
Limpar a pele é um dos passos fundamentais para manter o visual sempre fresco e renovado. Essa etapa é a responsável por remover todas as impurezas – resíduos de maquiagem, poluição e outros cosméticos – evitando, assim, a obstrução dos poros e a formação de cravos e espinhas. Além disso, é também durante a limpeza diária que a pele tem a circulação e a renovação estimuladas, ajudando a melhorar o aspecto do tecido e a otimizar a absorção de cremes de tratamento.
Nesse ritual, o tônico tem um papel precioso: é dele a responsabilidade de limpar a pele profundamente, eliminando os resíduos que os sabonetes comuns não conseguem tirar. Eles nada mais são do que fórmulas líquidas que removem as impurezas mais difíceis de sair, mantendo o equilíbrio natural da pele e deixando-a pronta para receber o hidratante ou a aplicação de ácidos, por exemplo. Além disso, por limpar profundamente, o tônico ajuda a equilibrar a pele, combatendo a oxidação das células (e o consequente envelhecimento precoce) e também o aparecimento de acne.
Para conseguir tudo isso, o ideal é aplicar o tônico duas vezes ao dia: logo depois de lavar o rosto pela manhã e a noite. Inicie a aplicação no centro do rosto e siga para os lados, fazendo movimentos suaves circulares. Aguarde alguns minutos para aplicar o próximo produto e você está pronta!
Fonte: Aline Vieira, dermatologista do Rio de Janeiro; Carla Bortoloto, médica especializada em dermatologia clínica e cirúrgica.