Cabelo oleoso pode usar óleo capilar? | Dra. Carla Bortoloto

Cabelo oleoso pode usar óleo capilar?

Todos os tipos de cabelo precisam de algum tratamento especial, e com o cabelo oleoso não é diferente. Se você tem, sabe que a rotina de tentar controlar o excesso de oleosidade faz com que você passe a evitar qualquer produto que possa deixar os fios ainda mais oleosos. Óleo capilar, então, nem se fala!

Mas a verdade é que você pode, sim, usar todos os produtos que quiser para hidratar, nutrir e fortalecer suas madeixas (inclusive o temido óleo capilar!), desde que saiba como usá-los direitinho – e acredite: isso faz toda a diferença!

Cabelo oleoso não é sinônimo de cabelo hidratado

O alerta é da Dra. Carla Bortoloto, médica especializada em dermatologia clínica e cirúrgica, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC): quem possui cabelo oleoso não deve deixar de hidratá-lo regularmente, porque a oleosidade não indica o grau de hidratação dos fios.

“O tratamento dos cabelos oleosos pode ser feito com produtos à base de óleo, creme ou pomada, desde que exista um cuidado na maneira de aplicação, evitando o uso direto do produto no couro cabeludo, deixando-o apenas no comprimento do fio. Se não, a oleosidade irá aumentar”.

Como usar o óleo capilar?

A nova linha de Nativa SPA, Terapia dos Óleos Indianos, tem um óleo capilar com textura leve que pode ser aplicado em cabelos oleosos – desde que usado como reparador de pontas, após a lavagem, e sem contato com o couro cabeludo. Além de repor os nutrientes dos fios, os deixando mais resistentes à quebra, o uso do óleo uma vez por semana deixa os cabelos duas vezes mais brilhantes (aquele brilho que é sinônimo de saúde, não de oleosidade).

A dica é usar o produto em pequenas quantidades, sempre da metade do comprimento para as pontas, com os cabelos secos ou úmidos. Experimente usar a linha completa – que tem shampoo, condicionador e leave-in – e uma vez por semana incluir no seu tratamento capilar o Nativa SPA Pré-Shampoo Purificante Argiloterapia, indicado para remover resíduos e eliminar o excesso de oleosidade do couro cabeludo. E se você quiser, também pode alternar as linhas Óleos Indianos e Argiloterapia, para obter os benefícios das duas (que se complementam muito bem).

Lavar os cabelos todos os dias? Resista a esse hábito!

Se você tem cabelos oleosos e os lava diariamente (ou até mais de uma vez por dia) para tirar o aspecto oleoso, fique atenta: o excesso de lavagens pode provocar o efeito contrário.

“Não é aconselhável lavar os cabelos diariamente, porque as glândulas que produzem a oleosidade irão consequentemente aumentar sua produção”.

A solução? Usar produtos indicados para o seu tipo de cabelo a cada lavagem. A linha Nativa SPA Argiloterapia tem propriedades purificantes que preparam os cabelos e o couro cabeludo para receberem outros tratamentos, como a hidratação. Mas fica a dica: evite a água muito quente, que estimula as glândulas sebáceas a trabalharem mais.

Com esses cuidados e a ajuda dos produtos certos, fica mais fácil dar aos seus fios aquele aspecto saudável que é tão bom sentir!

Fonte: http://vivalinda.boticario.com.br

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cabelo oleoso pode usar óleo capilar?
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade