Como os hormônios influenciam no aparecimento das acnes? | Dra. Carla Bortoloto

Como os hormônios influenciam no aparecimento das acnes?

A acne é uma doença inflamatória crônica que está diretamente relacionada ao ciclo hormonal. Isso acontece porque os hormônios estimulam as glândulas sebáceas, aumentando a produção e o surgimento de diferentes níveis de inflamação. Por esse motivo, os adolescentes e as mulheres grávidas estão mais sujeitos a esse problema.

Além da acne, os níveis irregulares de hormônios podem influenciar de outras formas na saúde da pele. Em alguns casos, esses transtornos podem ser tratados por dermatologistas, mas na maioria deles é necessário que o tratamento tenha associação multidisciplinar.

Apesar de representar um incomodo frequente, existem vários tratamentos para a pele com acne, dependendo muito do nível do quadro e do tipo de pele de cada paciente. Esses cuidados podem acontecer de forma tópica e também sistêmica, nos casos mais graves. Seja qual for o tratamento indicado, o principal fator de sucesso é a disciplina do paciente quanto à aplicação de produtos e incorporação de cuidados à rotina.

A pessoa com quadro de acne deve entender que o problema vai além do desconforto estético e é uma doença que compromete a saúde do maior órgão do corpo humano: a pele. Por isso, deve ser tratada diariamente com o uso de produtos indicados pelos médicos, utilização de protetor solar e a eliminação de hábitos como a retirada manual das lesões faciais.

Fonte: www.mantecorpskincare.com.br