Tratamento da acne: entenda as opções e veja como pode ser feito

Conheça os diferentes tratamentos da acne

Mulher reparando em sua acne

Acne é o nome dado a cravos e espinhas que surgem devido a um processo inflamatório da pele. Muito frequente na fase da adolescência, também pode ocorrer na vida adulta, principalmente em mulheres — e os hormônios têm tudo a ver com isso.

Vamos entender como isso acontece.

Questão hormonal é uma das principais causas de acne

Hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade, são os principais responsáveis pelas alterações das características da pele, abrindo as portas para o surgimento da acne.

Os hormônios sexuais, chamados andrógenos e estrógenos, são produzidos pelos ovários, pelos testículos e também pelas glândulas suprarrenais: duas pequenas glândulas situadas sobre os rins.

A produção dos andrógenos é maior nos homens e a dos estrógenos, nas mulheres. São os andrógenos os responsáveis pelo início do funcionamento das chamadas glândulas sebáceas que são mais ativas na face, peito, costas e couro cabeludo.

Essas glândulas estão presentes desde o nascimento. Mas são mais ativas na puberdade, época em que, em pessoas com predisposição genética, desencadeia mudanças relacionadas ao conteúdo de gordura da pele e do couro cabeludo.

O ciclo menstrual também interfere no funcionamento dessas glândulas. Por isso, a acne adulta é mais comum entre o público feminino, que passa por alterações hormonais ao longo de toda a vida, inclusive durante a gestação.

E como saber que uma espinha aqui, outra ali, é ou não sinal de acne? Veja quais são os principais sintomas do problema.

Como reconhecer os sinais de acne e os principais fatores de risco

Além da questão hormonal, a acne pode ocorrer (ou piorar) por conta de situações de estresse, uso de certos medicamentos (como corticoides e vitaminas do complexo B), exposição exagerada ao sol, contato com óleos ou produtos gordurosos e, principalmente, por conta do hábito de “espremer” cravos e espinhas.

Os sintomas principais de acne são:

• Comedões (cravos);
  • Pápulas (lesões sólidas arredondadas, endurecidas e eritematosas);
  • Pústulas (lesões com pus);
  • Nódulos (lesões caracterizadas pela inflamação, que se expandem por camadas mais profundas da pele e podem levar à destruição de tecidos, causando cicatrizes);
  • Cistos (maiores que as pústulas, inflamados, expandem-se por camadas mais profundas da pele, podem ser muito dolorosos e deixar cicatrizes).

Essas lesões aparecem com mais frequência no rosto, mas também podem ocorrer nas costas, ombros e peito.

Uma vez que o quadro está instalado, o melhor a fazer é procurar tratamento com um dermatologista o mais rápido possível.

Achar que acne é “coisa da idade” ou uma condição que vai se resolver sozinha, com o tempo, pode ser arriscado. Além de piora das lesões, há risco de a pele sofrer não só com inflamações e infecções, mas também com manchas e cicatrizes — e isso pode afetar tanto a estética quanto a autoestima, especialmente dos adolescentes.

A seguir, vamos conhecer as principais condutas para o tratamento da acne.

O tratamento da acne deve ser individualizado

Como disse anteriormente, o hábito de mexer em cravos e espinhas pode aumentar o risco de se desenvolver acne. Assim, quem já está sofrendo com o problema não deve, jamais, fazer isso. Esse é o primeiro passo de qualquer tratamento.

O que vem a seguir vai variar de acordo com a gravidade e a localização da acne, e em função de características individuais. Nessa avaliação, é necessário verificar se há lesões não inflamatórias (cravos) e/ou inflamatórias (espinhas, nódulos, cistos) e/ou cicatrizes.

Em formas leves, o tratamento da acne pode ser apenas local, com aplicação de um ou mais produtos específicos. Quando o quadro não evolui, pode-se recomendar tratamento via oral em associação ao uso de medicamento tópico. Dependendo do caso, até antibióticos podem entrar em cena para o devido cuidado da pele.

Além disso, existe o tratamento hormonal, com anticoncepcionais orais. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, quando não há uma boa resposta aos tratamentos e se percebe uma tendência para cicatrizes ou um importante impacto negativo na qualidade de vida, essa pode ser uma opção interessante. Mas um detalhe: os anticoncepcionais só são utilizados no tratamento de acne quando não há contraindicações.

Quanto aos procedimentos estéticos, eles podem fazer parte do tratamento como complementos a essas condutas. Entre os mais recomendados estão:

• Extração de cravos;
  • Drenagem de abscessos;
  • Infiltração com corticoides em lesões nodulares muito inflamadas ou em cicatrizes elevadas;
  • Peelings e esfoliações químicas;
  • Microdermabrasão;
  • Uso de alguns tipos de laser e luzes.

Vale lembrar que manter a pele sempre limpa e se proteger adequadamente do sol também são medidas essenciais para complementar o tratamento da acne.

A seguir, confira algumas dicas de como evitar o problema.

Prevenção depende do estilo de vida

A prevenção começa com uma rotina de cuidados: higiene adequada com um sabonete ou produto de limpeza indicado especialmente para pela acneica ou oleosa. Mas atenção: ainda que a limpeza seja essencial, quando excessiva, pode jogar contra o objetivo de prevenir a acne, causando irritação da pele e piora das lesões já existentes.

Outro ponto importante sobre os cuidados para se evitar acne é deixar na prateleira os produtos e cosméticos que possam aumentar a oleosidade da pele. Isso significa tudo que for cremoso demais, inclusive protetor solar e maquiagem. Em geral, as formulações em gel, sérum e sem óleo são as mais indicadas.

Mas e a alimentação, como entra na rotina de prevenção? Como a acne tem um forte componente genético e hormonal, não existe uma relação direta do seu aparecimento e a dieta. No entanto, quando não há ingestão adequada de vitaminas e minerais, todos os processos da pele são afetados, podendo aumentar a predisposição à acne.

Assim, fique de olho no prato e dê preferência a alimentos in natura em todas as suas refeições!

Se você se identifica com os sintomas de acne, entre em contato. Juntos, vamos encontrar o melhor tratamento para o seu caso, respeitando seu estilo de vida.

Quer saber mais dicas e novidades em saúde e beleza? Continue navegando pelo meu blog!