Ácido Hialurônico: saiba o que é esse composto e como usar

Conheça o ácido hialurônico, queridinho do skincare, suas formas de uso e para que serve

Mulher passando por tratamento com ácido hialurônico

Se você está em busca de uma pele mais jovem e saudável, provavelmente já ouviu falar do ácido hialurônico, o queridinho do skincare de muitas pessoas. Mas o que exatamente é esse composto e como deve ser usado para melhorar a aparência da pele? Continue a leitura e saiba mais sobre o que é o ácido, como ele funciona, as principais formas de uso e para que serve.

O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida pelo nosso corpo e que está presente em diversos tecidos, como as articulações, os olhos e principalmente a pele. Ele é responsável por manter a hidratação e a elasticidade da pele, pois possui propriedades estimulantes de colágeno, além de ter propriedades anti-inflamatórias.

Embora nosso corpo o produza naturalmente, a quantidade vai reduzindo ao longo do envelhecimento (a partir dos 25 anos). Por isso, com o avançar da idade, surgem rugas, marcas de expressão, perda de volume na pele e aumento de flacidez.

O composto também pode ser extraído e produzido artificialmente através da fermentação de substratos vegetais. Por isso, é possível encontrá-lo em diversos produtos cosméticos, como cremes, séruns e máscaras faciais e também de forma injetável, como nos preenchimentos faciais e labiais.

Formas de uso do ácido hialurônico

Há três formas de utilização do composto, são elas:

1. Injetável

O uso do ácido hialurônico injetável é comum por pessoas que desejam rejuvenescer a pele ou corrigir imperfeições no rosto, como rugas e marcas de expressão, principalmente nas áreas da testa, ao redor dos olhos (pés de galinha) e no canto da boca.

Este composto gelatinoso também é popular para tratar olheiras e cicatrizes de acne, bem como para aumentar o volume das bochechas e lábios (preenchimentos).

Preenchimentos

O preenchimento com ácido hialurônico é um dos procedimentos estéticos mais populares atualmente. Ele consiste na aplicação do ácido em pontos estratégicos do rosto, com o objetivo de preencher rugas e linhas de expressão, além de melhorar o contorno facial e aumentar o volume dos lábios.

Os resultados dos preenchimentos são imediatos e a duração pode variar de 6 a 12 meses, dependendo do tipo de produto utilizado e do metabolismo de cada pessoa.

Lembre-se: realize os preenchimentos com ácido hialurônico apenas com profissionais qualificados e experientes. Além disso, siga todas as recomendações do médico para alcançar os melhores resultados e evitar possíveis complicações.

2. Tópico

O ácido hialurônico é frequentemente incluído em produtos cosméticos, por isso, os dermatologistas a prescrevem o uso tópico da substância para retardar o processo de envelhecimento da pele.

Além disso, os cremes são mais indicados para prevenir os sinais do envelhecimento do que para repará-los. Por isso, consulte um dermatologista para avaliar sua pele e indicar o melhor para você.

3. Suplementar

O uso do ácido hialurônico como suplemento tem autorização da ANVISA desde 2019, mas apenas para maiores de 19 anos. No entanto, como suplemento, a substância não direciona seus efeitos, por isso, ela afeta o corpo todo.

Além desses usos, é importante reforçar outros três pontos:

  • Apesar de ser mais popular, o uso do ácido hialurônico não é exclusivo para o rosto, é possível utilizá-lo em outras partes do corpo, como as mãos e os joelhos.
  • O procedimento é realizado com anestesia local e, por isso, a maioria dos pacientes relata apenas um leve desconforto durante a aplicação.
  • É possível remover o ácido hialurônico através de um procedimento chamado de “degradação enzimática”. No entanto, é importante lembrar que a remoção deve ser realizada por um profissional qualificado e experiente.

Para que serve ácido hialurônico?

O uso do ácido hialurônico está diretamente ligado a relação com o colágeno e o alto poder de hidratação da molécula.

– Melhora da aparência de rugas e linhas de expressão

As rugas e as linhas de expressão surgem devido à perda de colágeno e, consequentemente, perda de sustentação, firmeza e preenchimento da pele. Nesse caso, o uso pode ser tanto de forma tópica, por meio de dermocosméticos, quanto de forma injetável.

– Hidrata intensamente

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a hidratação é a maior característica do ácido hialurônico, pois ele tem uma alta capacidade de retenção de água. Por isso, ele consegue manter a pele hidratada, com viço, radiante e com uma aparência saudável.

– Diminui os sinais do envelhecimento

O ácido hialurônico é capaz de chegar às camadas mais profundas da pele. Por isso, é possível reestruturar as fibras elásticas e o colágeno trazendo de volta preenchimento, firmeza e sustentação dos tecidos.

Existe contraindicação para ácido hialurônico?

Embora o ácido hialurônico seja uma substância naturalmente produzida pelo nosso corpo, é contraindicado para pessoas com alergias ou sensibilidade ao composto, assim como gestantes e lactantes.

Leia mais sobre saúde e beleza no meu blog.

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça o ácido hialurônico, queridinho do skincare, suas formas de uso e para que serve
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade