Veja dicas de como desinchar a barriga

Saiba o que pode ajudar a desinchar a barriga

Mulher com dores na barriga devido aos gases

Encontrar formas de desinchar a barriga é o desejo de muita gente, inclusive quando se leva em conta o desconforto estético que isso provoca em pessoas de ambos os gêneros e todas as idades.

Nesse cenário, investigar a causa e adotar medidas que podem amenizar o problema faz toda a diferença, de preferência com a supervisão de profissionais capacitados.

Além disso, dependendo das circunstâncias, os procedimentos indicados por um dermatologista são parte das recomendações adequadas para atingir os objetivos propostos.

As principais razões para a barriga inchada

Nem sempre é possível determinar o que está causando a distensão do volume do abdômen. Assim sendo, existem várias explicações possíveis para explicar a aparência indesejada. Entre algumas das mais comuns estão:

  • Acúmulo de gases, por conta do ar ingerido junto dos alimentos ou resultado do processo de digestão das refeições, sobretudo quando elas contêm itens que facilitem isso (como feijões, vegetais e laticínios).
  • Prisão de ventre, uma vez que a dificuldade para eliminar as fezes pode gerar a sensação de estufamento.
  • Outras disfunções gastrointestinais das mais variadas, que vão da síndrome do intestino irritável até a intolerância a determinados componentes, como a lactose e o glúten.
  • Retenção de líquidos, que faz com que o acúmulo de água distenda a barriga e provoque inchaço em outras partes do corpo, como as pernas e os braços.
  • Flacidez na região, que pode estar acompanhada de estrias e outras alterações na pele.

É preciso ressaltar que muitas das condições que incham o abdômen são passageiras e se resolvem por conta própria. É o que acontece nos casos de uma refeição que não cai bem ou de um intestino que fica preso por uma questão pontual (uso de um medicamento, por exemplo).

Leia também: Por que é tão difícil tratar a celulite?

Recomendações e tratamentos estéticos que podem atenuar esse desconforto

A partir do momento em que o inchaço se torna persistente e está acompanhado de outros sinais (como dores, por exemplo) e sintomas, um médico deve ser consultado para avaliar a situação. Dessa forma, o profissional pode fornecer orientações específicas do que pode ser feito para amenizar a queixa.

De todo modo, a mudança em alguns hábitos do dia a dia e a introdução de alguns procedimentos específicos podem contribuir para contornar não apenas o incômodo, mas também o aspecto estético. Portanto, para isso é fundamental:

  • Manter uma alimentação saudável, evitando pratos que possam provocar estufamento na barriga e retenção de líquidos (como aqueles ricos em sódio). A dieta também pode fornecer fibras que regulam o trânsito intestinal.
  • Fazer exercícios físicos regularmente, o que pode acelerar o processo de eliminação da água acumulada, na redução do peso e ajustar o processo de digestão.
  • Garantir a hidratação adequada, bebendo água (e outros líquidos, como chás e sucos) sempre em quantidade suficiente.
  • Fazer massagens localizadas, que estimulam o movimento do trato gastrointestinal e podem aliviar a sensação de barriga cheia. Desde que não haja dor, ela pode ser aplicada por conta própria, com movimentos circulares na altura do umbigo.

Adicionalmente, um médico dermatologista pode sugerir outras abordagens visando a redução no volume da barriga. As técnicas mais utilizadas costumam ser sessões de drenagem linfática, a criolipólise (onde uma baixa temperatura é aplicada para destruir as células de gordura) e aplicações de radiofrequência e ultrassom.

A drenagem linfática, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, tem influência direta no aumento da oxigenação dos tecidos e da quantidade de líquidos a ser eliminada, e melhora as condições de absorção intestinal. Já a crilipólise ajuda na redução de gordura localizada.

Em resumo, tais recursos ajudam sobretudo a reverter, ao menos em parte, a flacidez que costuma estar associada à aparência de volume no abdômen.

Outros cuidados importantes nessa situação

Nem toda situação que provoca a sensação de barriga inchada pode ser tratada apenas do ponto de vista estético, claro. Dessa forma, considere também medidas que possam ampliar o bem-estar como um todo ao mesmo tempo:

  • Promover um gerenciamento do estresse crônico, que pode afetar negativamente a digestão e contribuir para o inchaço abdominal.
  • Dormir sempre de forma adequada, garantindo um repouso de sete a nove horas por noite.
  • Evitar alimentos pesados no período noturno, deixando a última refeição pelo menos duas horas antes de ir para a cama.
  • Mastigar bem os alimentos e tentar comer devagar.
  • Reduzir a ingestão de bebidas com gás.

Desinchar a barriga pode não ser simples, ainda mais quando lembramos que o que funciona para uma pessoa pode não ser igualmente eficaz para outra. Por isso, jamais dispense a orientação profissional para recomendações personalizadas.

Aproveite e confira mais dicas de como evitar a indesejada flacidez na barriga!

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba o que pode ajudar a desinchar a barriga
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade