A pele é uma grande capa de proteção para o nosso corpo. Sua função de barreira vem das células da epiderme e derme e da secreção de sebo e suor, que acabam formando uma espécie de manto. Mesmo assim, a pele é permeável e absorve substâncias, permitindo o uso de agentes específicos que devem fazer parte dos cuidados essenciais.
Vamos saber mais sobre a pele a seguir.
Do que a pele é feita
A pele é formada por três camadas bem unidas, epiderme, derme e hipoderme. Todas são importantes para o corpo e cada uma tem características e funções diferentes:
- Epiderme
É a camada mais externa, cujas principais funções são proteger contra danos externos, dificultar a saída de água e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo. Na epiderme estão as células que produzem o pigmento que dá cor à pele e aquelas que originam os anexos da pele: unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. Os cuidados essenciais do dia a dia são destinados a essa região.
- Derme
É a camada intermediária, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal, que dão tonicidade, elasticidade e equilíbrio à pele. Essa região tem grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas, que recebem os estímulos do meio ambiente e traduzem em sensações como dor, frio, calor, pressão, vibração, cócegas e prazer. A maioria dos procedimentos estéticos minimamente invasivos acontece nessa camada.
- Hipoderme
É a terceira e última camada da pele, formada basicamente por células de gordura. Sendo assim, sua espessura é bastante variável, conforme a constituição física de cada pessoa. Ela apoia e une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo, além de manter a temperatura e acumular energia para o desempenho das funções biológicas.
Agora que já conhecemos as estruturas da pele, vamos saber mais sobre os diferentes tipos, além dos cuidados essenciais que você deve ter na sua rotina.
Reconheça seu tipo de pele
O tipo de pele é determinado pela genética, mas as características da derme podem variar de acordo com fatores internos e externos aos quais você se expõe. Carga de nutrientes que coloca na sua alimentação, não fumar e usar proteção solar são exemplos desses fatores.
Ainda assim, é possível determinar características que descrevem os diferentes tipos de pele. Saber disso é importante para a rotina de cuidados essenciais porque identificar corretamente qual é o seu caso faz toda a diferença nas recomendações.
Vamos conhecer esses aspectos.
- Normal: tem textura saudável e aveludada, produzindo gordura em quantidade adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento. Geralmente, apresenta poros pequenos e pouco visíveis. Mas isso não significa que esse tipo de pele dispense os cuidados essenciais;
- Seca: sofre com perda de água em excesso, normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa à descamação, vermelhidão, pequenas linhas e fissuras. A pele seca pode ser causada por fatores genéticos ou hormonais, como menopausa e problemas na tireoide, e também por condições ambientais, como o tempo frio e seco, o vento e a radiação ultravioleta. Banhos demorados e com água quente, podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele;
- Oleosa: tem aspecto mais brilhante e espesso, por causa da excessiva produção de sebo. Além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele os fatores hormonais, o excesso de sol, o estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura. A pele oleosa apresenta poros dilatados e maior tendência à formação de acne, cravos e espinhas;
- Mista: é o tipo de pele mais frequente. Apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo), podendo apresentar acne nesses pontos. Na região das bochechas e extremidades, a pele é mais seca. Aqui, a rotina de cuidados essenciais pede um pouco mais de atenção, porque cada área tem uma necessidade diferente.
Cuidados essenciais com todos os tipos de pele
Para todos os tipos de pele, a higiene é de extrema importância. Uma boa limpeza, feita pela manhã e no fim do dia, remove poluentes e agentes infectantes que possam se acumular e favorecer o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce.
Quer acertar na limpeza de rotina? Use sabonete líquido adequado para o seu tipo de pele. Para as oleosas e mistas, o ideal é optar por produtos à base de ingredientes adstringentes que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros. No caso das peles secas e normais, o ideal são aqueles com pH neutro.
Entre os cuidados essenciais de limpeza, depois de lavar com sabonete, é interessante complementar o processo com um tônico sem álcool. Esse produto ajuda a remover os traços de óleo, sujeira e maquiagem que o sabonete possa ter deixado durante a limpeza.
Feito isso, é hora de uma boa hidratação. Esse é o passo que auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções.
Assim, diariamente, é preciso usar hidratantes adequados a cada tipo de pele e específicos para o rosto e o corpo. É bom lembrar que as peles oleosas também precisam de hidratação. Nesse caso, recomenda-se usar um produto oil free, à base de água e que não aumente a oleosidade.
E adivinhem qual é o item dos cuidados essenciais com a pele que eu mais gosto? Acertou quem disse proteção solar! A radiação tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele, podendo provocar diversas alterações, como o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e até câncer.
Aqui também vale a regrinha de usar produtos adequados para o seu tipo de pele. Lembrando que os filtros com cor são mais poderosos na proteção e que o produto feito para ser aplicado no corpo não é o ideal para se usar no rosto.
Para orientações específicas de cuidados essenciais com a sua pele, converse com um dermatologista.
Assista também meu vídeo no IGTV e tire dúvidas sobre o tônico facial!
Quer saber mais dicas e novidades em saúde e beleza? Continue navegando pelo meu blog!