Coceira no rosto? Veja 5 causas e como aliviar o incômodo

Conheça as principais causas da coceira no rosto e como aliviar o sintoma

Mulher coçando o rosto

Se você já experimentou coceira no rosto, sabe como é desagradável e incômodo, principalmente por ser uma região em que a pele é sensível. Além disso, ela pode ser acompanhada de vermelhidão, inchaço, descamação e até mesmo dor, afetando qualquer pessoa, independentemente da idade ou do tipo de pele.

Continue a leitura para conhecer as possíveis causas da coceira e veja dicas de como aliviar esse incômodo.

5 causas comuns de coceira no rosto

As causas para coceira no rosto variam desde condições da pele, até reações alérgicas que podem ser graves.

1. Pele seca

A pele seca é uma das principais causas de coceira no rosto, pois quando ela está ressecada, fica fina, sensível e irritada. Normalmente, a secura aumenta durante o inverno, pois a umidade do ar é baixa, ao lavar o rosto em água muito quente e devido ao uso excessivo de sabonetes e produtos para a pele.

2. Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma reação alérgica e inflamatória que ocorre quando a pele entra em contato com uma substância irritante, por exemplo, cosméticos, perfumes, produtos de limpeza e até mesmo plantas.

3. Rosácea

A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica que pode causar vermelhidão, inchaço e coceira no rosto, além de acne e sensibilidade à luz solar. Além disso, a rosácea é mais comum em pessoas de pele clara e pode ser desencadeada por fatores como estresse e álcool.

4. Urticária

A urticária é uma reação alérgica que pode ser desencadeada por alimentos, medicamentos, picadas de insetos e suor, por exemplo. Quando a urticária afeta o rosto, surgem bolinhas vermelhas, por isso, pode ser desconfortável e afetar a autoestima da pessoa.

5. Alergia a alimentos, medicamentos ou cosméticos

As alergias, em geral, podem levar a coceira no rosto devido a produção de histamina, uma resposta natural do sistema imunológico do corpo que causa coceira, inchaço e vermelhidão da pele.

Mas atenção, alergias são graves e apresentam risco à vida. Por isso, caso note sintomas de alergia, procure um médico especialista para avaliar seu caso e realizar um teste de contato alérgico.

Como aliviar a coceira no rosto

Se você está sofrendo com coceira no rosto, existem algumas dicas que podem aliviar esse incômodo, mas ressaltamos a importância de consultar um dermatologista para um diagnóstico e tratamento corretos.

Hidrate-se

Use um hidratante específico para o seu tipo de pele, de preferência sem fragrância, e aplique-o regularmente conforme a indicação do dermatologista. A hidratação é fundamental para prevenir e tratar a coceira no rosto, por isso, além de usar produtos para a pele, beba bastante água.

Evite produtos irritantes

Se a coceira no rosto for causada por uma reação alérgica, evite produtos que possam irritar a sua pele, como cosméticos, perfumes e produtos de limpeza, por exemplo. Portanto, leia os rótulos e dê preferência para aqueles que são hipoalergênicos e sem fragrância.

Use compressas frias

Compressas frias podem ajudar a aliviar a coceira no rosto, reduzir a vermelhidão e a inflamação e acalmar a pele, principalmente em momentos de crise. Umedeça uma toalha limpa com água fria e aplique de forma suave na área afetada.

Evite banhos quentes

Tomar banho quente resseca a pele e pioraa coceira no rosto, por isso, opte por banhos mornos, ou frios, e evite usar sabonetes em excesso. Além disso, para redobrar os cuidados, seque suavemente a pele com uma toalha macia e aplique um hidratante logo em seguida.

Consulte um dermatologista

Se a coceira no rosto persistir por mais de duas semanas, ou se estiver acompanhada de outros sintomas, por exemplo, dor e descamação, é essencial consultar um dermatologista.

Somente um profissional capacitado poderá avaliar a sua pele e prescrever o tratamento adequado, portanto, consulte-se.

Assista ao vídeo e saiba mais: Coceira na pele? Pode ser ressecamento. Conheça as causas e como cuidar

Quer ler mais sobre cuidados com a pele? Acesse meu blog e confira dicas de saúde e beleza.

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça as principais causas da coceira no rosto e como aliviar o sintoma
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade