
Se você já experimentou coceira no rosto, sabe como é desagradável e incômodo, principalmente por ser uma região em que a pele é sensível. Além disso, ela pode ser acompanhada de vermelhidão, inchaço, descamação e até mesmo dor, afetando qualquer pessoa, independentemente da idade ou do tipo de pele.
Continue a leitura para conhecer as possíveis causas da coceira e veja dicas de como aliviar esse incômodo.
5 causas comuns de coceira no rosto
As causas para coceira no rosto variam desde condições da pele, até reações alérgicas que podem ser graves.
1. Pele seca
A pele seca é uma das principais causas de coceira no rosto, pois quando ela está ressecada, fica fina, sensível e irritada. Normalmente, a secura aumenta durante o inverno, pois a umidade do ar é baixa, ao lavar o rosto em água muito quente e devido ao uso excessivo de sabonetes e produtos para a pele.
2. Dermatite de contato
A dermatite de contato é uma reação alérgica e inflamatória que ocorre quando a pele entra em contato com uma substância irritante, por exemplo, cosméticos, perfumes, produtos de limpeza e até mesmo plantas.
Leia também:
3. Rosácea
A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica que pode causar vermelhidão, inchaço e coceira no rosto, além de acne e sensibilidade à luz solar. Além disso, a rosácea é mais comum em pessoas de pele clara e pode ser desencadeada por fatores como estresse e álcool.
4. Urticária
A urticária é uma reação alérgica que pode ser desencadeada por alimentos, medicamentos, picadas de insetos e suor, por exemplo. Quando a urticária afeta o rosto, surgem bolinhas vermelhas, por isso, pode ser desconfortável e afetar a autoestima da pessoa.
5. Alergia a alimentos, medicamentos ou cosméticos
As alergias, em geral, podem levar a coceira no rosto devido a produção de histamina, uma resposta natural do sistema imunológico do corpo que causa coceira, inchaço e vermelhidão da pele.
Mas atenção, alergias são graves e apresentam risco à vida. Por isso, caso note sintomas de alergia, procure um médico especialista para avaliar seu caso e realizar um teste de contato alérgico.
Como aliviar a coceira no rosto
Se você está sofrendo com coceira no rosto, existem algumas dicas que podem aliviar esse incômodo, mas ressaltamos a importância de consultar um dermatologista para um diagnóstico e tratamento corretos.
Hidrate-se
Use um hidratante específico para o seu tipo de pele, de preferência sem fragrância, e aplique-o regularmente conforme a indicação do dermatologista. A hidratação é fundamental para prevenir e tratar a coceira no rosto, por isso, além de usar produtos para a pele, beba bastante água.
Evite produtos irritantes
Se a coceira no rosto for causada por uma reação alérgica, evite produtos que possam irritar a sua pele, como cosméticos, perfumes e produtos de limpeza, por exemplo. Portanto, leia os rótulos e dê preferência para aqueles que são hipoalergênicos e sem fragrância.
Use compressas frias
Compressas frias podem ajudar a aliviar a coceira no rosto, reduzir a vermelhidão e a inflamação e acalmar a pele, principalmente em momentos de crise. Umedeça uma toalha limpa com água fria e aplique de forma suave na área afetada.
Evite banhos quentes
Tomar banho quente resseca a pele e pioraa coceira no rosto, por isso, opte por banhos mornos, ou frios, e evite usar sabonetes em excesso. Além disso, para redobrar os cuidados, seque suavemente a pele com uma toalha macia e aplique um hidratante logo em seguida.
Consulte um dermatologista
Se a coceira no rosto persistir por mais de duas semanas, ou se estiver acompanhada de outros sintomas, por exemplo, dor e descamação, é essencial consultar um dermatologista.
Somente um profissional capacitado poderá avaliar a sua pele e prescrever o tratamento adequado, portanto, consulte-se.
Assista ao vídeo e saiba mais: Coceira na pele? Pode ser ressecamento. Conheça as causas e como cuidar
Quer ler mais sobre cuidados com a pele? Acesse meu blog e confira dicas de saúde e beleza.
5 Comments
Tenho sempre muita coceira no rosto, e sei perfeitamente que grande parte da coceira está relacionada a manchas que coçam, e até já cuidei de uma que pelo resultado da biopsia era Ceratose Actínica maligna. A doutora que cuidou de mim foi muito assertiva quando receitou uma pomada a qual usei por alguns dias sobre a mancha que se transformou em uma espécie de queimadura e foi sarando, não deixando nenhuma marca ou cicatriz. Nunca tive mais nada igual, mas tenho receio de que a qualquer momento tudo possa mudar, por causa das coceiras.
Achei o site muito bom e esclarecedor. Meu caso talvez se encaixe num desses comentários . Passei um creme no rosto Renée da Avon para viajar na Segunda feira, no outro dia apareceu uma vermelhidão no rosto mas em locais específicos no queijo, no pescoço e nas rugas de expressão .ao lado do nariz, já tomei antialérgico e nada o rosto e quente a coceira é pouca mais a vermelhidão é acentuada e nada resolveu.
Olá, Maria, cada caso deve ser avaliado individualmente. Por isso, o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista para avaliação.
Tenho coceira no rosto mais nao tem mancha nada só corsa
Olá, Eloina, cada caso deve ser avaliado individualmente. Por isso, o mais indicado é sempre passar em consulta com um especialista para avaliação.