Vitamina C para o rosto: para que serve e dicas de como usar?

Vitamina C para o rosto: para que serve e como usar?

Mulher oriental segurando uma laranja, que tem vitamina C

Manter a pele em dia, quem nunca quis? E se eu te disser que a vitamina C para o rosto é um poderoso antioxidante no combate a ação dos radicais livres – principais vilões do envelhecimento da pele.

O envelhecimento da pele começa aos 25 anos de idade. Os primeiros sinais são as linhas finas e com o passar do tempo as rugas surgem fazendo a pele perder volume e densidade. É a partir daí então que os sinais do envelhecimento começam a, de fato, ficar visíveis.

Não há um motivo específico para que a pele envelheça, porém alguns comportamentos, ou a ausência deles, podem contribuir de forma direta com esse envelhecimento. Entre os principais estão:

1. Beber pouca água;

2. Não usar protetor solar;

3. Fumar;

4. Não praticar exercícios físicos;

5. Tomar banhos muito quentes;

6. Exagerar no consumo de álcool;

7. Não manter uma boa alimentação.

Benefícios da vitamina C para o rosto

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, está envolvida em várias funções biológicas e bioquímicas do nosso corpo, tendo um importante papel no processo de cura do organismo, principalmente nos tecidos conjuntivo e ósseo, e também na cartilagem.

A deficiência de vitamina C pode causar alterações na pele, má cicatrização, e ainda fragilidade nos ossos e dentes.

Além de eliminar os radicais livres, e consequentemente prevenir o aparecimento das rugas e linhas de expressão, a vitamina C proporciona muitos outros benefícios para nossa pele, entre eles podemos citar o auxílio na produção das fibras de colágeno e elastina e também o clareamento de manchas.

A vitamina C ainda tem o poder de maximizar a proteção do filtro solar, e também de ajudar a manter a pele mais firme e tonificada, assim como muito mais luminosa.

Saiba como usar a vitamina C nos cuidados diários com a pele

Já deu para perceber que são realmente muitos os benefícios da vitamina C, não é mesmo?

As formas de usarmos essa vitamina também são bastante variadas.

Seus benefícios podem ser sentidos desde o uso tópico diário, tanto no rosto como no colo, para prevenção das incômodas rugas, assim como ser utilizada na nossa alimentação.

Para começar o dia, podemos usar o protetor solar associado a vitamina C para garantir uma maior fotoproteção. O ideal é passar a vitamina primeiro e na sequência o filtro solar.

Já na hora de dormir, vale incluir a vitamina na rotina de cuidados com a pele para atenuar as linhas de expressão.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), durante o inverno, devido à baixa incidência do sol, é o momento mais indicado para usar cremes clareadores com vitamina C.

Essa vitamina ajuda a tratar as manchas de melasma e também as marcas de acne, uma vez que atua inibindo a formação da melanina, enzima responsável pela pigmentação da nossa pele.

Atualmente encontramos no mercado uma série de produtos tendo vitamina C como base, exemplos de cremes anti-idade, sérum, filtro solar, hidratante e suplementos.

Contudo, antes de escolher qualquer produto e já ir aplicando, é sempre importante consultar um médico dermatologista para determinar qual o tratamento mais indicado de acordo com as necessidades específicas da sua pele.

O acompanhamento médico certamente potencializará os resultados benéficos da vitamina C para a pele do seu rosto.

Nosso corpo produz vitamina C?

Nosso corpo não produz a vitamina C naturalmente, por isso é preciso encontrar formas de garantir a quantidade recomendada diária de ingestão dessa vitamina, que varia de 60 a 90 mg para adultos, ficando, em média, em 75mg para mulheres e 90mg para homens.

A vitamina C é encontrada em uma ampla e saborosa gama de alimentos que podem, e devem, ser incluídos na nossa dieta.

Entre os destaques das frutas e vegetais ricos em vitamina C temos: laranja, morango, acerola, limão, brócolis, pimentão, couve e pitaya.

No entanto, além de investir em alimentação, uma série de outros cuidados são necessários para manter uma pele sempre saudável e bonita.

6 dicas de cuidados diários com a pele

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é recomendado que a pele do rosto seja higienizada duas vezes ao dia, de preferência pela manhã e à noite. Essa ação evita o acúmulo de oleosidade, além dos resíduos de maquiagem e poluentes como a poeira a que somos expostos diariamente.

Sabe esse acúmulo de sujeira na pele do rosto? Então, ela promove uma verdadeira obstrução dos poros e pode fazer com que o aparecimento de cravos e espinhas, infelizmente, contribuam para o envelhecimento precoce.

Confira a seguir outras dicas de cuidados importantes para a sua pele:

  1. Utilize um sabonete adequado para seu tipo pele, preferencialmente líquido;
  2. Sempre remova a maquiagem antes de dormir;
  3. Lembre-se de beber água, isso é essencial para manutenção do viço da pele, portanto, ande sempre com uma garrafinha de água por perto;
  4. Todas as peles precisam de hidratação, mesmo as oleosas, escolher um bom hidratante ajuda a prevenir o envelhecimento, e também irritações e descamações;
  5. Evite a exposição excessiva aos raios solares, seus efeitos são cumulativos ao longo dos anos e podem provocar sérias alterações na pele;
  6. Escolha um protetor solar de amplo espectro que tenha uma adequada absorção dos raios UVA e UVB.

Além desses cuidados, sempre é bom lembrar a importância de consultar um médico dermatologista regularmente para garantir a saúde da sua pele e também para escolher os tratamentos mais indicados.

Afinal, o maior órgão do nosso corpo, a pele, merece receber todos os cuidados de um especialista devidamente capacitado.

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vitamina C para o rosto: para que serve e como usar?
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade