As olheiras são um problema comum que afeta muitas pessoas. Essas manchas escuras ou profundas sob os olhos podem dar a impressão não só de cansaço, mas também impactar na aparência geral do rosto. Felizmente, existem tratamentos eficazes disponíveis para reduzir a aparência delas e melhorar a pele ao redor dos olhos, por exemplo, o preenchimento de olheiras.
Continue a leitura e saiba todos os detalhes do procedimento.
O que é e como funciona o preenchimento de olheiras?
O preenchimento de olheiras é um procedimento estético que tem como objetivo reduzir a aparência das olheiras, aquelas áreas escurecidas ou com sombras abaixo dos olhos.
Além disso, é preciso lembrar que as olheiras têm origem multifatorial. Ou seja, há várias condições que contribuem para o seu aparecimento . O preenchimento trata o problema, mas não a causa. Por isso, sempre consulte um profissional que poderá avaliar o seu caso específico.
Causas do surgimento de olheiras
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (Regional do Rio de Janeiro), as olheiras podem ser causadas por:
- Aumento dos vasos sanguíneos na região, deixando-a com tonalidade rosada ou roxa;
- Aumento de melanina na pele devido a processos inflamatórios, como alergias. Além disso, esse tipo é mais comum em pessoas de origem indiana, asiática e árabe;
- Anatomia óssea própria do paciente ou gordura facial, o que leva a um efeito de escurecimento e profundidade devido às sombras;
- Inchaço facial transitório ou presença de bolsas de gordura na região.
3 benefícios do preenchimento de olheiras
O preenchimento de olheiras oferece uma série de benefícios, por exemplo:
1. Aparência mais jovem
Uma vez que o preenchimento reduz o aspecto de cansaço e fadiga causado pelos olhos marcados, ele torna a aparência mais jovem. Isso porque ao suavizar as sombras e as depressões que se formam abaixo dos olhos, a impressão que passa é de uma aparência descansada e revitalizada.
2. Melhora da autoestima
A autoestima é um assunto delicado, pois sempre encontramos imperfeições que não nos satisfazem. Masse esse for um aspecto que te causa incômodo, ao melhorar a aparência das olheiras, é possível aumentar a autoconfiança e a satisfação com a aparência do rosto. Contribuindo, dessa forma, com a autoestima e amor próprio.
3. Resultados naturais
O preenchimento de olheiras oferece resultados naturais, pois as substâncias utilizadas são compatíveis com o corpo humano e proporcionam uma transição suave entre a pele e a área tratada. Além disso, o tratamento é sempre pensado para cada caso, alinhando com formato do rosto, dos olhos e necessidades específicas do paciente.
Portanto, sempre busque um dermatologista qualificado para esse e outros tratamentos estéticos.
Passo a passo do procedimento de preenchimento de olheiras
O passo a passo do procedimento de preenchimento de olheiras geralmente envolve:
1. Consulta inicial
Durante a primeira consulta, o médico avaliará a condição da pele e discutirá as expectativas e os resultados desejados, bem como se há necessidade de realizar o tratamento.
2. Preparação e anestesia
Antes do procedimento, a área ao redor dos olhos será limpa e desinfetada. Em seguida, se necessário, aplica-se uma anestesia local para minimizar o desconforto durante as injeções.
3. Injeção das substâncias de preenchimento
Utilizando agulhas finas, o médico injetará cuidadosamente a substância de preenchimento na área das olheiras, buscando obter uma distribuição uniforme e resultados harmoniosos, de acordo com a necessidade do paciente.
O procedimento dura cerca de 30 minutos e, ao final dele, o médico passará todas as orientações de cuidados pós-procedimento.
Quer minimizar a aparência das olheiras sem realizar procedimentos estéticos? Leia: Como diminuir olheiras? Veja 8 dicas
Preenchimento de olheiras com ácido hialurônico
Esse é o tipo mais comum de procedimento. Nele, um gel composto por ácido hialurônico, uma substância naturalmente presente no corpo, é injetado na região das olheiras para preencher o espaço entre a pele e os tecidos subjacentes. Isso ajuda a suavizar a aparência das olheiras, deixando a pele mais uniforme.
É fundamental ressaltar que o preenchimento de olheiras não é permanente, pois o ácido hialurônico é absorvido pelo organismo, por ser uma substância natural do nosso corpo. Ou seja, pode ser necessário repetir o procedimento após um período de tempo, geralmente de seis meses a um ano. Mas, em alguns casos, dependendo do tipo de preenchimento utilizado e da resposta individual de cada pessoa, o procedimento pode durar até 24 meses.
Além disso, o ácido hialurônico não resolve o problema de olheiras escurecidas e é contraindicado para pacientes com vascularização aparente (vasos sanguíneos visíveis na pele). Para esses casos, tratamentos como laser, luz intensa pulsada, cremes clareadores e peelings, por exemplo, são melhores opções.
Por isso, antes de realizar o preenchimento de olheiras, é essencial consultar um médico dermatologista para avaliar o caso, discutir as expectativas e os possíveis riscos envolvidos no procedimento.
Leia também:
Conheça o ácido hialurônico, queridinho do skincare, suas formas de uso e para que serve
Cuidados após preenchimento de olheiras
Apesar de ser um procedimento simples e rápido, os cuidados após o procedimento são fundamentais para que se alcance os melhores resultados.
Como fica o rosto após preenchimento de olheiras?
No pós-procedimento imediato, a região pode ficar avermelhada, ou arroxeada, e um pouco mais inchada do que deveria, mas no decorrer dos dias essa aparência suaviza. Na primeira semana, por exemplo, já é possível observar o nivelamento da região e a aparência de pele saudável e nutrida.
Para cuidar da região nos dias após o procedimento:
- Evite a exposição solar por pelo menos 48 horas ou use óculos escuros e chapéus;
- Não massageie ou pressione a região;
- Lave o rosto normalmente;
- Não abra mão da proteção solar;
- Utilize compressas frias para ajudar na diminuição do inchaço nos primeiros dias.
Sempre que houver dúvidas, entre em contato com a equipe que realizou seu procedimento, pois somente eles podem te orientar quanto a cuidados específicos. Não se automedique e não siga dicas de outras pessoas.
Previna o envelhecimento da região dos olhos: Região dos olhos precisa de cuidados específicos. Veja quais!
Leia sobre outras dicas de saúde e beleza no blog.