Coceira na cabeça? Veja 6 causas, como aliviar e como prevenir

Coceira na cabeça: conheça como aliviar, prevenir e suas principais causas

Mulher asiática com coceira no couro cabeludo e coçando a cabeça

Todos nós já passamos por essa situação alguma vez na vida: aquela vontade incontrolável de coçar a cabeça devido a uma coceira persistente. Ou seja, se você já se viu coçando a cabeça com frequência, saiba que não está sozinho.

A coceira no couro cabeludo é um problema comum cujas causas podem variar, por isso, é importante entender as diferentes características para que você saiba como aliviar a sensação. Embora normalmente não indique nada grave, a coceira na cabeça persistente pode causar feridas no couro cabeludo e até infecções secundárias.

Além disso, dependendo da causa da coceira, os sintomas podem ser diferentes, incluindo pele escamosa, seca, com feridas, oleosa, avermelhada, inchada ou inflamada.

Então, conheça as principais causas de coceira na cabeça para saber como lidar e veja dicas de como prevenir as condições e manter a saúde do seu couro cabeludo.

6 causas da coceira na cabeça e como aliviar os sintomas

De acordo com a American Academy of Dermatology Association (AAD), as principais causas de coceira no couro cabeludo são:

1. Caspa

A dermatite seborreica, também conhecida como caspa, é uma das principais culpadas por trás da coceira no couro cabeludo. A condição é caracterizada por descamação, bem como irritação da pele, muitas vezes acompanhadas por flocos visíveis nos cabelos e ombros.

Como aliviar a coceira devido à caspa?

Se a causa da coceira na cabeça for caspa, use produtos específicos, como shampoos ou tratamentos tópicos anticaspa..

2. Infecções fúngicas

Infecções fúngicas, como a Tinea capitis, por exemplo, podem levar à coceira intensa no couro cabeludo. Essas infecções requerem tratamento médico adequado, pois se espalham rapidamente.

Além disso, a infecção pode gerar uma descamação da pele semelhante à caspa. Por isso, é fundamental consultar um dermatologista especialista.

Em contraste com a Tinea capitis, outras infecções fúngicas, como a micose, causam erupções avermelhadas na pele.

Como aliviar?

Para saber se a coceira é decorrente de infecções fúngicas, procure um dermatologista, pois, esse tipo de problema requer tratamento especializado e específico antifúngico.

3. Reações alérgicas

Alguns produtos capilares contêm ingredientes que podem causar reações alérgicas, resultando em coceira e irritação no couro cabeludo. Apesar de poder ser causada por uma grande variedade de componentes químicos, o corante parafenilenodiamina (PPD), encontrado em tinturas para cabelo, é o principal responsável pelas reações alérgicas.

Como aliviar a coceira na cabeça em caso de alergia?

Em caso de alergia, interrompa o uso do produto imediatamente e, em caso grave, busque atendimento médico de emergência.

4. Uso excessivo de produtos capilares

O uso excessivo de produtos capilares, como géis, sprays e mousses, pode acumular resíduos no couro cabeludo, causando irritação e coceira, principalmente se houver má higiene após o uso.

Como aliviar a coceira na cabeça?

Evite o uso excessivo de produtos e, principalmente, realize uma higiene adequada (lave bem os cabelos e enxágue bastante).

5. Psoríase do couro cabeludo

A psoríase é uma condição autoimune que pode afetar o couro cabeludo, causando coceira, vermelhidão e placas escamosas, que ocorre em surtos. Ou seja, os sintomas podem surgir quando menos se espera.

Como aliviar a coceira da psoríase na cabeça?

A psoríase tem tratamento, então, consulte um dermatologista para obter recomendação do produto mais adequado para você.

6. Piolhos

Infestações de piolhos são mais comuns em crianças, mas podem afetar adultos também. Se você desconfiar de uma infestação, peça para alguém examinar de perto seu couro cabeludo.

Como aliviar?

Nesse caso, a única maneira de se livrar da coceira na cabeça é eliminando os piolhos. Então, busque por tratamentos de venda livre em farmácias e evite contato próximo com outras pessoas.

É importante ressaltar que há outras condições que podem causar coceira na cabeça e que podem ser mais graves, como dermatite atópica, problemas nos nervos e câncer de pele, por exemplo. Por isso, se você desconfiar que a causa da coceira no couro cabeludo não é algo simples, marque uma consulta dermatológica o quanto antes.

Como cuidar do couro cabeludo e evitar a coceira na cabeça?

Para evitar a coceira recorrente, mantenha uma rotina de cuidados com o couro cabeludo, evite o uso excessivo de produtos e siga as orientações do seu dermatologista.

– Escolha o shampoo adequado

Use um shampoo adequado ao seu tipo de cabelo e opte por opções suaves que sejam livres de produtos químicos agressivos.

– Mantenha o couro cabeludo limpo

Lavar regularmente o couro cabeludo ajuda não só a remover a sujeira e o excesso de oleosidade, mas também elimina os resíduos de produtos, diminuindo a coceira.

– Evite coçar excessivamente

Coçar demais pode piorar a irritação e até mesmo causar feridas. Então, mantenha as unhas curtas e evite coçar vigorosamente.

– Consulte um dermatologista

A melhor opção para cuidar da saúde do seu couro cabeludo e evitar a coceira na cabeça é seguindo as recomendações de um dermatologista.

Além disso, lembre-se também de que a saúde começa de dentro para fora. Então, uma alimentação rica e balanceada está diretamente relacionada com a saúde do couro cabeludo.

Acesse meu blog e leia mais sobre beleza e bem-estar.

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Coceira na cabeça: conheça como aliviar, prevenir e suas principais causas
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade