A cutícula é uma barreira mecânica que serve para evitar a entrada de bactérias ou fungos, além de preservar o formato da unha. O hábito de tirá-las pode abrir as portas para infecções de todos os tipos, como micoses, assim como alterar a qualidade e crescimento da unha.
Portanto, unhas bonitas dependem de cuidado certo com as cutículas, ou seja, você não precisa tirar até o talo.
Já que existe a cutícula interna, que fica grudada na unha, e a externa, que fica em volta, no próprio dedo, mantenha sua saúde protegida retirando apenas o excesso. Com as dicas abaixo, você não perceberá a diferença no resultado!
- Aplique um esfoliante facial nas cutículas ou uma mistura de açúcar e mel.
- Hidrate a região das cutículas e deixe o creme agir por alguns minutos. Em seguida, empurre-as delicadamente com um palito de laranjeira.
- Na hora de remover as cutículas, amoleça a pele e empurre-a para os cantos, retirando apenas o excesso de pele que se sobressai.
- Após fazer as unhas, aplique o óleo secante também nas cutículas, a fim de hidratar a região.
Quanto mais tira, mais cresce?
A dermatologista Carla Bortoloto garante que sim. “Pois quanto mais realizar a retirada da cutícula, mais ela será estimulada para aumentar sua produção”, explica. A melhor sugestão é apenas realizar a higiene diárias das unhas, cortando e lixando as extremidades. Outro problema é que, quando se retira a cutícula, a pele cresce de maneira desordenada e se não houver hidratação local costuma incomodar bastante. Neste caso, a dermatologista Daniela Landim indica hidratar bem após removê-las, para o ressecamento não causar incômodo.
Fonte: Revista Arte em unhas, Edita Alto Astral