A pele do rosto é como um reflexo das nossas experiências e, ao longo do tempo, pode começar a mostrar sinais de flacidez. Esse fenômeno é natural e ocorre devido a uma série de fatores que afetam a estrutura e a firmeza da pele. Portanto, compreender o que causa a flacidez facial e aprender a prevenir e tratar esse problema pode ajudar a manter a vitalidade e a juventude do rosto por mais tempo. Então, se você quer essas respostas, continue a sua leitura.
O que é a flacidez no rosto?
A flacidez no rosto é a perda de firmeza e elasticidade da pele, resultando em uma aparência mais solta e caída. Mas, essa flacidez não é exclusiva da região facial. Afinal, áreas como queixo, pescoço, braços, abdômen e até as pernas são suscetíveis à essa perda de firmeza do tecido. Normalmente, ela se manifesta com o envelhecimento, mas pode ser acelerada por diversos fatores externos e internos.
Causas da flacidez no rosto
Existem várias causas para a flacidez, mas as mais comuns incluem:
Envelhecimento
O processo natural de envelhecimento reduz a produção de colágeno e elastina, proteínas essenciais para a firmeza e elasticidade da pele. Isso acontece principalmente depois dos 40 anos de idade.
Para ilustrar como isso acontece, imagine que essas proteínas atuem como uma “rede” de sustentação, com fibras que se cruzam entre si. Conforme a pele vai envelhecendo, essa “rede trançada” de sustentação vai rompendo e deixando a pele “solta”. Mas, isso não é exclusivo do envelhecimento, fatores externos também degradam essas proteínas.
Exposição ao sol e poluentes
A radiação UV danifica as fibras de colágeno e elastina, pois ela deteriora a “rede” de sustentação, contribuindo para a perda de elasticidade. Além disso, a exposição a alguns poluentes, em especial a fumaça do cigarro, também deteriora essas proteínas. Por isso, usar protetor solar no rosto diariamente é um dos principais meios de prevenir a flacidez nessa região.
Hábitos de vida
O tabagismo, por exemplo, diminui a circulação sanguínea na pele, reduzindo a quantidade de oxigênio e nutrientes que chegam às células, o que pode levar a uma pele opaca, enrugada e com menos elasticidade.
Uma má alimentação, principalmente aquela pobre em nutrientes essenciais como vitaminas, minerais e antioxidantes, não fornece os elementos necessários para a renovação celular e reparação dos tecidos da pele. Isso pode resultar em uma pele desidratada, sem brilho, flácida, bem como mais propensa a danos causados pelos radicais livres.
Já a privação do sono impede a pele de se reparar e se regenerar, afinal, ela aumenta o estresse oxidativo. Por isso, esses são os três principais hábitos de vida que devem ser evitados para evitar a flacidez no rosto.
Perda de peso repentina
Imagine que o corpo e os tecidos estão acostumados a carregar um peso extra devido ao excesso de gordura. Então, quando ocorre uma perda de peso repentina, a pele não consegue se adaptar a tempo, ficando flácida. Geralmente isso acontece após a cirurgia bariátrica, pois o emagrecimento é significativo e repentino.
Como tratar a flacidez no rosto?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SC (SBCP-SC), o tratamento da flacidez no rosto envolve procedimentos minimamente invasivos ou cirúrgicos.
Procedimentos minimamente invasivos
Botox
A toxina botulínica, o Botox, é aplicada para suavizar rugas e linhas de expressão, proporcionando assim uma aparência mais jovem e descansada. Ela é usada principalmente na testa, ao redor dos olhos e no conhecido “bigode chinês”.
Preenchimento
Este procedimento envolve a injeção de substâncias como ácido hialurônico para preencher áreas com perda de volume. Sulcos, rugas e lábios, por exemplo, são as regiões mais comuns. O procedimento restaura a plenitude e suaviza a aparência da pele, pois diminui a flacidez do rosto.
Veja também:
Fios de sustentação
Os fios de sustentação são suturas absorvíveis que são inseridas na pele. Eles levantam as camadas de tecido e estimulam colágeno, melhorando a firmeza da pele. Geralmente, servem para levantar regiões como bochechas, sobrancelhas e pescoço.
Procedimentos cirúrgicos
Lifting facial
O lifting facial é uma cirurgia para rejuvenescer a face. De acordo com a SBCP-SC, o procedimento trata a flacidez no rosto e vincos profundos, desde as pálpebras até a região da “papada”.
Bleferoplastia
É a cirurgia das pálpebras, que pode ser superior, inferior ou ambas. Ela remove o excesso de gordura, bem como rugas ao redor dos olhos, proporcionando uma aparência mais revitalizada e alerta.
Existem outras estratégias que podem minimizar a flacidez no rosto, como microagulhamento e lasers, por exemplo. Mas é fundamental consultar um dermatologista para saber a melhor opção para o seu caso.
Vejatambém:
6 dicas para prevenir a flacidez no rosto
1. Usar proteção solar
Use protetor solar todos os dias para proteger a pele dos danos causados pelos raios UV, principalmente se você se expõe ao sol todos os dias, por menor tempo que seja.
2. Seguir uma alimentação saudável
Consuma alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais, por exemplo, para ajudar a manter a pele saudável. Além disso, aposte em suplementos ricos em colágeno, desde que recomendados pelo seu dermatologista.
3. Manter a pele hidratada e tratada
Mantenha a pele bem hidratada usando cremes ou loções específicas para o rosto e, principalmente, aqueles com propriedades de firmeza. O retinol, por exemplo, melhora a elasticidade da pele, contribuindo para reduzir a flacidez do rosto.
4. Realizar exercícios faciais
Pratique exercícios faciais para fortalecer os músculos e melhorar a elasticidade da pele, como massagens faciais, por exemplo.
5. Evitar fumar e álcool em excesso
Considerando que ambos podem não só acelerar o envelhecimento da pele, mas também causar danos à saúde, é fundamental interromper e evitar esses maus hábitos de vida.
6. Manter o peso adequado
Evite o ganho ou perda de peso muito rápido para evitar o rompimento das proteínas de sustentação da pele.
Cuide da sua pele, pois ela reflete não apenas sua idade, mas também o seu cuidado consigo mesmo. Com pequenos passos e uma rotina consistente, é possível minimizar os efeitos da flacidez, bem como manter a pele do rosto radiante e saudável por mais tempo.
Acesse o blog Dra Carla Bortoloto e veja mais dicas de saúde e beleza.