Mesoterapia permite atuação pontual sobre a gordura localizada

Mesoterapia pode ser aliada no combate à gordura localizada

Procedimento de aplicação na gordura da barriga

A mesoterapia (ou intradermoterapia) é uma técnica em que se aplica medicamentos diretamente em camadas mais profundas ou até nos músculos. Tanto o local da aplicação quanto as substâncias utilizadas têm finalidades específicas – e elas variam bastante! Por isso, o procedimento é individualizado e depende de uma avaliação de dermatologista.

Vamos saber mais sobre como essa aplicação é feita.

O que acontece na mesoterapia

Depois de conhecer a queixa da pessoa, o dermatologista determina a substância ou combinação de substâncias que pode ajudar a tratar o problema. Em geral, são usadas diversas vitaminas e minerais; extratos de ervas medicinais; hormônios; enzimas e até medicamentos como antibióticos e vasodilatadores. Tudo depende da necessidade e do objetivo.

A aplicação dessa fórmula é feita com agulhas que atingem uma profundidade que pode variar entre 3 e 8mm a partir da superfície da pele. Para isso, podemos usar injeções convencionais ou aparelhos eletrônicos com várias agulhas.

Quanto mais profunda a aplicação, melhor a fórmula atua na região tratada. E essa é uma das vantagens da mesoterapia: a atuação é precisa. Pesando, por exemplo, no tratamento contra queda de cabelo. Se você toma um medicamento via oral, ele se “espalha” pelo corpo todo até alcançar o couro cabeludo. Isso não acontece quando a substância é inserida diretamente no local do tratamento, como acontece na mesoterapia.

E já que estamos falando em queda de cabelo, essa é apenas uma das indicações da técnica. Além dela, podemos usar a mesoterapia para atenuar sinais do envelhecimento, tratar a celulite, estrias, olheiras e, claro, atacar a gordura localizada.

Vamos ver como isso acontece?

Mesoterapia contra gordura localizada

A atuação da mesoterapia contra gordura localizada é a seguinte: é usada uma combinação de substâncias capaz de destruir a célula de gordura e tornar o seu conteúdo mais fluido. Isso torna essa gordura mais disponível para que o organismo a elimine naturalmente.

Antes que você se empolgue com a ideia de fazer injeções pelo corpo todo, vale dizer que esse efeito só pode ser obtido em camadas mais finas de gordura. Para tratar regiões com acúmulo mais espesso (como na barriga ou nos flancos), normalmente se recomenda outras técnicas, como criolipólise ou radiofrequência. Além da combinação dieta + exercícios físicos ou outras medidas que possam tratar excesso de peso e obesidade, se for o caso.

A mesoterapia pode ser destinada a regiões mais específicas, como papada, a gordurinha da dobra do braço ou aquela que fica nos joelhos, por exemplo.

Os resultados do procedimento dependem muito do objetivo que se quer alcançar, da forma como organismo da pessoa vai lidar com as substâncias aplicadas e, claro, do estilo de vida.

Em geral, nota-se alguma diferença na terceira sessão, mas a recomendação pode variar de 5 a 10 sessões. Cada sessão dura mais ou menos meia hora e pode ser feita uma vez na semana.

Pensando especificamente em gordura localizada, é fundamental que se alie a mesoterapia a uma alimentação saudável e balanceada, correta hidratação e, se possível, prática regular de atividade física.

Assim, além de ganhar saúde e qualidade de vida, pode ficar mais fácil manter os resultados obtidos com o procedimento.

Quer saber como é a recuperação ou se a mesoterapia tem contraindicações? Veja a seguir.

Quem não pode fazer mesoterapia

Depois da mesoterapia, podem surgir sintomas como pequenos hematomas nos locais das aplicações, vermelhidão, inchaço e coceira. Tudo isso deve ser acompanhado pelo médico, que vai fazer orientações específicas para cada caso.

É interessante que, após o procedimento, a pessoa evite atrito nos locais de aplicação (roupas leves é sempre interessante nesse caso) e use protetor solar para evitar o aparecimento de manchas na pele.

É importante, ainda, evitar outras técnicas dermatológicas que manipulem a região tratada. Se for do interesse da pessoa buscar outras intervenções estéticas, o médico dirá qual será o melhor momento para isso.

Quanto às contraindicações, a mesoterapia não pode ser usada em pessoas com doenças autoimunes (como o lúpus, por exemplo), esteja como alguma disfunção dermatológica no local do tratamento ou tenha alergia a alguma substância aplicada.

Durante a gravidez ou amamentação, a mesoterapia também é contraindicada porque as substâncias podem fazer mal ao feto ou chegar até o leite materno.

Se você tem gordura localizada e acha que a mesoterapia pode ajudar no seu caso, entre em contato. Vou adorar avaliar o seu caso e conversar mais sobre o assunto!

Quer saber mais dicas e novidades em saúde e beleza? Continue navegando pelo meu blog!

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mesoterapia pode ser aliada no combate à gordura localizada
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade