Acne adulta: por que acontece, como prevenir e tratar

Acne adulta: saiba por que acontece, como prevenir e tratar

Reflexo da mulher com toalha na cabeça apertando cabeça preta no lado do nariz

Você sabe por que a acne adulta acontece? Os cravos e espinhas são muito famosos e comuns na adolescência, época em que os hormônios estão a todo vapor. No entanto, o problema acompanha algumas pessoas durante a fase adulta.

As causas da acne são diversas. Além de impactar a saúde da pele, a doença também pode causar insegurança e problemas de autoestima.

Neste artigo, falaremos sobre o que é, por que acontece, como é feito o tratamento e as formas de prevenir o aparecimento da acne.

Continue a leitura e fique por dentro!

Acne adulta: por que ela acontece?

De acordo com a regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, oscilações hormonais (que podem acontecer também em pessoas adultas) e estresse comuns a essa fase da vida podem fazer com que a acne ocorra.

Mas o que é a acne? 

Como já dissemos acima, as acnes são popularmente conhecidas como cravos e espinhas. No entanto, o que nem todo mundo sabe é que elas surgem devido a processos inflamatórios que acontecem nas glândulas sebáceas e nos folículos pilossebáceos.

Quais os tipos de acne?

Segundo a SBD, a acne é categorizada em graus, indo do um ao quatro, de acordo com a gravidade. As classificações são:

  • I: surgem apenas cravos, sem espinhas;
  • II: cravos e espinhas pequenas, com pequenos pontos inflamados e com pus;
  • III: lesões maiores, profundas, dolorosas e avermelhadas, caracterizando pequenos cistos;
  • IV: espinhas já em estágio de lesões císticas, abscessos, cicatrizes irregulares, deformidade da área afetada e cravos grandes e pequenos.

Acne adulta em mulheres

Elas são mais frequentes durante a adolescência, mas a acne adulta também é uma realidade para muitas pessoas. As principais afetadas são as mulheres que sofrem mais com as mudanças nos níveis hormonais.

Qualquer mulher adulta pode desenvolver um quadro de inflamação que ocasione acne. Entretanto, existem alguns fatores que aumentam as chances de surgimento do problema. São eles:

  • Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP); 
  • Obesidade, diabetes e síndromes metabólicas; 
  • Alimentação rica em laticínios e carboidratos; 
  • Estresse; 
  • Tabagismo; 
  • Histórico de acne na adolescência; 
  • Predisposição genética; 
  • Pele oleosa; 
  • Exposição excessiva ao sol e à poluição.

A acne causa muito incômodo físico devido às lesões que machucam e causam marcas na pele. Todavia, outra complicação também é observada: as alterações na aparência da pele podem atingir o emocional de qualquer pessoa, deixando-a mais insegura, tímida e até deprimida.

Como tratar a acne adulta em mulheres?

A acne adulta pode ter os efeitos minimizados com produtos matificantes. Isso ocorre devido a capacidade que a substância tem de controlar o excesso de oleosidade e dilatação dos poros. Loções secativas são boas opções.

Os medicamentos tópicos, como retinoides, ácido azeláico, alfahidroxiácidos e peróxido de benzoíla também podem atuar controlando a oleosidade, mas sem agredir a barreira cutânea.

Todos os produtos químicos utilizados para tratar a acne adulta devem ser prescritos pelo médico dermatologista. Afinal, o uso irrestrito de medicamentos pode, inclusive, piorar o quadro.

De acordo com o caso, os peelings químicos também são alternativas de tratamento.

Outro passo muito importante é manter a alimentação saudável e não “mexer” nas espinhas e cravos. Quando o paciente toca o rosto, ele colabora para a proliferação de bactérias, aumento da oleosidade e aparecimento de manchas na pele.

7 cuidados fundamentais para a prevenção

O primeiro passo é sempre procurar um profissional dermatologista e seguir o tratamento prescrito por ele. No entanto, também existem alguns processos que você pode adotar para evitar a acne adulta. Como por exemplo:

  1. Lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia com sabonete próprio para a região;
  2. Lavar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto;
  3. Não esfregar ou espremer os cravos e espinhas;
  4. Manter os cabelos longe do rosto;
  5. Evitar exposição excessiva ao sol;
  6. Manter uma dieta balanceada;
  7. Evitar muito estresse.

Essa combinação de fatores é superimportante para prevenir o surgimento da acne adulta e as consequências que ela traz para a saúde da sua pele.Quer saber mais sobre cuidados com a pele? Leia este artigo: Você sabe o que acontece e como cuidar da pele na menopausa?

Dra. Carla Bortoloto
Dra. Carla Bortoloto
Médica dermatologista, CRM-SP 122.883, formada pela UNIG (RJ). Especializou-se em Clínica Médica e Medicina Interna pela Casa de Saúde São José (RJ) e em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ). É membro da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (SBDCC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acne adulta: saiba por que acontece, como prevenir e tratar
Nós usamos cookies e outras tecnologias para oferecer a melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com tal monitoramento. Veja nossa Política de Privacidade.
Política de privacidade