxamento” da pele. Elas ocorrem após casos de queimaduras, por isso, a pele encolhe limitando, inclusive, o movimento.
Tratamentos que ajudam a tirar cicatriz
Você viu que as diferentes cicatrizes deixam marcas diferentes, algumas mais sutis, outras bem visíveis. Felizmente, existem métodos para reduzir a aparência de cicatrizes e melhorar sua autoestima. Mas é preciso reforçar que não é possível remover 100%, apenas melhorar sua aparência.
Em geral, a maioria dos tratamentos é realizado em consultório dermatológico, mas também há cuidados em casa que contribuem com o tratamento.
Tratamentos dermatológicos para cicatriz
Tratamento cirúrgico
A cirurgia pode remover a cicatriz antiga e utilizar novas tecnologias para unir a pele de forma mais sutil. Além disso, o paciente será instruído a novos cuidados pós-cirúrgicos que melhoram a aparência da cicatriz.
Dermoabrasão
Este método remove as primeiras camadas da pele, dessa forma fornecendo um aspecto mais uniforme a elas. Por isso, é principalmente usado para marcas de acne, catapora ou irregularidades pequenas.
Laser e outras fontes de luz
Os tratamentos a base de laser ou outras fontes de luz podem:
- Prevenir o surgimento de queloides;
- Melhorar a aparência de cicatrizes já existentes;
- Clarear a cicatriz;
- Melhorar a mobilidade e diminuir a dor, coceira, inchaço e outros.
Preenchimento/injeções
O preenchimento com ácido hialurônico, por exemplo, pode melhorar o aspecto das cicatrizes atróficas, diminuindo a marca de “depressão” na pele.
Microagulhamento, crioterapia e peeling químicos
Esses métodos estimulam a produção de colágeno, melhorando, portanto, a aparência da cicatriz e também a dor, coceira e outros.
Como tirar cicatriz em casa: cuidados e prevenção
Terapia de pressão
Aplicar pressão sobre a ferida durante o processo de cicatrização evita a formação de queloide e forma cicatrizes mais discretas. Utilize curativos adequados para isso.
Gel de silicone
Este método consiste em utilizar folhas de gel de silicone que reduzem a vermelhidão, dureza, inchaço, coceira e rigidez das cicatrizes. Apesar de ser um ótimo método, pode haver eventos adversos. Por isso, consulte sempre um dermatologista.
Curativo de poliuretano
O curativo pode ser utilizado por até 6 semanas após a cirurgia, evitando assim, a formação de cicatrizes elevadas, escuras e doloridas.
Hidratação e cuidados com a pele
Métodos alternativos e mais naturais também são boas opções para melhorar a aparência de cicatrizes. Por exemplo, uma pele bem hidrata e cuidada com os produtos certos, tem menos chance de apresentar cicatrizes extensas e marcadas. Experimente:
- Usar cremes à base de Aloe vera;
- Hidratar a pele com produtos que contenham vitamina E;
- Usar óleo de coco, de rosa mosqueta e de olíbano.
Lembre-se sempre: todo produto dermatológico deve ser indicado por um médico dermatologista. Somente um profissional capacitado pode identificar suas necessidades e recomendar o melhor tratamento. Dessa forma, evita-se desperdícios e riscos à saúde com tratamentos inadequados.
As melhores dicas de saúde, beleza e bem-estar você encontra no blog Dra Carla Bortoloto. Confira!