Psoríase no couro cabeludo: o que é e 7 dicas de cuidados

Saiba o que é e como tratar a psoríase no couro cabeludo

Secando cabelo com cuidado com couro cabeludo

Você anda notando uma coceira na cabeça? Saiba que além da caspa, outras condições acometem o couro cabeludo e também têm a coceira como sinal, a exemplo da psoríase.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a psoríase é uma doença autoinflamatória que provoca o aparecimento de lesões avermelhadas e descamação da pele.

Além do couro cabeludo, a doença pode acometer unhas, articulações e regiões com dobras de pele.

Apesar das causas da psoríase ainda não serem conhecidas, sabe-se que a doença tem relação genética. Cerca de 30% e 40% dos pacientes de psoríase têm algum familiar com a doença.

É preciso que você saiba que a psoríase, apesar de não ser contagiosa, é uma doença de pele crônica que pode sumir e retornar periodicamente.

Alguns fatores também podem desencadear a psoríase, como estresse, obesidade, imunidade baixa, certos medicamentos, tempo frio e também hábitos nocivos, como o tabagismo e o consumo em excesso de bebida alcoólica.

Por isso, além de consultar um dermatologista para realizar o diagnóstico e tratamento adequado da psoríase, é importante abandonar o cigarro e controlar o consumo de bebidas alcoólicas para evitar o agravamento da doença.

Sinais e tratamentos da psoríase no couro cabeludo

Ainda que seja uma doença relativamente comum, a psoríase pode afetar a qualidade de vida e a autoestima do paciente.

Além da coceira, a psoríase no couro cabeludo tem uma série de sinais que podem variar de pessoa para pessoa.

Os sinais mais comuns são placas vermelhas com escamas brancas que se assemelham à caspa, ressecamento do couro cabeludo, queimação e, em casos mais graves, sangramento e aumento da queda de cabelo.

Como já ressaltamos anteriormente, a psoríase é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. Contudo, com o tratamento correto é possível minimizar o incômodo causado pela psoríase e também evitar o agravo da doença.

Para isso, é fundamental que o paciente seja acompanhado por um dermatologista, já que os tratamentos para psoríase devem ser individualizados de acordo com a gravidade do quadro e o estado geral de saúde da pessoa acometida pela doença.

Os tratamentos para psoríase podem variar desde produtos tópicos, como shampoos, loções e pomadas, até medicamentos em forma de comprimidos e injeções, ou mesmo fototerapia com luz ultravioleta.

Muitas vezes, para que haja o efetivo controle da psoríase, o médico pode optar pelo tratamento combinado de diversas terapias.

Um importante alerta é acerca dos remédios caseiros e da automedicação para a psoríase no couro cabeludo. Muitas das misturas feitas em casa, indicadas por familiares e amigos, podem agravar as lesões e piorar a irritação na cabeça, por isso todo cuidado é pouco.

Dicas e cuidados para psoríase no couro cabeludo

Por ser uma doença crônica e bastante incômoda, é preciso que o paciente aprenda a lidar com a psoríase e adote alguns cuidados que ajudam a aliviar os principais sintomas.

Quem sofre com a psoríase também deve ter uma atenção especial com a higiene do couro cabeludo.

A seguir listamos algumas dicas e cuidados para você incluir na sua rotina diária, caso seja acometido pela psoríase. Confira!

1. Por mais que seja difícil, não coce!

A psoríase pode causar uma coceira bastante intensa, no entanto, o alívio promovido pelo ato de coçar é apenas momentâneo e pode agravar as lesões e ainda levar bactérias para as feridas.

2. Prefira banhos mornos ou frios

Na hora de lavar os cabelos, opte pela água com uma temperatura morna ou fria, isso ajuda a aplacar o incômodo e diminuirá o ressecamento do couro cabeludo.

3. Procure secar o cabelo com cuidado

Secar bem o cabelo é importante para evitar a proliferação de fungos, que podem acentuar ainda mais o problema.

4. Só utilize shampoos e outros produtos para cabelo recomendados por seu dermatologista

Alguns shampoos, cremes e géis podem conter ingredientes na sua formulação que promovam uma maior irritação no couro cabeludo, por isso antes de usar um novo produto, sempre verifique com seu médico.

5. Evite acessórios como chapéus e bonés

É recomendado não abafar o couro cabeludo, por isso, evite esses acessórios. Procure escolher também elásticos e presilhas que não machuquem ou apertem.

6. Controle o estresse

Manter o controle emocional é um fator importante para evitar o agravo da psoríase. Para isso vale aprender técnicas de meditação e de respiração.

7. Aumente a imunidade com bons hábitos

Outro aspecto fundamental para não acentuar o quadro da doença é manter a imunidade alta, invista em uma alimentação saudável e equilibrada, assim como em exercícios físicos.

Lembre-se sempre que o dermatologista é o profissional mais qualificado para tratar da psoríase no couro cabeludo. Caso note algum dos sinais da doença marque uma consulta com brevidade.

Esse conteúdo foi útil para você? Para mais artigos sobre saúde dermatológica, continue navegando em meu blog.