O que é foliculite e como tratar? 9 dicas de como prevenir

Saiba o que é foliculite e o que fazer para prevenir

Mulher sentindo dores na perna devido foliculite

A foliculite é popularmente conhecida como pelo encravado. Apesar de ser muito comum, entender o que é, como prevenir e como cuidar da pele caso ela ocorra é essencial para diminuir o desconforto e a inflamação.

O que é foliculite?

A foliculite é uma inflamação dos folículos pilosos, que são as estruturas nas quais os cabelos ou pelos nascem. Essa inflamação ocorre porque o pelo não nasce corretamente. Ou seja, ou ele não consegue romper a pele por ser fraco, ou se curva ao nascer (por isso, sua ocorrência pode ser mais comum em pessoas cujos pelos são encaracolados). Nesse caso, o pelo continua crescendo, mas interno na pele, causando a inflamação.

As bolinhas são avermelhadas e podem ou não apresentar pus (fique atento, pois presença de pus pode ser sinal de infecção e agravamento do quadro), semelhantemente a espinhas. Devido à inflamação, está sempre associada a dor e vermelhidão e, eventualmente, coceira. É comum que a região do folículo inflamado também fique mais quente do que as regiões ao redor.

Regiões mais comuns em que a foliculite acontece

A foliculite é mais comum nas pernas, braços, rosto, nádegas, virilha e costas. Isso ocorre porque essas áreas do corpo têm maior quantidade de folículos pilosos e, portanto, maior chance de desenvolverem a inflamação. Além disso, regiões que são depiladas frequentemente por métodos que não sejam a laser, apresentam mais chances de encravar e inflamar.

Fatores que aumentam a suscetibilidade para a ocorrência de foliculite

Apesar de qualquer indivíduo ter a chance de ter foliculite em algum momento da vida, algumas condições clínicas e pessoais aumentam essas chances. São elas:

• Doenças que diminuem a imunidade: diabetes, por exemplo;
  • Leucemia crônica;
  • Aids;
  • Acne frequente;
  • Dermatite;
  • Cremes ou medicamentos com corticoide;
  • Uso de antibiótico a longo prazo;
  • Excesso de peso, e outros.

Quais as causas da foliculite

Em geral, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) as causas da foliculite são:

• Fricção do barbear ou roupas apertadas;
  • Calor e suor, como o causado pelo uso de luvas ou botas de borracha, por exemplo;
  • Certas condições da pele, como dermatites e acne;
  • Pele seca e desidratada;
  • Lesões na pele por arranhões ou feridas cirúrgicas;
  • Depilação frequente, principalmente se realizada com lâmina, cera ou cremes depilatórios;
  • Curativos de plástico ou fita adesiva em contato com áreas de pelo.

Outras causas destacadas pela SBD são:

Bactérias

Foliculite Estafilocócica

A foliculite pode ser causada por bactérias, como Staphylococcus aureus, que entra nos folículos pilosos e causa a inflamação. Esse é o tipo mais comum, pois, essa espécie de bactéria vive na nossa pele e não causa males em condições normais. No entanto, algumas lesões, que podem ser provocadas também pelo ato de coçar a pele, podem contribuir para que a bactéria entre no corpo.

Foliculite por pseudomonas

Causada pela Pseudomonas aeruginosa. Essa bactéria está muito presente em ambientes aquáticos com pH desregulados ou com água aquecida. Nessa situação, as regiões que ficam mais úmidas (aquelas cobertas pela roupa de banho como virilha e nádegas) são mais propensas a apresentarem foliculite.

Atrito, irritação e fungos

Foliculite Ptirospórica

A fricção ou irritação da pele, como raspagem ou esfregação combinada com a presença de fungos também podem causar foliculite. Esse tipo é mais comum em homens e adolescentes.

Casos de foliculite profunda

Quando a foliculite atinge todo o folículo pode haver complicações. Os casos mais graves causam feridas com pus que podem deixar cicatrizes, além disso, podem se espalhar e ter o risco de se tornar furúnculos. Esses casos têm mais probabilidade de acontecer em homens que se barbeiam todos os dias, pessoas que fazem uso de antibióticos por longos períodos e pessoas com o vírus HIV.

9 dicas de como prevenir a foliculite

1. Limpe a área antes de se depilar;
  2. Esfolie a região alguns dias antes da depilação;
  3. Utilize a lâmina no mesmo sentido do crescimento do pelo;
  4. Evite utilizar lâminas velhas, enferrujadas ou sem corte;
  5. Não passe a lâmina na pele seca;
  6. Mantenha a região hidratada;
  7. Utilize água fria e loções pós-depilação;
  8. Evite o uso de roupas apertadas;
  9. Realize métodos de depilação definitiva.

Veja mais detalhes de como prevenir os pelos encravados e a foliculite em: Saiba tudo sobre pelo encravado: o que é, causas e 9 dicas de como evitar

Como é o tratamento da foliculite

A foliculite geralmente é uma condição benigna que pode ser tratada com sucesso. O tratamento depende da causa subjacente, mas pode incluir:

• Antibióticos: se for causada por bactérias, os antibióticos são necessários para tratá-la.
  • Antifúngicos: já se a causa for fungos, é preciso utilizar antifúngicos para tratá-la.
  • Hidratantes: a hidratação da pele pode ajudar a prevenir a foliculite.
  • Evitar a depilação: a foliculite pode ser causada por depilação com cera, lâmina ou outros métodos que causam irritação, por isso, evitar esses métodos pode ajudar a prevenir a foliculite;
  • Realizar depilação a laser: o laser é capaz de destruir o folículo, por isso pode evitar o processo infeccioso e também pode tratar a inflamação já presente na pele.

Se não houver sinais de infecção, a SBD recomenda:

• Realização de esfoliação suave com fubá e mel, ou com um creme hidratante que não seja oleoso pode ser o suficiente para ajudar o pelo desencravar.

Se houver inflamação:

• Utilizar cremes anti-inflamatórios (apenas se recomendado por um dermatologista);
  • Compressas com água ou soro com temperatura morna, ou natural.

Se houver infecção:

• Procure um dermatologista, pois será necessário identificar a causa para recomendar o melhor tratamento.

A foliculite pode afetar a autoestima de algumas pessoas, principalmente se acomete áreas visíveis do corpo. Por isso, se você suspeitar de ter foliculite, procure ajuda médica para que possa ser diagnosticada e tratada da maneira correta. Certifique-se de seguir as recomendações para tentar evitar o surgimento da inflamação. Em caso de dúvida, sempre é recomendável buscar orientação de um profissional de saúde.

Saiba o que é foliculite e conheça os tratamentos

Fique por dentro de dicas de saúde e beleza no blog Dra Carla Bortoloto.