Unhas lindas e saudáveis | Dra. Carla Bortoloto

Unhas lindas e saudáveis

Desvende os maiores mitos e verdades das unhas para deixá-las lindas e saudáveis

Especialistas comentam os equívocos e acertos no cuidado e na esmaltação

Ter unhas longas e bonitas nem sempre é fácil, ainda mais com tantos conselhos sobre como cuidar delas corretamente ou até mesmo fazer o seu esmalte durar mais. Para você acertar em cheio e deixar de lado tudo que não é prático ou funcional, descubra o que realmente existe de verdadeiro entre os maiores mitos sobre o tema.

FORMATOS ARREDONDADOS QUEBRAM MENOS

VERDADE. Manter as unhas arredondadas pode ser uma ótima pedida para quem está sempre lascando as pontinhas. “Elas acabam sendo mais difíceis de quebrar por não terem pontas laterais que podem enganchar e bater com tanta facilidade, a borda é mais lisa então ela não lasca”, explica a manicure CONCEIÇÃO PIMENTEL, da Esmalteria Nacional.

É PRECISO TIRAR AS CUTÍCULAS AO FAZER AS UNHAS

MITO. Além de não ser necessário, retirar as cutículas é perigoso e nada recomendável do ponto de vista da saúde. “Arrancá-las faz com que você deixe as unhas totalmente disponíveis para a entrada de microrganismos, como fungos e bactérias, que facilitam infecções. Além disso, TIRAR PODE GERAR UM PROCESSO INFLAMATÓRIO QUE A LONGO PRAZO PODE DAR DISTROFIA UNGUEAL, deformando suas unhas”, alerta a dermatologista CARLA BORTOLOTO, especializada em dermatologia clínica e cirúrgica.

TEMPERATURA INTERFERE NA BELEZA DA ESMALTAÇÃO

COLOQUE AS MÃOS NA ÁGUA PARA ABAIXAR A TEMPERATURA ANTES DE ESMALTAR. FOTO: FUSE

VERDADE. Tanto a temperatura das mãos quanto a do esmalte influenciam na durabilidade e na beleza da sua esmaltação, portanto, tome alguns cuidados simples antes de iniciar a pintura. “O calor interfere tanto na hora de aplicar, quanto ao estocar o esmalte. Se você guardar perto de calor e luz vai alterar o produto. AO PINTAR, MÃOS QUENTES DÃO BOLINHAS E FAZEM DURAR MENOS, então o ideal no verão é você colocar os dedos na água gelada ou ao menos segurar uma garrafinha com água gelada para que esfriem um pouco”, ensina Conceição.

ACETONA É MELHOR QUE O REMOVEDOR DE ESMALTE

MITO. Apesar de parecer mais eficiente na remoção do esmalte, a acetona age da mesma maneira que o removedor, e a escolha vai de acordo com a sua preferência. “Ambos tem a função de remover a tinta do esmalte, só que o removedor é menos abrasivo e não causa tanta irritação. A ACETONA PODE DAR ALGUMA REAÇÃO ALÉRGICA EM CERTAS PESSOAS, MAS SE VOCÊ NÃO TEM PODE UTILIZAR SEM NENHUM PROBLEMA”, garante a dermatologista.

TOP COAT AUMENTA A DURABILIDADE DO ESMALTE

TOP COAT E EXTRA BRILHO REALMENTE PROTEGEM O ESMALTE. FOTO: DEKLOFENAK/ISTOCK

VERDADE. Se você sempre passa o top coat vai gostar de saber que está correta, isso realmente ajuda o seu esmalte a permanecer bonito por mais tempo. “TANTO ELE QUANTO O EXTRA BRILHO AJUDAM NA DURABILIDADE, PORQUE FORMAM UMA PELÍCULA PROTETORA NO ESMALTE, e acaba que são eles que riscam com agentes externos. Se ficar opaco, é só reaplicar”, indica a manicure.

VOCÊ PRECISA DEIXAR A UNHA RESPIRAR

MITO. Provavelmente você já foi aconselhada a deixar as unhas sem esmalte por alguns dias, mas acredite, isso não é necessário para cuidar bem delas. “A unha não respira, ela não tem órgão respiratório. O ato de esmaltar as unhas tem a principal função de embelezá-las, e ao tirar você só está perdendo nesse aspecto, NÃO FAZ DIFERENÇA NENHUMA NA SAÚDE DELAS”, esclarece a doutora Carla.

LIXAR DEMAIS PREJUDICA AS UNHAS

USE LIXAS DE BAIXA ABRASIVIDADE E SOMENTE UMA VEZ NA SEMANA. FOTO: STOCKBYTE

VERDADE. Lixar a superfície da unha ajuda o esmalte a penetrar melhor, mas só é uma boa ideia se você respeitar alguns pontos importantes. “Para lixar você precisa de uma gramatura ideal de lixa para não agredir e só fazer a correção, caso contrário vai afinar. TEM QUE SER UMA LIXA DE BAIXA ABRASIVIDADE E APENAS UMA VEZ POR SEMANA”, adverte Conceição.

BASE PROTEGE

MITO. Mesmo que a base favoreça o resultado final da esmaltação, ela não tem nenhuma vantagem quanto à proteção, como conta a dermatologista Carla: “o ESMALTE E A BASE SÃO COMPONENTES QUÍMICOS IDÊNTICOS, A ÚNICA DIFERENÇA É QUE UM É TRANSPARENTE E O OUTRO É COLORIDO. Ele pode ter diferença em relação à durabilidade e beleza do esmalte, mas não para a saúde. As únicas que realmente ajudam são as manipuladas com seu dermatologista com tratamentos e nutrientes específicos”.

SPRAY SECANTE É MELHOR QUE ÓLEO SECANTE

MITO. Os produtos tem a mesma finalidade e ambos cumprem o que prometem, o que muda é apenas a praticidade e a maneira como atuam. “O SPRAY SECA O ESMALTE DE BAIXO PARA CIMA, ENQUANTO O ÓLEO FAZ O CAMINHO INVERSO. Eles vão funcionar muito bem, mas o spray acaba sendo mais rápido por pulverizar toda a unha e fazer a secagem completa desde a base”, diz Conceição.

UNHAS TAMBÉM PRECISAM DE HIDRATAÇÃO

HIDRATE AS UNHAS DIARIAMENTE COM O MESMO PRODUTO USADO PARA O CORPO. FOTO: OLGAMILTSOVA/ISTOCK

VERDADE. As suas unhas realmente precisam dos mesmos cuidados que pele e cabelo para se manterem bonitas, portanto, nada de se esquecer delas em sua rotina. “ESSA HIDRATAÇÃO PODE SER FEITA COM ÓLEOS, HIDRATANTES QUE VOCÊ USA PARA O CORPO, OU QUALQUER ATIVO QUE VOCÊ APLIQUE NA SUA PELE. Basta passar bem na região todos os dias, massageando ao redor das unhas e nas cutículas para que penetre adequadamente. Mas vale dizer que a ingestão de água é a melhor fonte de hidratação e esses produtos vão apenas manter”, aconselha Carla.

BASES FORTALECEDORAS SÃO MELHORES

MITO. Muitas bases são vendidas com a promessa de fortalecer as unhas, mas a verdade é que o seu efeito é apenas cosmético e ainda pode apresentar riscos, como aponta a dermatologista: “NA MAIORIA DAS VEZES ELAS APRESENTAM O FORMALDEÍDO, QUE AS DEIXA GROSSAS E DURAS, MAS PROPORCIONAM REAÇÕES ALÉRGICAS IMPORTANTES. Elas não devem ser usadas, assim como os produtos chamados de casco de cavalo”.

UNHAS FALSAS PREJUDICAM AS NATURAIS

ATÉ MESMO OS ESMALTES EM GEL PODEM DEIXAR AS UNHAS MAIS FRACAS. FOTO: BELCHONOCK/ISTOCK

VERDADE. Por mais moderno que seja o método escolhido, unhas falsas vão enfraquecer as naturais, portanto, avalie se realmente vale a pena correr o risco. “Elas não são seguras, causam uma destruição e fragilidade da lâmina ungueal, o que impede que elas cresçam facilmente e aumentam as irritações. ATÉ MESMO A UNHA EM GEL É MUITO ABRASIVA E RUIM A MESMA MANEIRA. As opções que são seguras são as postiças em adesivo, que ficam poucos dias e não precisam de colas fortes”, adverte Carla.

PASSAR ÓLEO DE CRAVO ENDURECE

MITO. Pode deixar de lado o gasto com o óleo de cravo, pelo menos se o que você espera é conseguir unhas mais fortes. “O ÓLEO DE CRAVO TEM COMO FUNÇÃO HIDRATAR AS SUAS UNHAS, ELE IMPEDE O RESSECAMENTO e ainda traz o efeito hidratante. Como a unha fica mais saudável as pessoas acabam achando que ele tem esse efeito de aumentar a força, mas não é isso que acontece”.

Fonte: www.daquidali.com.br

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Unhas lindas e saudáveis
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade