Saiba tudo sobre os 5 procedimentos estéticos mais procurados

Conheça os 5 procedimentos estéticos mais procurados e veja para quem são indicados

Analise da pele para procedimento estético

Nos últimos dois anos, a procura por procedimentos estéticos não cirúrgicos aumentou 390%, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que entrevistou 1.218 associados, de todas as regiões do país.

De acordo com esse levantamento, entre os tratamentos mais procurados estão: preenchimento (1º), toxina botulínica (2º), peeling (3º), laser (4º) e suspensão com fios (5º) e todos eles podem ser realizados em consultório dermatológico.

Em comum, todos eles têm a prevenção e o tratamento de sinais de envelhecimento. No entanto, a escolha entre um ou outro depende, é claro, da necessidade de cada pessoa.

A seguir, vou comentar um pouquinho sobre cada um desses procedimentos estéticos e suas possíveis indicações.

1. Preenchimento é importante aliado na harmonização facial

O ácido hialurônico, capaz de manter as formas e os contornos da pele, é o principal preenchedor utilizado hoje. Como o nosso organismo fabrica essa substância e, portanto, tem familiaridade com ela, esse é um dos procedimentos estéticos que raramente têm efeitos colaterais.

O objetivo do procedimento é repor o volume da face, melhorar seus contornos e formas. Com isso, é possível ter a correção de sulcos, rugas e cicatrizes. Fazemos isso injetando o ácido hialurônico sob a área da pele a ser tratada, elevando-a e, assim, diminuindo sua profundidade.

Indicação: atenuar rugas, cicatrizes e sulcos, principalmente o bigode chinês. Também é utilizado na correção de cicatrizes de acne, reposição de volume em áreas do rosto nas quais ocorreram perdas de gordura e de sustentação, contorno e volume dos lábios, tratamento de olheiras e contorno mandibular.

Pensando em um melhor resultado em termos de harmonização facial, costumamos realizar o preenchimento em combinação com outros procedimentos estéticos como o uso de toxina botulínica, lasers e peelings.

2. Toxina botulínica ajuda na prevenção de rugas e marcas de expressão

Toxina botulínica é uma proteína que bloqueia os sinais nervosos do cérebro para um determinado músculo, causando seu relaxamento e imobilização. Está entre os procedimentos estéticos mais conhecidos quando se fala em combate ao envelhecimento.

Ao contrário do preenchimento, que já mostra seus resultados no momento do tratamento, esse procedimento leva de sete a 14 dias para mostrar seu efeito, que perdura por cerca de três a seis meses, desaparecendo gradativamente. Com aplicações em intervalos regulares, pode ocorrer de o músculo enfraquecer e, dessa forma, as aplicações passarem a durar mais tempo.

Indicação: amenizar linhas de expressão e rugas profundas, além de reposicionamento das sobrancelhas. O tratamento ainda é recomendado para prevenir os efeitos do tempo, já que evita a formação de novas rugas.

E uma curiosidade: não é só da parte estética que a toxina botulínica cuida! A transpiração excessiva pode ser aliviada com injeções altamente diluídas da substância, diretamente na pele das axilas ou na pele nas palmas das mãos e plantas dos pés.

3. Peeling promove renovação da pele por meio de descamação

A palavra peeling provém do inglês “to peel”, ou seja, descamar. Assim, tanto para os peelings químicos quanto para os peelings físicos, o objetivo desse procedimento estético é promover uma renovação celular por meio da descamação.

Existem diferentes meios de se fazer essa descamação, com diferentes níveis de intensidade, dependendo da necessidade ou de qual camada da pele se quer atingir. Alguns levam mais tempo ou precisam de mais cuidados para a recuperação. Quem vai fazer a indicação de qual método é o mais indicado para você é o dermatologista.

Indicações: fotoenvelhecimento; cicatrizes superficiais pós-acne, pós-afecções dermatológicas e pós-cirúrgicas; alterações na pigmentação (melasma e manchas em geral); envelhecimento intrínseco (aquele que gera rugas finas e superficiais); acne comedoniana e estrias antigas.

4. Laser é usado em diferentes procedimentos estéticos

O laser é uma tecnologia que produz radiação eletromagnética utilizada com diversas finalidades. Na dermatologia, essa forma de energia atinge determinado “alvo” na pele promovendo sua modificação física, química ou biológica.

Os “alvos” podem ser um pigmento do próprio organismo como a melanina (presente nas manchas de sol), a tinta de uma de tatuagem ou até mesmo a água, como acontece nos procedimento estéticos que estimulam a produção de colágeno por meio do aumento de temperatura.

Atualmente os lasers são amplamente utilizados em diferentes tratamentos. Técnicas cientificamente comprovadas, aparelhos aprovados pela Anvisa e a capacitação do profissional que irá executar os procedimentos estéticos são pontos que pedem sua atenção para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Indicações: manchas solares, melasma, pigmentos de tatuagem, remoção de pelos, lesões vasculares, estrias, celulite, flacidez, gordura localizada, queda de cabelo e até estética íntima.

5. Suspensão com fios tem os sinais do envelhecimento como alvo

Na dermatologista, existem diferentes tipos de fios de sustentação, com formatos e técnicas de inserção diferentes. Todos eles são naturalmente absorvidos pelo organismo (e, portanto, têm efeito temporário) e são inseridos sob a pele com o objetivo de tracionar e levantar o tecido, combatendo a flacidez.

Como os fios de sustentação são feitos de material que estima a produção de colágeno, a técnica também está entre os procedimentos estéticos que visam a prevenção dos sinais de envelhecimento.

Indicações: tratamento do umbigo triste, braços flácidos, joelhos flácidos, coxas flácidas. A melhor indicação para a aplicação de fios de sustentação, no entanto, é para flacidez moderada no rosto e/ou pescoço.

Assim como acontece com o preenchimento, em geral, é recomendado que a técnica seja combinada com outros procedimentos estéticos para que se tenha um melhor resultado.

Se você tem sofrido com os sinais do envelhecimento e quer conhecer as possibilidades para o seu caso, venha conversar comigo!

Quer saber mais dicas e novidades em saúde e beleza? Continue navegando pelo meu blog!

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça os 5 procedimentos estéticos mais procurados e veja para quem são indicados
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade