Você costuma ter coceira nas pernas? É muito comum encontrar pessoas que se queixam deste problema. O que nem todos sabem é que ele pode ter diversas origens, o que inclui, por exemplo, doenças vasculares, lesões dermatológicas ou fatores ambientais.
Uma coisa é certa: coceira nas pernas incomoda demais, não é mesmo? Imagine você estar no trabalho, transporte público ou mesmo socializando com os amigos, quando, de repente, surge este inconveniente?
A coceira, também conhecida popularmente como comichão, nada mais é do que um prurido (do latim pruritu), algo que pode ser definido como uma sensação incômoda na pele a qual provoca uma necessidade de se arranhar.
5 tipos classificados
Quando o assunto é coceira nas pernas, a literatura dermatológica costuma classificar o problema em cinco tipos específicos:
- Prurido dermatológico: causado por eczemas;
- Prurido sistêmico: provocado por doenças metabólicas e neoplasias;
- Prurido neurogênico: originado no sistema nervoso central e/ou periférico;
- Prurido neuropático: identificado em doenças das fibras nervosas, como catapora, esclerose múltipla, herpes-zoster, entre outras;
- Prurido psicogênico ou somatoforme: tipo que carece de causa física.
Doenças provocam coceira nas pernas
Em relação a doenças, a Insuficiência Venosa Crônica é um dos exemplos que acabam provocando coceira nas pernas. A enfermidade acontece quando o sangue deixa de circular com liberdade pelas veias, o que o impede de chegar a órgãos específicos. Essa má circulação sanguínea acaba estimulando o prurido.
Uma das principais complicações decorrentes da Insuficiência Venosa Crônica atende pelo nome de Eczema Venoso ou Dermatite de Estase. Entre os seus principais sintomas estão, justamente, a coceira nas pernas, irritação, rachaduras, descamação e vermelhidão na pele.
Caracterizado por um grande acúmulo de gordura nos membros inferiores, o lipedema é outra doença que causa coceira nas pernas, além de dificuldade para caminhar, nódulos e inchaços. A pessoa acometida por esta enfermidade apresenta desproporção corpórea (pernas mais gordas e tronco mais fino).
Uma considerável causadora de coceira nas pernas, sem dúvida, é a dermatite, doença dermatológica que é caracterizada por uma inflamação na pele.
Outros tipos frequentes de doenças que causam coceira nas pernas:
- Pele seca ou ressecada (xerose);
- Escabiose (sarna);
- Câncer no fígado;
- Cirrose Biliar Primária;
- Neuropatia diabética;
- Líquen plano;
- Tinea cruris.
Veja mais:
Além das doenças
Como já sabemos, as doenças não são as únicas causadoras de coceira nas pernas. As alergias, por exemplo, estão entre as principais responsáveis pelo desenvolvimento de pruridos. Nesse caso específico, a irritação costuma estar relacionada à utilização de determinado tipo de produto, cosméticos, picada de insetos ou contato com pelo de animais domésticos.
Segundo o Ministério da Saúde – em Biblioteca Virtual da Saúde, a urticária é uma irritação cutânea caracterizada por lesões avermelhadas e levemente inchadas, como vergões, que aparecem na pele e coçam muito.
As urticárias também merecem ser mencionadas. Trata-se de irritações na pele provocadas por alguma substância específica que não teve uma boa aceitação pelo organismo. Dessa forma, elas resultam em queimação, manchas avermelhadas, ardor e coceira nas pernas. Um tipo comum dessa complicação é a urticária colinérgica, que é causada por fatores como o aumento da temperatura (tempo quente e seco) e atividades físicas.
Presença de fungos e coceira na pele: qual a relação?
A presença de fungos também pode provocar a coceira nas pernas. Os fungos costumam ser muito frequentes nas estações mais quentes do ano, como o verão, uma vez que são estimulados pelas altas temperaturas e o suor.
Também é recorrente que picadas de insetos provoquem coceira nas pernas. Geralmente isso ocorre porque a saliva destes animais acaba entrando em contato com a pele humana, o que resulta em uma pequena alergia. Contudo, o problema às vezes evolui para uma alergia mais grave, chamada de estrófulo – processo inflamatório que faz com que a região afetada apresente bolhas e dor local.
Maus hábitos e coceira na pele
A falta de higiene também é uma possível causa da coceira nas pernas. É muito importante que a pele seja bem higienizada a fim de remover a poeira e demais substâncias presentes no ar, que quando entram em contato com a pele podem provocar irritação.
É possível aliviar a coceira nas pernas?
Caso você esteja com coceira nas pernas já há algum tempo, sem encontrar solução para o problema, o mais recomendado é procurar um(a) médico(a) dermatologista, especialista capaz de realizar o diagnóstico da real situação da sua pele.
A depender da causa específica da sua coceira nas pernas, algumas medidas simples prescritas pelo(a) especialista, tais como banhos rápidos de imersão em água morna, aplicação de hidratantes e uso de antialérgicos podem aliviar a irritação. Contudo, evite sempre a automedicação e as “fórmulas que prometem milagres” cada vez mais comuns na internet. Consulte um(a) dermatologista.