Dermatite: entenda os diferentes tipos e seus sintomas

Dermatite não é tudo igual! Entenda as diferenças

Mulher coçando o braço

Também conhecida como eczema, dermatite é um grupo de doenças que causa inflamação da pele. Em comum, elas têm características como coceira e vermelhidão. Nos casos de curta duração, podem ocorrer pequenas bolhas. Já nos casos de longa duração, a pele pode se tornar mais espessa. A área afetada pela dermatite pode variar entre muito pequena e o corpo inteiro.

Quais são os tipos de dermatite que existem? A seguir, vamos saber mais sobre os tipos mais comuns.

Dermatite atópica é um tipo comum de alergia

A dermatite atópica é uma doença genética, crônica e não contagiosa. Pode vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.

Alguns fatores de risco para o seu desenvolvimento podem incluir:

• Alergia a pólen, a mofo, a ácaros ou a animais;
  • Contato com materiais ásperos;
  • Exposição a loções ou sabonetes, detergentes e produtos de limpeza em geral;
  • Roupas de lã e de tecido sintético;
  • Baixa umidade do ar, frio intenso, calor e transpiração;
  • Infecções;
  • Estresse emocional;
  • Consumo de certos alimentos.

Na dermatite atópica, a pele fica muito seca e coça bastante, o que leva a ferimentos, vermelhidão e espessamento da área afetada. Seu surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos.

Geralmente, trata-se de um quadro inflamatório da pele que vai e volta, podendo haver intervalos de meses ou anos entre uma crise e outra. Mas uma forma eficiente de prevenção é fortalecer a barreira da pele com uso regular de hidratantes específicos. Evitar banhos quentes e o contato com aquilo que desencadeia a alergia também são medidas importantes.

O objetivo do tratamento da dermatite atópica visa o controle da coceira, a redução da inflamação da pele e a prevenção das recorrências. O uso de medicamentos antialérgicos por via oral e fototerapia também podem ser recomendados.

Dermatite de contato tem as mãos como alvo principal

A dermatite de contato é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um determinado agente. As mãos são mais frequentemente afetadas pela doença, que pode se apresentar de duas formas:

• Irritativa — causada por substâncias ácidas ou alcalinas, como sabonetes, detergentes, solventes ou outras substâncias químicas. Os sintomas são mais discretos, com pouca coceira e sensação de dor e queimação. A pele fica seca, vermelha, áspera e ganha fissuras;

O diagnóstico pode ser esclarecido pelo teste alérgico de contato, que consiste na aplicação de 30 a 40 substâncias na forma de adesivos nas costas. Esses adesivos ficam na pele por 48 horas, quando se observa se causaram alergia no local. De acordo com a substância testada, pode ser sugerida a causa da dermatite de contato.

Uma vez que se sabe o que desencadeia o problema, é importante que a pessoa evite o contato. Usar produtos hipoalergênicos e lavar as mãos após a exposição a substâncias que podem provocar a irritação também ajudam na prevenção.

O tratamento depende muito da extensão e da gravidade do quadro, e as medidas poderão ser apenas locais ou incluir a utilização de medicações via oral ou injetável.

Dermatite herpetiforme vem de uma reação imunológica

É uma doença bolhosa cuja origem não está precisamente determinada. O que se observa é uma reação do sistema imunológico que leva a lesões em uma região da pele.

O aparecimento desse tipo de dermatite é geralmente gradual e se caracteriza pela formação de lesões avermelhadas, que evoluem para bolhas bem pequenas e progridem para grandes erupções com arranjo semelhante ao aspecto do herpes, mas sem ter relação com essa outra doença.

Isso pode acontecer em qualquer local do corpo, mas as lesões são mais frequentes nos cotovelos, joelhos, coxas, nádegas e no dorso do tronco.

Vale dizer que a coceira também faz parte dos sintomas da dermatite herpetiforme e, muitas vezes, é bastante intensa, o que pode levar a feridas e até cicatrizes.

Além do uso de medicamento para evitar a coceira e tratar as lesões, é comum que se recomende uma dieta sem glúten para quem sofre com o problema. Existem achados científicos que relacionam a dermatite herpetiforme a alterações intestinais provocadas pela doença celíaca.

Dermatite perioral é mais comum em mulheres

Aparece na região da face, principalmente ao redor da boca e nariz, mas pode evoluir para a área ao redor dos olhos. Além da erupção ao redor da boca, coceira, irritação e sensação de queimação na pele também são sintomas do problema.

Muitas vezes, é confundida com a rosácea, mas o que caracteriza e diferencia a dermatite perioral é que, nela, as bochechas e a testa não costumam ser atingidas.

A doença é mais comum em mulheres entre 15 e 45 anos e sua causa não é bem definida, mas parece estar relacionada ao uso de cosméticos, maquiagens e pastas de dentes fluoradas. Mudanças hormonais ou uso de contraceptivos orais também são fatores envolvidos na dermatite perioral.

Para o tratamento, alguns medicamentos tópicos podem ser empregados, mas os quadros mais intensos podem pedir até o uso de antibióticos. Fazer compressas frias com chá de camomila gelado, água boricada ou água termal pode ser útil para acalmar a pele.

Vale saber que a dermatite perioral pode ser prevenida quando se evita o uso continuado de cremes com corticosteroides, assim como cosméticos que podem fechar os poros. Ter indicações de um dermatologista dos melhores produtos para você pode fazer toda a diferença no manejo dessa dermatite.

Dermatite seborreica causa descamação e vermelhidão

Algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas são os principais alvos da dermatite seborreica — doença de caráter crônico, não contagiosa, com períodos de melhora e piora do quadro.

De forma geral, os sintomas da dermatite seborreica são:

• Oleosidade na pele e no couro cabeludo;
  • Escamas brancas que descamam (caspa);
  • Escamas amareladas que são oleosas e ardem;
  • Coceira, que pode piorar se a pessoa “cutucar” a pele;
  • Leve vermelhidão na área afetada;
  • Possível perda de cabelo.

A dermatite seborreica pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Normalmente, afeta locais onde a pele é oleosa ou gordurosa, como couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, lábios, atrás das orelhas e tórax.

A causa não é totalmente conhecida e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos como presença de fungos, alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade.

O diagnóstico é feito clinicamente, mas, em alguns casos, pode ser necessário realizar exames como biópsia e teste de contato. É importante dizer que o tratamento precoce dessa dermatite é importante tanto para cuidar quanto para prevenir novas crises.

As recomendações vão depender da localização das lesões e da intensidade dos sintomas. Mas, além de uso de medicamentos, podem envolver desde mudança de hábitos e cuidados específicos com a higiene até controle de estresse físico e mental.

Se você se identifica com sinais e sintomas de qualquer tipo de dermatite, venha conversar comigo!

Quer saber mais dicas e novidades em saúde e beleza? Continue navegando pelo meu blog!