O aparecimento de manchas na pele, seja no rosto ou no corpo, é uma grande reclamação entre as mulheres. Mais do uma questão estética, manchas na pele podem ser um sinal de que é preciso buscar ajuda médica com um especialista.
Manchas de pele podem ser um sinal de nascença, uma alergia, uma queimadura solar ou mesmo câncer de pele, por isto a importância da consulta com um dermatologista.
Ao realizar um check-up dermatológico, o médico poderá diagnosticar e indicar o melhor tratamento para as manchas do seu rosto.
Tipos de manchas na pele
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as manchas podem ser causadas por diversos fatores, como herança genética, exposição intensa ao sol ou alteração hormonal.
Existem uma grande variedade de tipos de manchas, a cor e o formato da mancha podem indicar do que se trata.
Confira os principais tipos de manchas:
Manchas brancas
- Leucodermia solar ou sardas brancas: aparecem principalmente depois dos 40. Pode ser confundida com vitiligo.
- Pitiríase versicolor ou pano branco: é causada por fungos. Pessoas com pele oleosa têm mais chance de ter. Também pode ser confundido com vitiligo.
- Vitiligo: é uma doença genética, autoimune, que é acordada normalmente por uma alteração emocional.
Manchas marrons
- Melanose solar: está diretamente ligada ao acúmulo de sol e aparece mais no dorso das mãos, colo e costas, que são áreas de muita exposição solar.
- Fitofotodermatose (mancha do limão): é uma queimadura causada pela reação do componente químico da fruta com o sol. Sai com o tempo. Muitas vezes não adianta só lavar, é preciso usar protetor solar para não queimar a pele.
- Melasma: tem o surgimento relacionado a fatores genéticos, hormonais e sol. Costuma aparecer durante a gravidez ou por causa do uso de pílula anticoncepcional. Não tem cura, mas tem melhora.
- Efélides(sardas): não causam risco à saúde e costumam surgir em peles claras ou ruivas. Ninguém nasce com sardas, mas a partir dos dois ou três anos de vida podem começar a aparecer, devido ao estímulo solar.
Manchas vermelhas
- Nevo rubi: aparece repentinamente na pele. Quando coça sangra. A retirada é uma questão estética.
- Dermatite: é normalmente causada por alguma reação alérgica do corpo. Costumam coçar e aparecem por conta da ingestão ou contato com algum elemento que seu organismo é intolerante.
- Rosácea: é uma doença vascular inflamatória crônica, que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. É mais frequente em mulheres de pele branca – raramente aparece na pele negra. Tem sua origem ainda desconhecida e não tem cura.
Manchas roxas
- Hematomas: pessoas com fragilidade capilar maior ficam roxas à toa. Isso é genético. O uso de vitamina C ajuda a melhorar.
- Púrpura senil: é o nome que se dá para aquelas manchinhas roxas que aparecem nos braços dos idosos.
Manchas pretas
- Nevo: a maioria das pintas são benignas, mas é preciso ficar atento, porque a pinta preta não pode aumentar de tamanho e nem mudar a forma.
- Nevo congênito: a criança já nasce com a mancha ou ela surge até os dois anos de idade. É importante fazer o acompanhamento regularmente deste tipo de mancha.
- Melanoma: geralmente é uma lesão sólida, que pode ser plana ou mais alta, irregular, escura, com mais de uma tonalidade. É um dos tipos mais graves de câncer.
- Queratose seborreica escuras: são pintas escuras que aparecem com o tempo e podem ser confundidas com nevo, costumam aparecer em áreas de dobra e rosto.
Leia também:
5 causas mais comuns
Saber quais são as causas mais comuns das manchinhas ajuda a prevenir o problema. Mas lembre-se sempre que o acompanhamento com o dermatologista é fundamental para garantir uma pele bonita e saudável.
1. Exposição ao sol
A exposição inadequada ao sol é uma das principais causas de manchas no rosto, dorso das mãos, colo e costas. Se a pele não está protegida, os efeitos dos raios UVA e UVB agridem a região e a produção de melanina aumenta, marcando a pele.
2. Envelhecimento precoce
Se você não inclui os cuidados com a pele na sua rotina, é bem provável que você enfrente o processo de envelhecimento precoce – quando a região passa a ter manchas, rugas e flacidez antes da idade esperada.
3. Acne
A acne é uma inflamação que geralmente aparece nas peles mais oleosas e pode deixar marcas permanentes na região dependendo da intensidade. Não espremer cravos e espinhas é importante para evitar as manchas e maiores complicações.
4. Falta de cuidados com a pele
A falta de cuidados com a pele também pode causar manchas. Lembre-se sempre de tirar a maquiagem, passar protetor solar, mesmo em dias nublados, e de se hidratar bem. Também é importante evitar o contato com produtos que podem ser agressivos para sua pele.
5. Fatores genéticos e hormonais
Manchas na pele também podem ser causadas por fatores genéticos e hormonais. É comum o surgimento de manchas na pele, durante períodos de alterações hormonais como a gravidez, a primeira menstruação e a menopausa.
Tratamentos
O tratamento irá depender do tipo das manchas na pele diagnosticadas pelo dermatologista, pois cada uma requer um cuidado diferenciado.
Os tratamentos podem envolver o uso de medicações, procedimentos como peeling, luz pulsada, laser fracionado e drug delivery, ou mesmo a remoção cirúrgica.
Cuide-se! Ao notar o surgimento de uma manchinha nova, procure um dermatologista para realizar uma avaliação.
Gostou desse conteúdo? Então continue navegando pelo meu blog!