Cuide bem do couro cabeludo para evitar problemas no verão

Cuide bem do couro cabeludo para evitar problemas comuns do verão

Cuide bem do couro cabeludo para evitar problemas comuns do verão

Quando se pensa nos cuidados com os cabelos muita gente se esquece da importância de cuidar também do couro cabeludo. Se ele não está saudável, isso reflete em todo o fio, deixando um aspecto descuidado e frágil. No verão, com o aumento do sol e do calor, ele também precisa de cuidados extras para não produzir oleosidade excessiva e nem ressecar.

“Tem doenças que podem piorar muito nessa época, como a dermatite seborreica, a caspa, que pode ser desencadeada por temperaturas muito altas”, explica a dermatologista Carla Bortoloto, professora da pós-graduação em Dermatologia pela Faculdade de Medicina Souza Marques. Para evitar que as incômodas casquinhas apareçam, o ideal seria evitar locais muito quentes.

“Essa piora também pode ser evitada com o uso de xampus dermatológicos, que contém antifúngicos como o cetoconazol, ou que diminuem a descamação, como o ácido salicílico”, indica. Vale lembrar que os famosos anti-caspas dos supermercados não reduzem o problema, apenas ajudam a controlar a oleosidade para quem ainda não apresenta dermatite seborreica.

Queimaduras

Nessa época do ano também é comum o couro cabeludo queimar, ficando vermelho e até ardendo. Isso acontece quando as pessoas tomam muito sol, e esquecem de proteger o topo da cabeça. “Tem que evitar a exposição ao sol, já que não tem como passar protetor solar na região. Precisa recorrer a proteções mecânicas na praia ou piscina, como os chapéus e bonés”, alerta. Depois de queimado, não existe outra opção além de deixar que ele descame sozinho, o que é inevitável. “Quando a queimadura é muito severa é necessário o uso dos corticoides”, completa.

Limpeza correta

“Um couro cabeludo bem cuidado é um couro cabeludo bem higienizado, e isso reflete no brilho, viço e força dos cabelos”, conta. Portanto, fazer uma boa limpeza, da maneira correta, é essencial para manutenção, assim como os tratamentos de reposição de nutrientes e hidratação.

Com o calor é normal ter vontade de lavar as madeixas diariamente, às vezes até mais de uma vez em um mesmo dia. No entanto, segure essa mania, os cabelos precisam da oleosidade natural para se protegerem dos danos externos. “A lavagem em excesso piora problemas comuns, porque o corpo entende que está faltando proteção. A oleosidade desce da raiz por toda a extensão do fio, e se isso não acontece acaba facilitando o ressecamento e quebra das pontas”, diz. O número certo de lavagens é uma vez a cada dois dias.

Outros erros comuns nos cuidados com a cabeça são não retirar o xampu corretamente e passar menos vezes que o recomendado. “A higiene deve ser feita aplicando duas lavagens e tirando todo o excesso até que você sinta que saiu toda a espuma e que não tem mais resíduos. Evite também aplicar o condicionador no couro cabeludo, que aumenta as chances de dermatite: ele deve ser sempre do meio para baixo”, ensina.

Para quem tem muita oleosidade, a dica é investir nas máscaras a base de argila, que reduzem temporariamente o excesso. “O resultado não é fixo nem muito duradouro, mas é bom usar para melhorar o aspecto por um tempo”, finaliza.

Fonte: www.daquidali.com.br

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuide bem do couro cabeludo para evitar problemas comuns do verão
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade