Quem tem melasma na pele nem sempre sabe que existem alguns erros que pioram as manchas. Apesar disso, é possível seguir recomendações de um dermatologista e recuperar a aparência da pele novamente. Continue a leitura e saiba mais.
O que é o melasma?
O melasma é uma condição de pele comum que provoca o surgimento de manchas escuras ou acastanhadas principalmente em áreas do rosto. A testa, bochechas, nariz e queixo são as áreas mais afetadas. Além disso, as manchas não ardem, doem e não coçam. Essa condição afeta mais mulheres, embora também possa ocorrer em homens.
Quando o melasma acontece, há um aumento da produção de melanina, o pigmento responsável pela cor da pele. Por isso, há alguns fatores de risco que contribuem para o surgimento das manchas.
Embora não se saiba a causa exata do melasma, os fatores de risco têm forte relação com o aparecimento e com a piora das manchas.
Por isso, conhecer os erros que pioram o melasma e os fatores de risco, ajuda a saber como prevenir e tratar as manchas.
Fatores de risco para o surgimento de melasma
- Gênero, sendo mais comum em mulheres;
- Histórico familiar de melasma;
- Uso de cosméticos irritantes;
- Exposição à luz UV do sol ou à luz emitida no computador, tablets e smartphones;
- Uso de anticoncepcionais orais ou terapias de reposição hormonal;
- Gravidez;
- Uso de medicamentos para hipertensão ou epilepsia;
- Doenças da tireoide.
Aprofunde no assunto:
6 erros que pioram o melasma
1. Não usar protetor solar diariamente
Um dos erros mais frequentes que pode agravar o melasma é não usar protetor solar diariamente, inclusive em dias nublados e chuvosos. Pois, o protetor solar é essencial para proteger a pele dos raios ultravioleta (UV) prejudiciais, que são uma das principais causas do melasma.
Portanto, ao se expor ao sol sem proteção, você está aumentando a produção de melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele. Por isso, esse é um dos principais erros que pioram o melasma.
2. Não reaplicar o protetor solar
Ao mesmo tempo que é preciso usar o protetor solar diariamente, é fundamental reaplicá-lo algumas vezes. Muitas pessoas aplicam pela manhã e esquecem de reaplicar, mesmo que estejam expostas ao sol por um longo período.
O sol reduz a eficácia do protetor ao longo do dia, por isso a reaplicação garante a proteção adequada.
3. Utilizar produtos inadequados
O uso de produtos inadequados, por exemplo, as receitas caseiras, também é um dos principais erros que pioram o melasma. Além disso, usar produtos que não são adequados ao seu tipo de pele, pode irritar e aumentar a pigmentação.
Por isso, sempre escolha produtos específicos para melasma, que sejam suaves e contenham ingredientes clareadores e antioxidantes. De preferência, utilize apenas aqueles recomendados pelo dermatologista.
4. Não seguir um tratamento com especialista
O melasma requer um tratamento adequado para obter resultados satisfatórios. Mas, muitas pessoas cometem o erro de não consultar um dermatologista e tentam tratar o melasma por conta própria.
No entanto, somente um profissional especializado poderá indicar os melhores tratamentos, como cremes clareadores, peelings químicos ou terapia a laser.
5. Não controlar o estresse
O estresse pode afetar negativamente a saúde da pele, uma vez que o aumento dos níveis de estresse pode desencadear ou agravar as manchas escuras.
Por isso, adote estratégias para gerenciar o estresse, como a prática regular de exercícios físicos, meditação, ioga ou outras atividades que ajudem a relaxar.
6. Falta de cuidados com a alimentação
A alimentação desempenha um papel importante na saúde da pele em geral, por isso, inclui o melasma. Certos alimentos podem piorar a condição, como aqueles ricos em cafeína, açúcar refinado e alimentos processados.
Portanto, adote uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes, peixes e alimentos antioxidantes que ajudam a manter a pele saudável.
Agora que você conhece os principais erros que pioram o melasma, veja como prevenir e cuidar da pele.
Como tratar e prevenir o melasma?
Em primeiro lugar, comece evitando todos os erros citados acima. Dessa forma, você já estará tomando os principais cuidados necessários. Mas, se quiser dicas extras para manter a autoestima lá em cima e a pele bonita e radiante sempre, experimente:
- Seguir uma rotina de skincare adequada e com produtos indicados para o seu tipo de pele;
- Realizar procedimentos, como limpeza de pele, peelings, esfoliações e hidratações profundas, por exemplo, em um centro de dermatologia;
- Hidratar-se muito, de dentro para fora, principalmente.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a prevenção, o uso de medicamentos e procedimentos para clarear a pele são os principais tratamentos.
Também é possível realizar peelings, aplicação de luzes ou lasers, mas sempre indicado por um dermatologista. Além disso, é preciso ressaltar que o tratamento do melasma requer um conjunto de medidas para clarear a pele, estabilizar a condição e prevenir o retorno da pigmentação. Portanto, siga todas as recomendações do dermatologista.
Quer ler mais sobre cuidados com a pele? Acesse o meu blog.