Veja 4 dicas para tirar cravos do nariz

Confira 4 dicas para tirar cravos do nariz

Mulher apontando para nariz para indicar cravos

Você já ouviu falar em glândulas sebáceas? São elas as principais responsáveis pelo surgimento dos cravos no nariz e outras partes do rosto. Concentradas principalmente na zona T (testa, nariz e queixo), as glândulas produzem um fluido gorduroso: o famoso sebo. Quando ele é produzido em excesso, os cravos começam a aparecer. O motivo? O sebo estimula as células da parede interna dos folículos pilosos. Isso faz com que eles se desprendam e criem um bloqueio na superfície da pele, formando os indesejados cravos.

Mas afinal, o que são cravos exatamente?

Os cravos, também chamados de comedões, são aqueles pontinhos pretos ou brancos que aparecem em diversas partes do rosto, principalmente no nariz. Assim como as espinhas, que acontecem quando o folículo sofre com um crescimento bacteriano em seu interior, gerando inflamação, os cravos no nariz também causam muitos impactos na autoestima. E embora a condição seja mais comum em peles oleosas, eles podem aparecer em todos os tipos de pele.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), existem diversos tipos de acnes. Os comedões se enquadram na categoria Acne Grau I, considerado o grau mais leve.

Veja 4 dicas de procedimentos para retirar os cravos do nariz

A higienização do rosto com produtos específicos é importante para remover algumas impurezas, no entanto, não é recomendado que os cravos do nariz sejam retirados em casa. A ação de espremer os cravos pode causar cicatrizes, manchas e até espinhas. Por isso, a recomendação é sempre procurar um dermatologista para que ele realize o procedimento ideal ou indique produtos específicos para cada tipo de pele. 

Existem diversos tratamentos que podem ser feitos em um consultório dermatológico e que trazem ótimos resultados. Veja alguns deles:

1. Limpeza de pele

A limpeza de pele feita por um profissional é uma opção eficiente para controlar os cravos no nariz. Isso porque, quando feita, ela desobstrui os poros e remove de maneira mais profunda a oleosidade, toxinas e resíduos da cútis. Quando o procedimento é realizado, o excesso de óleo produzido pelas glândulas sebáceas é removido, o que torna a limpeza de pele um ótimo complemento do tratamento não só dos cravos, mas também de alguns tipos de acne mais severas.

2. Esfoliação

Ideal para remover as células mortas e impurezas da pele, a esfoliação é indispensável para combater os cravos do nariz. O procedimento faz com que o acúmulo de resíduos seja controlado, evitando a obstrução dos poros e, consequentemente, a formação dos comedões. Além de ajudar no combate aos cravos, a esfoliação deixa a pele lisinha e com o aspecto mais saudável.

3. Lasers

Esse é um tipo de limpeza de pele que usa a tecnologia do laser para remover as impurezas. Existem diversos tipos de tratamentos que utilizam lasers e, no geral, o procedimento é capaz de remover cravos, desobstruir os poros e ainda deixar a pele mais hidratada e oxigenada. Alguns eliminam as bactérias com o uso de luz, outros estimulam a produção de colágeno e há ainda aqueles que removem também as manchas e cicatrizes causadas pelo problema.

4. Cremes de uso tópico

Existem inúmeros tipos de cremes, máscaras e produtos de uso tópico que podem ser uma ótima opção para quem deseja se livrar dos cravos no nariz. Vale lembrar que é importante sempre consultar um dermatologista antes de usá-los. Cremes que contêm ácido salicílico, ácido hialurônico, peróxido de benzoíla, entre outros, agem na pele de forma benéfica, ajudando a eliminar os poros e deixando a cútis saudável.

Quais as causas para o surgimento de cravos no nariz?

O principal fator que causa o aparecimento dos cravos no nariz é a oleosidade da pele que, em excesso, acaba obstruindo os poros, ocasionando no surgimento dos comedões. Existem outros fatores que podem fazer com que a oleosidade da pele aumente e que os cravos apareçam. São eles:

  • Má alimentação;
  • Exposição excessiva ao sol;
  • Tensão emocional e estresse;
  • Poluição;
  • Não retirar a maquiagem corretamente;
  • Uso de hidratantes oleosos;
  • Predisposição genética.

É possível prevenir os cravos no nariz?

Sim, com algumas medidas simples é possível prevenir o aparecimento dos cravos. O primeiro passo é manter uma rotina diária de cuidados com a pele. Lavar o rosto duas vezes ao dia, com sabonete neutro ou produtos dermatológicos específicos, é fundamental para diminuir a oleosidade da face. Junto a isso, pode-se incluir a esfoliação, mas sempre seguindo as indicações do seu dermatologista.

É importante também remover toda a maquiagem da pele, principalmente antes de dormir. Isso porque ela impede que a pele respire, obstrui os poros e faz com que seja produzido um excesso de oleosidade. 

A alimentação também é um fator imprescindível para o controle da oleosidade e dos cravos no rosto. O motivo? A alimentação influencia diretamente na saúde da pele! Alguns alimentos são ricos em antioxidantes e contêm vitaminas e nutrientes que atuam na prevenção de comedões e acnes.

Além dessas formas de prevenção, o controle do estresse, a hidratação correta da pele, a ingestão de água e o acompanhamento de um especialista são fundamentais para prevenir o aparecimento dos cravos no nariz.

Precisa de mais orientações sobre os cuidados com a pele? Agende uma consulta comigo!

Para mais dicas e novidades em dermatologia, continue navegando no blog!

CB Experience
Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira 4 dicas para tirar cravos do nariz
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade