
Os ovos de chocolate são praticamente um sinônimo dessa data comemorativa. Por isso, nada mais natural do que, depois de se esbaldar nas guloseimas, venha a preocupação de como garantir um detox para a pele pós-Páscoa.
É claro que ter esse cuidado não significa deixar de aproveitar as delícias do período, mas adotar medidas capazes de minimizar efeitos indesejados, em especial sobre quem já tem um histórico desse tipo de alteração na pele, que não é exclusividade dos adolescentes.
A relação entre chocolate e acnes
As acnes, conhecidas sobretudo pelas suas manifestações na forma de cravos e espinhas, são resultado do processo inflamatório decorrente da obstrução dos folículos pilossebáceos, estruturas da pele que alojam os pelos e as glândulas sebáceas (produtoras da oleosidade).
Como a Sociedade Brasileira de Dermatologia destaca, o impacto das acnes vai além do incômodo causado pelas lesões, que podem ficar inchadas e doloridas: é comum que pacientes com essa alteração relatem profundo desconforto estético, com consequências negativas sobre a autoestima e a capacidade de interagir socialmente.
Mas onde o chocolate entra nessa história? É bem provável que você já tenha ouvido que comer a iguaria feita à base de cacau aumenta o número de cravos e espinhas.
Isso, em tese, faz sentido, sobretudo quando se considera que a maioria das barras, ovos e bombons traz na composição grandes quantidades de gordura, açúcar e outros aditivos.
De qualquer maneira, a forma como essa influência pode se dar depende também da predisposição que cada pessoa tem para o desenvolvimento das erupções na pele.
Assim, ao exagerar na dose, quem está nesse grupo talvez note um volume maior de acnes nas semanas seguintes.
Fatores hormonais, suor excessivo, exposição a produtos oleosos ou mesmo o acúmulo de sujeira na superfície também favorecem o agravamento da queixa.
As melhores recomendações para reverter possíveis danos à pele
Depois que a Páscoa vai embora e todo o chocolate termina, é possível adotar uma série de iniciativas que, em conjunto, contribuem para uma pele saudável, bonita e, acima de tudo, livre de acnes.
1. Beba bastante água e retome a alimentação do dia a dia
Com toda a mudança na alimentação nos dias anteriores, provavelmente o líquido fundamental para a hidratação do corpo tenha sido deixado um pouco de lado.
Por isso, vale a pena reforçar a ingestão de água, o que contribui para que o metabolismo do organismo trabalhe adequadamente e para a manutenção de uma pele com boas condições.
Na hora das refeições, tente limitar a quantidade de açúcar e gordura dos pratos, priorizando os legumes, verduras, frutas e cereais (integrais, se possível).
2. Lave o rosto com cuidado
Higienizar a pele do rosto é parte importante da prevenção de novos cravos e espinhas. Mas, para surtir o efeito esperado, essa medida precisa ser feita seguindo algumas recomendações. Assim, o ideal é:
- lavar o rosto duas vezes ao dia (de manhã e antes de dormir);
- usar sabonete próprio para esse fim, de modo a não aumentar a oleosidade da superfície;
- optar por água fria ou morna;
- secar a pele sem esfregar a toalha.
Todo esse processo reduz a quantidade de óleo acumulado, diminui a concentração de microrganismos envolvidos no processo inflamatório e ajuda a eliminar resíduos (como os de maquiagem, por exemplo).
Leia também: Confira dicas para lidar com espinhas internas
3. Hidrate a pele regularmente
Deixar de lado a hidratação da pele costuma ser um equívoco comum na hora de gerenciar as acnes.
Mas, além de evitar a irritação da superfície, manter a hidratação em dia evita o chamado efeito rebote, comum às peles muito secas e em quem exagera na esfoliação. O que acontece é que, para compensar a ausência de umidade natural, as glândulas sebáceas passam a trabalhar com mais intensidade.
Em uma pessoa suscetível, esse gatilho aumenta a chance de obstrução dos poros, que desencadeia as acnes justamente pelo sebo adicional.
No entanto, é preciso ter atenção com o hidratante escolhido. Além da textura não oleosa, ele deve ser não-comedogênico, ou seja, não contribuir com o entupimento dos poros.
4. Use protetor solar compatível com o tipo de pele
Mesmo nos dias em que o Sol não parece brilhar com força, a proteção solar é indispensável. Ela evita manchas que são difíceis de serem revertidas e desacelera o envelhecimento da pele.
Para quem lida com as acnes, o produto escolhido deve ter uma fórmula livre de óleos e, se possível, possuir uma ação secativa. Se houver dúvida de qual opção escolher, vale sempre a pena falar com o seu dermatologista.
5. Jamais esprema as espinhas
Por fim, independentemente de qualquer coisa, acnes de qualquer tamanho e cor não devem nunca ser espremidas.
Essa é a pior maneira de lidar com as lesões. A ação frequentemente deixa cicatrizes permanentes e expõe a pessoa ao risco de infecções potencialmente sérias pelo contato da ponta dos dedos com a ferida aberta.
Seja como for, essas recomendações de detox para a pele pós-Páscoa são úteis para quem quer aproveitar a data sem abrir mão do que ela tem de melhor, ao mesmo tempo em que mantém o cuidado para prevenir as acnes e outras complicações.
Quer ler mais sobre o tema? Então conheça melhor diferentes opções de tratamento para a acne.