Alergia a cosméticos? Saiba o que fazer. | Dra. Carla Bortoloto

Alergia a cosméticos? Saiba o que fazer.

Alergia a cosméticos? Saiba o que fazer.

Você já passou algum creme hidratante ou algum creme para rugas ou então um cosmético e apresentou uma alergia ao produto? Essa é a chamada dermatite de contato e ela pode ser de dois tipos: a alérgica e a não alérgica ou irritante primária. Segundo a dermatologista Carla Bortoloto, os dois tipos podem surgir em qualquer pessoa e em qualquer momento da vida.

Ela explica que a dermatite alérgica tem um componente imunológico que precisa da exposição repetida a um agente específico que cause alergia – isso é necessário para que um dia o paciente venha a ter um problema de alergia. A dermatite não alérgica pode acontecer também com qualquer pessoa, mas o agente causal nesse caso são os produtos que apenas irritam a pele que teve contato direto com eles, sem precisar de exposição repetida para ser desencadeada.

Sintomas

Os sinais e sintomas mais comuns de uma alergia são coceira no lugar do contato ou à distância, vermelhidão, inchaço e às vezes o surgimento de descamação e bolinhas. Mas cada caso é uma clínica e cada um deve ser analisado em específico.

A alergia acontece principalmente no local de contato, mas se for do tipo alérgica pode acontecer em qualquer parte do corpo e, em algumas situações, se a pessoa permanecer com o contato, as lesões podem até acometer toda a pele, que nesse caso é considerado grave.

E como saber se determinado cosmético vai provocar alergia? A dermatologista explica que esse teste pode ser feito por qualquer pessoa, que seria colocar em uma área específica uma quantidade pequena de produto e deixar agir em torno de 20 minutos. Se nada acontecer é menos comum que alguma alergia venha a acontecer. “Mas esse teste não é fiel a todos os casos. Mesmo esse teste sendo negativo, a pessoa pode desencadear alergia a um produto em qualquer momento da vida dela”, diz Carla.

O que fazer?

Quando acontecer a irritação, o mais indicado é procurar um dermatologista, pois só ele pode analisar se é mesmo um quadro de alergia ou não. Mas o mais importante é afastar o agente que causou a irritação – isso já faz parte do tratamento. Os outros tratamentos devem ser prescritos pelo médico, porque depende muito de um caso para outro.

As alergias também podem ser potencializadas pela exposição ao sol, então a proteção solar mecânica, ou seja, uso de chapéu ou luva ou até roupa com proteção, evita alguns tipos de alergias.

Fonte: www.idmed.terra.com.br

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

8 Comments

  1. Daphinne disse:

    Quem tem alergias A produtos de beleza, terão de se afastar permanentemente dos produtos? Ou Só por um período? Obrigada!

    • Dra. Carla disse:

      Olá Daphine, obrigada por sua mensagem. A alergia é uma doença que qualquer pessoa está sujeita a desenvolver durante a vida, mesmo que já tenha feito uso desse mesmo produto a vida toda. Então, quando se confirma um agente desencadeador de alergia, que pode ser feito através de um teste de contato alérgico, esse agente deve ser sim evitado sempre, pois quando o contato acontecer novamente, o processo alérgico acontecerá também. Mesmo se for feito um tratamento adequado com medicamento anti-alérgico e anti-inflamatório.

      • Tatiana disse:

        Olá Dra. fiz o uso de um disco de peeling depois de alguns dias minha pele feriu está cosando muito e queimada ja tem 1 mês que está descamando bem vermelha , não sei o que fazer pode me ajudar?

        • Dra. Carla Bortoloto disse:

          Olá, me desculpe a demora em responder por aqui. Se quiser, pode entrar em contato conosco pelo WhatsApp (11) 9 5556-1771 e te ajudaremos como for possível.

  2. Raquel soares disse:

    Boa tarde me chamo Raquel estou com um problema não sou acostumada a usar cremes em meu rosto mas teimosa usei e me deu alergia estou com o rosto 10 anos mais velha sinto que queimou minha pele é o problema é que eu não estou no Brasil morro na Itália isso açonteceu aqui a 5 dias a atrás não sei o que fazer para minha pele melhorar estou passando pomada de acadura se puder me ajudar agradeço

    • Dra. Carla Bortoloto disse:

      Olá, Raquel! Tudo bem? Desculpe a demora, ainda precisa de ajuda? Qualquer coisa, contate-nos pelo WhatsApp da clínica (11) 9 5556-1771

  3. Bruna Ribeiro disse:

    Olá me chamo Bruna, esses dias comprei uma loção hidratante para o rosto que acompanha ácido hyaluronic e no primeiro uso foi questão de poucas horas meu rosto encheu de espinhas e umas bolinhas pequenas que parece espinha fiquei com as bochechas dolorida acho que foi por conta das espinhas, sabe me dizer se isso é alguma alergia ao produto ? Devo parar de usar ?

    • Dra. Carla Bortoloto disse:

      Olá, Bruna! Tudo bem? Para saber se é alergia ou não, precisaria examinar sua pele. Se quiser, pode entrar em contato conosco pelo WhatsApp (11) 9 5556-1771 Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alergia a cosméticos? Saiba o que fazer.
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade