Entenda tudo sobre a caspa | Dra. Carla Bortoloto

Entenda tudo sobre a caspa

Mulher asiática com coceira no couro cabeludo

A dermatite seborreica, chamada popularmente de caspa, é uma desordem inflamatória crônica, que atinge as glândulas sebáceas. Pode estar presente no couro cabeludo, na face e na região do tórax anterior. Suas causas são diversas, como por exemplo, genética, hormonal, uso excessivo de cremes muito oleosos, que causam um aumento na produção dessas glândulas e com uma contaminação aumentada de um fungo que já está presente no nosso organismo, porém na dermatite seborreica esse fica aumentado.

É necessário evitar o ato de traumatizar a região atingida para não gerar uma infecção por bactéria de forma secundária. Além disso, evitar exposição a temperaturas muito elevadas, como água do chuveiro muito quente ou lugares muito abafados, pois pode levar a piora do quadro. O tratamento da dermatite seborreica deve ser feito com a aplicação de xampu com ativos adequados, como antifúngicos, diariamente para controlar o quadro. Porém, se essa higiene for feita com xampus sem ativos pode piorar o quadro, pois o excesso de higiene sem tratamento facilita a estimulação da glândula sebácea piorando a seborreia.

Dicas para evitar a dermatite seborreica:

• Lave os cabelos com água mais fria
  • Use um xampu indicado pelo seu médico, que contenha ativos como cetoconazol ou outro antifúngico
  • Deixe o xampu agindo no couro cabeludo por no mínimo cinco minutos antes de enxaguar
  • Evite o uso de creme condicionador no couro cabeludo diretamente, apenas no comprimento do fio
  • Realize a higiene dos fios em dias intercalados