Bolinhas no corpo? Entenda 9 causas e o que fazer

Conheça as principais causas de bolinhas no corpo e quando elas estão associadas a coceira e vermelhidão

Mulher coçando as pernas

O surgimento de bolinhas no corpo pode preocupar, especialmente quando elas aparecem em bebês e crianças. No entanto, elas podem ou não estar associadas a doenças. Continue lendo e saiba como identificar as possíveis causas do surgimento de bolinhas pelo corpo.

O que significa bolinhas no corpo

Cientificamente, as bolinhas no corpo são chamadas de pápulas. Elas são pequenas, arredondadas, com elevação acima da pele, sólidas, com bordas bem definidas e podem ter coloração semelhante à pele, avermelhada ou esbranquiçada. É comum que as bolinhas sejam confundidas com acne ou foliculite.

Diversas condições clínicas podem levar ao surgimento de bolinhas no corpo. É importante sempre procurar um dermatologista, pois se a causa estiver relacionada a algum microrganismo ou doença mais grave, será necessário tratamento medicamentoso com indicação médica.

Principais causas de bolinhas no corpo

As bolinhas no corpo podem ser decorrentes de atrito, pelos encravados, pele ressecada, alimentação, medicamentos, genética, infecções e outros.

1. Picadas de inseto

No verão há uma maior proliferação dos insetos. Esse fato, associado ao uso de pouca roupa devido ao calor, torna comum o aumento de picadas de insetos. É normal apresentar vermelhidão e muita coceira.

Suspeite das picadas de inseto como causa das bolinhas no corpo especialmente no verão. Para prevenção das picadas, coloque telas nas janelas e use mosquiteiros. Somente use repelentes em crianças após indicação do pediatra.

2. Espinhas

As espinhas (acne) são comuns no início da puberdade, mas podem aparecer durante a vida toda. Elas são consideradas uma doença de pele que ocorre quando as glândulas sebáceas (glândulas secretoras de óleo) ficam inflamadas ou infectadas.

Por estar relacionada à produção de óleo no corpo, a higienização com os produtos corretos pode amenizar a presença das espinhas. No entanto, é importante ressaltar que a acne possui vários graus, por isso, necessita de recomendação médica dermatológica para seu tratamento.

3. Foliculite

A foliculite é a inflamação do folículo piloso (local na pele de onde o pelo sai). Ela pode causar bolinhas vermelhas em várias regiões, como virilha, pescoço, barba, nádegas, pernas e outros. As bolinhas no corpo decorrentes de foliculite se assemelham a espinhas.

Ela ocorre principalmente após a depilação e devido à pelos encravados, mas também pode surgir com o uso de roupas muito apertadas, que favorecem o “entupimento” dos folículos. É recomendado esfoliar frequentemente aquelas regiões em que a foliculite ocorre, principalmente antes da depilação. Manter a pele hidratada e usar roupas mais largas também auxilia na prevenção da foliculite.

4. Catapora

A catapora é uma doença infecciosa e altamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zóster. Ela é mais comum em crianças, mas pode aparecer em qualquer idade. Ela ocorre em maior intensidade no clima frio, como inverno, devido a permanência em locais fechados.

As bolinhas no corpo aparecem entre 10 e 21 dias após o contato com o vírus. Com o tempo, as bolinhas evoluem para bolhas com líquido que, ao estourarem, dão origem a feridas. Com o surgimento das bolinhas no corpo há coceira e febre. A melhor prevenção para a catapora é a vacinação.

5. Queratose pilar

A queratose pilar é causada pelo excesso de queratina nos folículos pilosos. Por isso, não há coceira ou dor na região. Normalmente as bolinhas são avermelhadas ou esbranquiçadas, e aparecerem principalmente nas nádegas, braços e pernas.

Dermatite atópica, doenças hereditárias, pele ressecada e o uso de roupas apertadas são algumas das causas da ocorrência de queratose pilar. Como tratamento, use somente o que o seu médico dermatologista recomendar. Normalmente o tratamento pode conter produtos com ácido salicílico, ureia ou vitamina A.

6. Eczema

O eczema é um tipo de dermatose que possui vários tipos de feridas. No início, há bolinhas avermelhadas que se enchem com um líquido esbranquiçado. Com o tempo as feridas secam e formam crostas. A ocorrência pode aumentar no inverno devido ao excesso de banhos quentes e ressecamento da pele.

7. Candidíase cutânea

A candidíase é causada por um fungo chamado Candida albicans. Esse fungo causa bolinhas no corpo e erupções avermelhadas que podem ou não conter pus no seu interior. Geralmente acomete regiões quentes e com dobras, como virilha e axilas. As áreas afetadas podem coçar.

É recomendado evitar roupas úmidas e quentes por muito tempo, usar roupas mais largas e trocar roupas íntimas e meias regularmente. O tratamento é feito através de antifúngicos, mas só deve ser realizado após indicação médica.

8. Herpes-zóster ou cobreiro

A herpes é causada pelo mesmo vírus da catapora. Normalmente, ele permanece incubado por muitos anos e pode surgir em casos de queda do sistema imune. Antes do surgimento das bolinhas no corpo, é comum apresentar dor no local, febre, dores de cabeça, coceira e outros sintomas.

A melhor prevenção é a vacina. Procure um médico em caso de sintomas semelhantes.

9. Alergias e reações a medicamentos

Os sintomas das reações alérgicas e das reações a medicamentos podem variar, no entanto, é comum a presença de coceira forte e bolinhas avermelhadas ou esbranquiçadas. Em casos mais graves pode haver dificuldade em respirar.

Procure um médico dermatologista ao apresentar sintomas alérgicos ou reações a medicamentos pois, em casos graves, há risco de morte.

Em todos os casos, ao surgir bolinhas no corpo não busque tratamentos caseiros ou milagrosos. Procure um atendimento médico especializado o quanto antes. Em caso de alergias, tenha acompanhamento médico frequente.

Acompanhe o blog e fique por dentro das dicas de saúde e beleza da Dra. Carla Bortoloto.

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça as principais causas de bolinhas no corpo e quando elas estão associadas a coceira e vermelhidão
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade