Coceira no couro cabeludo? | Dra. Carla Bortoloto

Coceira no couro cabeludo?

Mulher se olha no espelho e coça o couro cabeludo

Coceira no couro cabeludo? Veja como combater o problema.

Aumento da descamação, coceira, coloração vermelha do couro cabeludo e surgimento de processo inflamatório: você sabe o que esses sintomas têm em comum? Todos eles são indicativos da dermatite seborreica, a popular caspa, que ocorre principalmente em pessoas na sua fase hormonal ativa, após o início do ciclo hormonal.

“A dermatite seborreica não tem uma causa predeterminada e é definida por um aumento na produção da glândula sebácea. A sua piora pode ser desencadeada por diversos fatores, como tabagismo, excesso de álcool, estresse, higiene do couro cabeludo feita com água muito quente e utilização de creme condicionador diretamente no couro”, explica a médica dermatologista Carla Bortoloto.

Apesar de ser considerada a principal causa da coceira no couro cabeludo, a caspa não é a única responsável pelo sintoma. Além dela, várias doenças dermatológicas podem causar o problema, como infecções fúngicas ou bacterianas, psoríase, lúpus eritematoso e outras alterações.

Prevenindo e tratando a coceira

A primeira medida a ser tomada quando a coceira no couro cabeludo é intensa é evitar que o quadro piore. Para que isso seja possível, o caminho adotado deve ser o uso de loções e xampus tópicos à base de queratolítico, como o ácido salicílico, e a associação de um antifúngico, como o cetoconazol, conforme explica Carla.

“O uso desses produtos deve ser feito diretamente no couro cabeludo, aguardando ação por no mínimo cinco minutos para que se possa ver os primeiros resultados”, orienta a médica dermatologista.

Com relação ao uso de medicamentos sistêmicos, Carla ressalta que depende muito do quadro clínico apresentado. “Se for muito intenso, é necessário o uso de medicação sistêmica. Nesses casos, é utilizado um antifúngico que diminui a proliferação de fungos na região. Porém, esses tratamentos sempre devem ser associados”, afirma.

Fonte: www.idmed.terra.com.br