Tire todas as suas dúvidas sobre depilação a laser

8 perguntas e respostas sobre depilação a laser

Depilação a laser na axila

A depilação a laser está entre os procedimentos dermatológicos com fins estéticos mais procurados aqui na clínica. Por promover eliminação (ou pelo menos redução drástica) de pelos em praticamente todos os locais do corpo, esse tipo de depilação é uma verdadeira mão na roda na rotina de quem sofre com lâminas ou ceras para ficar com a pele lisinha.

A seguir, respondo a algumas dúvidas comuns sobre o procedimento.

1. O que é laser?

O termo corresponde à sigla inglesa para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation. Na prática, é uma tecnologia que produz radiação eletromagnética utilizada com diversas finalidades. No caso de procedimentos dermatológicos, essa forma de energia atinge determinado “alvo” na pele promovendo sua modificação física, química ou biológica. Quando falamos em depilação a laser, esses alvos são os pelos.

2. O que é depilação a laser?

Depilação é a remoção intencional de pelos de regiões do corpo, de forma duradoura ou temporária (com ceras, lâminas ou cremes, por exemplo). A versão a laser é eficaz em quase todas as áreas corporais, sendo que vários tipos de laser podem ser usados para se obter resultados prolongados. Isso acontece porque, durante a aplicação, a energia emitida pelo aparelho é atraída pela pigmentação (melanina) do folículo piloso (a “raiz” do pelo), levando ao seu enfraquecimento e destruição.

3. Qual a diferença entre depilação a laser e fotodepilação?

A principal diferença é a especificidade da luz emitida pelo aparelho. Na depilação a laser, toda a energia é concentrada e absorvida pela melanina do pelo. Isso faz com que somente a “raiz” seja atingida e destruída, impedindo progressivamente seu crescimento. Já na fotodepilação, a energia é dispersa e absorvida também por outras estruturas, deixando de atuar especificamente no pelo. Isso causa seu enfraquecimento, mas não a completa destruição do folículo piloso.

4. É possível remover qualquer tipo de pelo com a depilação a laser?

Embora os pelos escuros e grossos sejam os que melhor respondem ao tratamento, atualmente, a grande variedade de tecnologias disponíveis permite o tratamento de todos os tipos de pelo (exceto os brancos) em todos os tipos de pele (inclusive negra ou bronzeada).

5. Para quem a depilação a laser é indicada?

Pessoas que apresentam pelos encravados com frequência; quem sofre com irritação na pele após uso de lâminas, ceras ou cremes depilatórios; em caso de hipertricose e hirsutismo (aumento de pelos em locais indesejados, como na região de barba nas mulheres); e, claro, qualquer pessoa que deseja eliminar ou reduzir os pelos em determinada área do corpo por questão estética mesmo.

6. E existem contraindicações para o procedimento?

As contraindicações envolvem pessoas com pele machucada, gestantes ou portadores de algum tipo de doença cutânea como psoríase, lúpus ou infecção. Mulheres e homens com pelos muito claros e finos podem ter algum impedimento, já que, por falta de melanina para o laser, o resultado do procedimento pode não ser satisfatório.

7. Depois que fizer depilação a laser, não terei mais pelos?

O resultado do tratamento varia de paciente para paciente, pois fatores como a cor da pele, a pigmentação e a espessura do pelo são determinantes para o retorno (ou não) do pelo depois do procedimento. Alterações hormonais podem influenciar, prejudicando o resultado do tratamento ou aumentando a necessidade de sessões. Ainda assim, é interessante que sessões de manutenção sejam feitas periodicamente para que o resultado se mantenha.

8. Quantas sessões são necessárias para um bom resultado?

O número de sessões dependerá da área tratada, da densidade dos pelos e do ciclo de crescimento. Dificilmente o problema se resolve em uma única sessão porque o laser enfraquece o folículo apenas quando o pelo está na fase de crescimento, e isso varia de uma pessoa para outra. Mas alguns fatores são certos: o procedimento dura apenas alguns minutos e, após cada sessão, você pode retomar suas atividades diárias, desde que não exponha a área tratada ao sol.

Se você quer se ver livre dos pelos, sem sofrer com os métodos tradicionais de depilação, entre em contato. Vou adorar avaliar o seu caso e conversar mais sobre o uso do laser!

Quer saber mais dicas e novidades em saúde e beleza? Continue navegando pelo meu blog!

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 perguntas e respostas sobre depilação a laser
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade